terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tarte Gelada de Chocolate

Eu acho que o Verão anda perdido...se calhar esqueceu-se do caminho aqui para o Norte...
Decidi por isso fazer esta tarte de chocolate gelada para ver se ele sente o cheiro e se orienta até cá!


Oh pá, não há condições, hoje é dia 4 de Agosto e eu estou com um casaquinho de malha...desculpem lá mas isto não é normal. Tudo bem que os antigos já diziam que o Primeiro de Agosto, primeiro de Inverno (o que se verificou a 100%, pelo menos para estes lados) mas o 1º já foi, e que eu saiba o provérbio não se aplica ao 2º, nem ao 3º, nem ao 4º...
A parte positiva é que como já estou a trabalhar até se aguenta, mas eu não sou invejosa e penso em todos aqueles que querem aproveitar os raios do sol!

Mas falando da tarte. Acho (quer dizer...tenho a certeza) que esta receita vinha num maravilhoso livrinho pequenino sobre receitas de chocolate que eu fiz o favor de perder. Felizmente a tarte não é complicada e a receita ficou-me na cabeça e mais tarde (não vá a memória pregar-me umas partidas) escrevi-a no meu livrinho.
É a minha sobremesa fria preferida de chocolate! E do K. também :) Fica com um creme de chocolate amargo e escuro, mesmo como eu gosto, que combina na perfeição com as natas doces (eu obviamente que encosto as natas para o lado e delicio-me apenas com o chocolate).

Não é complicada de fazer o único senão é que não se pode devorar logo porque tem de congelar (a não ser que usem azoto liquido: p)!

Vamos à receita?

Ingredientes:
Base
1 pacote de bolacha maria100 g de manteiga derretida
1 colher de sopa de açúcar (não uso)

Recheio Chocolate
1/2 L de leite
6 colheres de sopa de farinha (também podem substituir por 2 ou 3 de maizena)
6 colheres de sopa açúcar (não coloquei porque a mousse instantânea já tinha açúcar e para o nosso gosto é suficiente)
250 g de chocolate de culinária
1 pacote de mousse de chocolate instantânea

Cobertura de Natas
1 pacote de natas (só uso 1, acho que chega perfeitamente mas a receita original fala em 2)
2 colheres de sopa de açúcar (receita original fala em 4)

Preparação:
Comece por preparar o recheio de chocolate. Desfaça a farinha num pouco de leite e quando estiver totalmente dissolvida acrescente o restante (se quiser adicionar o açúcar deve fazê-lo agora). Leve ao lume e adicione o chocolate partido aos pedacinhos. Mexa sempre até o creme engrossar. Retire do lume e adicione a mousse em pó e mexa bem. Deixe arrefecer.

Para fazer base, rale ou pique a bolacha maria. (se quiser adicionar o açúcar deverá fazê-lo antes de adicionar a manteiga). Derreta a manteiga e mistura bem com a bolacha. Forre uma tarteira com este preparado e verta sobre ele o creme de chocolate.

Quando o creme estiver frio, bata as natas em castelo, juntamente com o açúcar. Cubra o creme de chocolate com as natas e polvilhe com chocolate ralado ou cacau em pó.
Leve ao congelador durante pelo menos 3 horas.


Dica 1 - com o tempo quente é difícil fazer subir as natas, para facilitar coloque as natas no congelador 30 minutos a 1 hora antes de as bater. Coloque também no frigorífico o recipiente onde as vais bater juntamente com as varetas

Dica 2 - Se não comerem a tarte toda de uma vez, devem mantê-la no congelador o que provavelmente fará com que fique demasiado dura. Se isto acontecer cortem as fatias e coloquem durante 30 minutos no frigorífico, assim "aquecerá" um pouco sem no entanto derreter.

13 comentários:

Patanisca disse...

Sou viciada em chocolate e essa tarte deve ser mesmo uma delícia!!! Como cá em casa somos só dois, estou a pensar fazer potes individuais, que se tiram do congelador à medida que precisamos. Assim temos uma sobremesa deliciosa sempre que quisermos :)
Beijinhos.

disse...

que maravilha ana!!!! hoje tenho de fazer uma sobremesa para um jantar de amanha e olha que axo k me convenceste... lol

Smsn-artes e ideias disse...

que delicia!!

smsn.artes

Clara disse...

Hum... vou fazer... deliciosa!

ameixa seca disse...

Mais uma que quero mas não posso fazer. Raio da arca frigorífica que nunca mais chega :)

♥ mesa para 4 disse...

Humm que tarte maravilhosa...olha queres trocar é que eu já tou farta do raio do calor e do sol ;)

Marta Cunha disse...

Olá Ana! Com esta maravilha o sol vai aparecer na hora certa! Só vais tens que ter um bocadinho de paciência... Tens que ganhar coragem para fazeres um cheesecake é muito bom e não é muito doce... O primeiro que fiz até me correu bem... Beijocas grandes.

Maria Maia disse...

Opá, aqui está vento, mas está bues calor.
Adorei a tua tarte, têm aquilo tudo que me faz mal e sabe bem.

Obrigado pelas noticias do Rogério, torço tanto por ele.
Beijocas

Marta Cunha disse...

Olá Ana! Mais uma vez! Quando eu era mais nova, a minha mãe também me tentou ensinar crochet e eu detestava aquilo, preferi começar com o . X, só há 3 anos para cá, é que me resolvi a pegar na agulha, um pouco por incentivo da minha sogra, que já cá não está.

Agora tomei-lhe um bocadinho o gosto... e vou tentando fazer coisas diferentes, acho que não são perfeitas, porque nunca aprendi á séria a ler um esquema, tento fazer por aquilo que vejo ou me vem á ideia.

Pede que te voltem a explicar e não desistas logo, vais ver que vais conseguir. Se puder ajudar em alguma coisa diz.

Beijocas grandes.

BETO disse...

Oi Ana, que bom que você visitou o meu blog. Eu acompanho o seu também, e a partir de hoje sou seu seguidor. Bjs.

Ana Rita disse...

Bem que aspecto, deve ser delicioso ;)

Beijinhos

Talita disse...

Hummm.... que delícia de tarta!! De chocolate não tem como não babar!

Unknown disse...

Anabenfica,
Através do forum dos casamentos consegui o endereço pr o teu cantinho, e engraçado foi mesmo por causa da foto fabulosa q deixaste desta tarte...
Q delicia... Q deve ser... Tenho de experimentar...

Gostei mto do teu cantinho e vou voltar...

Bjs