sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bacalhau de Abril :)

Finalmente é sexta-feira.
Esta semana foi terrível, andei adoentada, desanimada e muito cansada. Acho que não consegui dormir direito uma única noite...
O que mais me aborreceu foi sem dúvida a falta de motivação para fazer fosse o que fosse (no Trabalho e em Casa). Não tive vontade de cozinhar, nem de bordar, nem de pintar...nada. Absolutamente nada.

Felizmente amanhã é sábado, vou fazer a minha terapia de fim-de-semana (canil) logo pela manhã e depois fico com o dia livre para não fazer nadica de nada (ok...pronto...tenho de limpar a cozinha, mas também não me custa muito e até gosto de ver o resultado final. Ontem, nem sei bem como, lá consegui ganhar coragem para fazer alguma coisinha e só ficou a cozinha!).

Em princípio vamos fazer um piquenique com os amigos para aqui!
Além de precisar desesperadamente de descansar preciso de sair, de me distrair, ganhar um novo folgo para as tarefas do dia-a-dia.

Para afogar as mágoas fiz este belo bacalhau!


Eu não sou, nem de perto nem de longe, daquelas pessoas que come bacalhau a torto e a direito (uma vergonha para uma Bracarense como eu). Para mim o bacalhau é como o Porco, tem de vir bem acompanhado/temperado senão não como.
Há 2 pratos de bacalhau que me reconfortam o estômago e a alma! Um deles é o bacalhau escondido da minha mãe (um dia tenho de fazer para vocês) o outro é este bacalhau que quase podia ser um bacalhau à Zé do Pipo.
O que têm em comum? O puré!! Dêem-me puré e fazem-me feliz, então se for no forno...upa upa!!

Chamei-lhe bacalhau de Abril por 2 razões: porque tem cores primaveris e porque é uma imitação do delicioso, típico e muito muito saboroso prato de bacalhau que foi servido lá para os lados da Quinta do Pinheiro, no belo dia 19 de Abril de 2008 ;)

Vamos à receita?

Ingredientes:
(mais uma vez a olhómetro para 3 pessoas)
Bacalhau
3 postas de bacalhau
Mistura de água e leite para cozer o bacalhau
Sal (se necessário)
Pimenta q.b.
1 cebola média
½ pimento verde (pequeno)
½ pimento amarelo (pequeno)
½ pimento vermelho (pequeno)
3 dentes de alho
Azeite q.b.
1/2 copo de vinho branco
Maionese q.b.
Azeitonas

Para o puré
8 batatas grandes
100 mL de leite
50 g de manteiga
2 gemas de ovos
Sal q.b.
Noz moscada q.b.

Preparação
Coza o bacalhau na mistura de água e leite, temperada de sal e pimenta.
Entretanto coloque numa frigideira larga o azeite, a cebola partida em rodelas finas, o alho laminado e os pimentos cortados às rodelas. Deixe refogar sem nunca deixar queimar. Vá refrescando com o vinho branco.

Num pirex faça uma cama com o preparado de pimentos e cebola, coloque por cima as postas de bacalhau e leve ao forno (cerca de 160ºC) enquanto prepara o puré (para ganhar o gosto dos pimentos).

Coza as batatas e tempere com sal. Depois de cozidas passe-as pelo passvite.
Misture a manteiga, mexendo bem até derreter. Junte o leite (pode ser mais ou menos quantidade consoante goste dele mais ou menos liquido), envolva muito bem e por fim adicione vigorosamente as gemas batidas (tem de se envolver rápido e bem para evitar que a gema coza instantaneamente e forme fios). Tempere com noz moscada ou outras especiarias a gosto

Montagem final
Retire o pirex com o bacalhau do forno e distribua o puré em volta do mesmo. Cubra as postas com maioneses e leve novamente ao forno para gratinar (5/10 minutos). Na hora de servir decore com azeitonas.

11 comentários:

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Vais passear para a minha terra minha linda.. muito bem.. pena que o museu e as restantes actividades estejam de férias.. gostei muito do resultado final do parque..espero que se mantenha assim.
Quanto ao bacalhau uma maravilha..de fazer crescer água na boca..
vais ver que a próxima semana já vai correr melhor.. este tempo incerto também não ajuda muito
beijocas

♥ mesa para 4 disse...

E cozinhar é a melhor terapia ;) aproveita e descansa :*

Marta Cunha disse...

Olá Ana!

Aproveita bem para descansar, para voltares cheia de energia e ganhares coragem para te iniciares no crochet, se fôr preciso podes vir até aqui que eu dou-te uma ajudinha, não é que eu perceba muito disto mas vai-se fazendo qualquer coisa. Beijocas grandes e bom fim-de-semana.

Romy Almeida disse...

E que bela terapia... o bacalhau ficou bem apetitoso!!!

Espero que descanses muito e segunda feira venhas nova como uma folha na Primavera !!!

Bjokas***

ameixa seca disse...

Estás tu que nem eu, se me derem puré sou uma gaja feliz :) Mas também sou grande fã de bacalhau! Ficou com um belo aspecto!
Eu hoje andei nas limpezas e estou práqui toda empandeirada ;)

Elisabete disse...

Quando chegamos a esta altura do ano a motivação pra fazer o que quer que seja já sumiu. Por vezes nem sei onde vou buscar forças para continuar, mas lá vamos andando.
O teu bacalhau ficou maravilhoso, eu adoro bacalhau e acho que este deve ficar magnífico.

Maria Maia disse...

Vai lá descansar, ficas logo melhor.
Belissimo bacalhau, ao contrario de ti gosto dele de todas as maneiras.
bjssss

Anónimo disse...

Nada como um belo bacalhau para arrebitar! Bom descanso! :)

Mary disse...

Ana!
E está com um aspecto divino.E deve estar uma delicia a olhar pela aparência :)nham nham.
descança amiga, e para terapia nada melhor que os amiguinhos de 4 patas,o me Lord faz-me muito bem para terapia:)


bjs
bom f.d.s

moranguita disse...

bem e esta uma maravilha este bacalhau. eu tambem adoro pure e nao e para a gabar ams a minha sogra faz um bacalhau no fornoq u adoro pena e fazer tao poucas vezes tb leva pure. mas bom bom e o que o meu moço faz. eu adoro ete prato. vou reproduzir ca em casa.
beijihos

disse...

eu adoro bacalhau! como a torto e a direito!