quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bolo de maças e nozes

O Verão não vem...
As férias já foram...
O tempo passa tão depressa...

Resta a consolação de um bolinho para aconchegar a alma e o coração.

A receita tirei do blog da Moranguita. Já fiz várias vezes, é um bolo delicioso, uma consistência húmida com o contraste delicioso entre a textura da maça cozida e das nozes e um agradável gostinho a limão!
Experimentem que vale a pena.

Vamos à receita?

Ingredientes:
6 maças
160g de farinha de trigo
100g de açúcar
100g de nozes picadas
150g de manteiga
5 ovos
1 colher de café de fermento
Sumo e raspa de 1 limão
geleia de marmelo ou maça q.b.
farinha e manteiga para a forma q.b.

Preparação:
Descasque as maças, corte-as aos gomos e deixe macerar em sumo de limão.
Bata as gemas com o açúcar, junte a manteiga e a raspa de limao a gosto. Mexa até obter uma massa homogenea. Aos poucos junte a farinha peneirada com o fermento sem deixar de mexer.
Incorpore com cuidado as claras batidas em castelo e as nozes.

Verta a massa para uma forma lisa previamente untada e polvilhada com farinha e coloque os gomos de maça.
Leve a cozer em forno medio (180º) cerca de 50 minutos a 1 hora.

Quando estiver cozido pincele com geleia (eu não pincelei)

16 comentários:

Me disse...

A minha avó faz um bolo de maça e nozes semelhante a este (mas sem limão e com canela...).

Já não segue a receita mas fica sempre perfeito!

É absolutamente divinal!

Natália Eleutério disse...

Uma verdadeira combinação de sabores, bjs.

Abelha Maia disse...

Que delicia, andas feita uma gulosa.
Gostei da combinação dos ingredientes.
bjsss

Marta Cunha disse...

Maçãs e nozes... Só pode ser bom.
Beijos
Ah! Nunca te agradeci por estar no COISAS BONITAS, quando vi pela 1.ª vez, fiquei tão contente, toda babada mesmo. MUITO OBRIGADA AMIGA!
Tudo de bom para ti.

♥ mesa para 4 disse...

Não fiques triste...um bolinho desses alegra até a alma, por acaso tb faço muitas vezes um de maçã com nozes mas é outra receita...um grande beijinho

Smsn-artes e ideias disse...

bonito bolo e bem apetitoso!!!

smsn.artes

ameixa seca disse...

Eu não resistia à pitada de canela :) Mas a raspa de limão também é bem!

Missy disse...

sem dúvida que deve ficar um bolo delicioso !

bjka

Anónimo disse...

Que aspecto fantástico! Podes mandar uma fatia (generosa)!hehehe:)

Unknown disse...

Hummmmm que maravilha!!! Adoro bolo de maçã com nozes... Fiquei com a boca salivando,rsrs.


Grande beijo

Ana Rita disse...

Sem dúvida é delicioso ;)

Beijinhos e bom fim de semana

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Isto deve ser uma maravilha..gostei muito
oh vizinha dá cá uma fatia ;)
beijinhos

luarte disse...

Eu gosto imenso dos bolos com pedaços de maçã, porque ficam molhadinhos, nada secos e com um travo mesmo bom. A mistura de maçã e nozes ainda deve ser melhor ;)

Talita disse...

Que bolinho ótimo! Deve ser muito gostoso mesmo! Ficou lindo!

AD disse...

Estou a babar......

moranguita disse...

ainda bem que gostaste. eu ja nao o faço ha tanto tempo mas e um dos meus bolos prfridos.
beijinhos