quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Desafio Xeretando na Cozinha: Pão de Centeio

A Patisca passou-me o desafio mais interessante que recebi até hoje!


Chama-se Xeretando na Cozinha (ler com sotaque se faz favor) e consiste em reproduzir uma receita de um outro blog e as regras são as seguintes:

- Postar o selinho indicando o blog que está promovendo tal desafio
- Postar as regras
- Indicar também cinco outros blogs que já não tenham sido indicados
(ver lista no final da receita)
- Escolher uma receita, faça, poste e indique o blog de origem da receita
- O blog escolhido pode ser da sua lista de indicação ou da lista em que você foi indicado.


Para juntar o útil ao agradável vou postar uma receita de Pão de Centeio que copiei do blog da Patanisca, por várias razões: foi ela que me passou o desafio, ela tem receitas simples, práticas diferentes e saborosas, é uma mestra da padaria e aproveito para aperfeiçoar os meus dons de padeira e porque deve ser das blogueiras que já "conheço" há mais tempo porque já nos cruzamos há muito noutras paragens :).
A juntar a tudo isto, adoro pão de centeio e tenho testado várias receitas da blogosfera e esta saiu muito boa fazendo-me lembrar o pão da minha avó! Recomendo ;)

Vamos à receita?


Ingredientes:
350 g água
2 colheres de chá de sal
1/4 colher de chá de açúcar
600g de farinha (coloquei metade de trigo e metade de centeio)
1 saqueta de fermipan (coloquei meia saqueta)
1 fio de azeite
Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba por esta ordem e seleccione o programa 1, quantidade de massa II e cor a gosto!
Para matar o vício barrei a minha fatia ainda quentinha com a maior invenção culinária de todos os tempos, a Nutella!!


Vou então passar este desafio (já comentei com vocês que acho o máximo esta ideia??) a:
- Pseudo Jardineira do Paladar Verde (sei que é mais complicado mas assim também ficamos a conhecer mais receitas vegetarianas!)
- Anabela do Espaço da Belita

8 comentários:

Patanisca disse...

Olá.
Eu primeiro lugar muito obrigada pelos elogios, agora sou eu que fico toda babada :))
Também adorei participar neste desafio, ainda bem que gostaste do meu pão de centeio, o teu ficou com muito bom aspecto!!
O pão que fiz com base na tua receita já tem um dia e ainda está fofíssimo. Fica maravilhoso com uma fatia de queijo fresco caseiro e outra de doce de pêssego.
Beijinhos.

Maria Maia disse...

O pão ficou uma maravilha.
bjsss

Cininha disse...

Olá Ana
Obrigado por te lembrares de mim para mais um desafio, eu ultimamente tenho andado preguiçosa para desafios, mas vou-me esforçar e fazer este, porque acho engraçado e já andei a cuscar as tuas receitinhas para ver o que vou fazer :-)
bjinhos

Anabela disse...

Óla,obrigado por te teres lembrado do meu blog,neste momento estou muito preguiçodsa para desafios,mas vou guardar este selinho e logo que possa vou faze lo,muito obrigado na mesma,bjs

Marta Cunha disse...

Olá Ana! Muito obrigada por te teres lembrado de mim, mas deixei de participar neste tipo de coisas (como tenho mencionado no meu blog). Espero que não leves a mal, mas de qualquer maneira, é sempre bom quando se lembram de nós. Beijocas grandes Amiga e tudo de bom.

ameixa seca disse...

Eu adoro pão de centeio, também costumo fazer :)

candida disse...

a minha padaria, lol, é especializada em regueifas!

:)

Talita disse...

Não fico sem pão. Esse parece bem macio!