quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Batatas gratinadas da Maria

Hoje não estou de grandes falas, não me apetecia vir trabalhar, o tempo está choco e por mim tinha ficado em casa a dormir. Depois de acordar, tomava um belo pequeno almoço e afogava as mágoas nas barrigas fofas dos meus tesouros.

Mas a realidade é outra por isso, para minimizar o sofrimento*, trouxe uns maravilhosos Baci que o K. me ofereceu ontem!!


A receita que vos trago hoje é algo que se enquadra na categoria fácil-rápido-saboroso-calórico.
A minha tia Maria (com quem vivi nos anos da faculdade e de quem gosto muito!) fazia muitas vezes este prato.
Num destes dias cheguei a casa sem vontadinha nenhuma de cozinhar (infelizmente tem acontecido frequentemente mas o K. tem dado uma ajudinha preciosa, o único senão é que depois tenho de ser eu a arrumar a cozinha) e foi então que me lembrei disto!!
Mal me lembrei disto meti mãos à obra e num instante tinha um belo jantar :) É calórico? É! Mas sabe tão bem!!!

Vamos à receita?



Ingredientes:
(um pouco a olhómetro…para variar. Fiz para 3 pessoas)
8 batatas grandes
Queijo em fatias q.b.
Fatias de fiambre de peru fumado q.b. (para minimizar os estragos!)
1 ou 2 ovos (depende do tamanho)
Mistura de 3 queijos ralados q.b.

Preparação:
Corte as batatas em rodelas fininhas e frite sem deixar alourar muito (normalmente depois de partir as batatas deixo-as em água com sal durante 5 minutos, assim já não preciso de colocar mais sal). Enxugue muito bem com papel absorvente.
Num pirex coloque uma camada de batata, cubra com fatias de queijo e depois com fatias de fiambre. Repita as camadas até acabarem as batatas. A última camada deverá ser de batata.
Batas os ovos e despeje por cima das camadas de batata. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno durante 10 min para gratinar e cozer o ovo.
Sirva acompanhado de uma saladinha (para compensar :p )

*Vir trabalhar não é necessariamente um sofrimento :) Gosto minimamente do que faço mas há dias em que ficava em casa e era muito mais feliz!

10 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Tb faço batatinhas gratinadas mas de outra maneira...as tuas devem ser uma delícia a avaliar pelo aspecto :*

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Já não como isto à anos.. do que tu me foste lembrar.. tenho que voltar a fazer..fiquei com saudades.. é muito calorico.. mas tão bom.. com o queijo todo derretido..até já sinto o sabor..
beijo vizinha;) (ah já está sol )

Patanisca disse...

Nunca provei, mas consigo imaginar o sabor. Deve ser tão bom!! Tenho uma parecida, mas costuma ser acompanhamento cá em casa. Realmente como prato principal nunca experimentei. Vou experimentar a tua receita. Além de fácil, tem ingredientes que nunca faltam no frigorífico :)

Maria Maia disse...

Como acompanhamento como umas parecidas, mas assim, deve ser mesmo uma maravilha.
Obrigado pela partilha...acabei de vir a casa almoçar e "afogar" a cabeça no meu Amarelo...sabe mesmo bem.
bjssss

Marlene disse...

Bom só pelo aapecto já me apetecia almoçar outra vez e ainda nem são 3 da tarde.....
Beijoca

luarte disse...

Mas que bom aspecto! Será que n dá para cozer a batata, cortá-la às rodelas e seguir o mesmo procedimento?
É que não faço fritos. Batatas fritas quando as como é só mesmo fora de casa, de quando em quando.

ameixa seca disse...

Acho que por mais que se goste da profissão, ficar a dormir de manhã é algo que a maioria gostaria de fazer :)
Essas batatas têm um aspecto fantástico, e eu adoro batatas e queijo!

Romy Almeida disse...

Que bela sugestão tu nos trazes hoje... pode ser calórica mas é como dizes... é fácil, rápido e saboroso ehehe

Bjokas***

Marta Cunha disse...

Olá Ana! Estas batatas estão... não tenho palavras. Vou experimentar e depois digo-te mais qualquer coisa.

Agora em relação ao teu comentário:
- A massa é mesmo líquida, até aí tudo bem. Daí não se poder usar uma forma de fundo amovível. Antes de ter a forma de silicone, fazia a tarte num pirex redondo untado com manteiga, a desvantagem é não se consegue desenformar. Costumava cortar directamente do pirex.
-Eu peneirei a farinha, juntei o açúcar e mexi bem com um batedor de arame. Bati num copo os ovos com o mesmo batedor e juntei o leite, depois é que fui misturando aos poucos na mistura de farinha¨e açúcar. É normal formar depósito, mas antes de verteres para a forma, convém mexer.
- A tarte fica tipo queijada. Mas convém cozer moderadamente.
- Se tiveres um pirex, volta a experimentar, com calma e descontracção e depois dá notícias.
Fresquinha é uma verdadeira tentação.

Manuela © disse...

A receita é calórica mas é sem dúvida muito boa e rápida. Vou experimentar de certeza :)