quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Um dia histórico para os Direitos dos Animais - Bolívia proíbe a utilização de animais em circos!

Foi com muita alegria que recebi esta notícia!!

DESDE O DIA 1 DE JULHO DE 2009, A BOLÍVIA É O PRIMEIRO PAÍS NO MUNDO A BANIR ANIMAIS EM CIRCOS, MESMO SENDO ANIMAIS DOMÉSTICOS.

A nova lei proíbe o uso de animais domésticos e selvagens em circos em toda a Bolívia, considerando que seu confinamento, privação e maus-tratos são actos de crueldade extrema. Os circos terão o prazo de um ano para adequar-se completamente à nova regra, e durante esse período serão duramente fiscalizados pelo governo.
Esta é a primeira lei nacional a proibir o uso de animais domésticos e selvagens em circos, já que países como Áustria, Costa Rica, Finlândia e Dinamarca proíbem apenas o uso dos animais selvagens ou de determinadas espécies. Em reconhecimento da atitude ética de Morales, a ADI presenteou o governo boliviano com o prêmio Toto Award em conservação e protecção animal.
Podem ver a notícia completa AQUI.

Portugal tem ainda um longo e gigante caminho a precorrer mas acredito que um dia também haveremos de ter uma lei destas!!
Acredito no fim dos abandonos, acredito no fim dos maus tratos, acredito no fim do conceito de canil municipal que existe hoje no nosso país, acredito no fim das touradas (muito me envergonho de o nosso país ainda "reclamar" uma pseudo tradição destas), acredito no fim do uso de animais para investigações futeis, acredito no fim do circo com animais e acredito sobretudo na MUDANÇA de MENTALIDADES e CONSCIÊNCIAS em Portugal!! Afinal o sonho comanda a vida!!
Parabéns à Bolívia, que seja um exemplo a seguir a nível mundial!!

8 comentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

ATÈ QUE ENFIM!!!! isto sim È UMA BOA NOTICIA!!!!

Me disse...

A N. vai adorar saber! Tanto (ou mais ainda) do que eu!

Começamos a ver progressos na (falta de) humanidade dos humanos...

Bisouxxx

analuciana disse...

Parabéns a quem teve os "tomates" (desculpem o termo) no sítio!!
Parabéns à Bolívia!!!

ameixa seca disse...

Isto sim é uma lei de primeiro mundo!
Fui ao circo praí duas vezez e enquanto andei na escola... aquelas visitas em conjunto que se faziam. Nunca gostei nem de circo com animais nem de touradas! Para mim, circo deve ser como o Cirque du Soleil... isso sim é espectáculo :)
Viva!

disse...

Eu de facto concordo com a lei... contudo, aposto que a mioria de vocês já foi ao circo ou já levaram os filhos ao circo...

anabenfica disse...

Ju,
Não vou e não levo ninguém. É obvio que fui ao circo quando levada pela escola (isto na priméria). Desde que tenho consciência propria nunca fui. A minha mãe também nunca me levou...

Quando tiver um filho se o levar ao circi levarei ao Cirque du Soleil...

Não posso concordar com uma Lei que em nada zela pelo bem estar animal...

a Trofa tem cozinheira disse...

Concordo com elas Jú! Nenhum animal a ser chicoteado e a ter de fazer "acrobacias" ér feliz!! TOURADAS ODEIO!!! nao sei como ha gente capaz de espertar os pobres dos bichos ate sangrar, fico toda feliz QD OS TOUROS ACABAM POR ALEIJAR os toureiros isso SIM! bem feita!!!

DESTETO CIRCOS! os animais todos sujos magros mal tratados....acho que os humanos tb deveriam ser colocados em jaulas e obrigados a fazer "malabarismos" para darem real valor!!


VIVA O CIRQUE DO SOLEI!!!

PS: a minha musica do casamento de entrada foi uma do cirque do solei..."ALEGRIA" la la la

analuciana disse...



Tento ser coerente com a minha opinião, e não fazer aquilo com que não estou de acordo.

Fui a um circo uma vez em miúda, com a escola, foi a primeira e última vez!

Não tenho filhos ainda, mas quando tiver, será como com a minha sobrinha, não contam com o meu apoio e saberão, tal como ela, porquê!