sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bolo de Chocolate 5 minutos

"Bom dia a todos, o meu nome é Ana tenho 28 anos e sou chocoólica"


O primeiro passo para a cura é assumir a doença. Mas esperem lá...eu não me quero curar!! Sou muito feliz assim!!

Há muitos anos que assumi esta minha dependência e felizmente fui sempre compreendida pela minha família…ou nem por isso. Às vezes ouvia num tom muito muito reprovador a frase "Mas tu só sabes comer chocolates?", que por momentos me fazia levar a mão à consciência mas depois de comer o primeiro pedaço tudo o que me diziam deixava de fazer sentido.
O K. usa uma abordagem diferente através de frases do género “Não achas que estás a comer chocolates a mais?”. Acho que o objectivo é criar algum tipo de remorsos em mim…mas também não é muito bem sucedido.

O meu grau de dependência já foi bem maior, agora acho que estabilizou. O auge da dependência foi nos primórdios da faculdade, em que andava com uma barra de chocolate de culinária da Nestlé na carteira e ia comendo ao longo do dia (leia-se, uma por dia). Depois almoçava SEMPRE um travesseiro de chocolate+compal+qualquer coisa.

Mas sabem de quem é a culpa??? É da minha família é verdade. Quando eu era criança tive um problema de saúde que me levou por 2 vezes ao internamento no Maria Pia. Entre outras coisas o tratamento consistia numa dieta rigorosa (daqui vem a minha paixão pelos croquetes mas isso é outra história). Tudo o que eu comia era definido pelos médicos e tudo o que viesse de fora teria de ser “aprovado” primeiro. Tudo tudo não! É que a minha tia (e mesmo a minha mãe) traziam-me croissants de chocolate acabadinhos de fazer e bolachas de chocolate que eu comia às escondidas das enfermeiras. E depois vêm mandar vir comigo porque como muitos chocolates…não há paciência!! :p

Claro que esta alimentação teve as suas consequências que me levaram a reduzir o consumo...ou melhor, a alterar o tipo de consumo. O problema não estava (nem está) na quantidade elevadas de chocolates e derivados que eu ingeria, estava na não ingestão de outros alimentos básicos da famosa roda dos alimentos.
E devem vocês estar a pensar que eu fui um baleia. Não, nunca fui. Toda a gente me perguntava porquê e minha explicação é muito simples: Como só comia chocolates e derivados acabava por não ter apetite para comer outras coisas (do tipo refeições normais) logo não engordava. Dizem também que tenho o metabolismo acelerado...seja lá o que isso for.
Sei que é triste, sei que se tiver filhos não quero que eles passem por fases destas, mas a verdade é que já tive uma alimentação deprimente e que me poderia ter prejudicado seriamente a saúde. Não tenho o açúcar alto mas o meu colesterol anda sempre acima dos 220 o que para alguém com a minha constituição física é assim um bocadito para o alto.

Mas voltando à dependência. Agora estou muito melhor mas tenho de comer chocolates diariamente. Mais que não seja como a minha sandocha de Nutella diária e tenho sempre cookies de chocolate na gaveta do escritório. Mas há dias em que a vontade (ou será necessidade) de comer chocolate é tanta que o meu raciocínio foca-se exclusivamente em arranjar uma maneira de comer chocolate naquele instante e enquanto não conseguir descobrir tudo deixa de fazer sentido...
Se vos contasse as coisas que já fiz por chocolate...enfim, é o desespero!!

Um destes dias deu-me uma vontade súbita de comer chocolates. Foi uma vontade tão forte mas tão forte que a Nutella não era suficiente e as panquecas com chocolate demorariam tempo demais a ser feitas. Foi então que me lembrei deste bolo e em 7 minutos estava a comer uma deliciosa fatia de bolo de chocolate!! E que bem que me soube!
Fica oficialmente declarada como o bolo do Desespero :) Rápido, fácil e delicioso!

Vamos à receita?


Ingredientes:
4 ovos200gr de açúcar
100gr de farinha
150gr chocolate de culinária
120gr de margarina ou manteiga
1/2 iogurte natural (acrescentei eu!)
Amendoa e cacau para polvilhar

Preparação:
Untar um pirex com manteiga (atenção ao tamanho do pirex: deve ser redondo e de 20cm de diametro e com alguma altura).
Bater os ovos com o açúcar e a farinha.
Derreter o chocolate no microondas com a margarina durante cerca de 1 minuto e 30 segundos.Juntar as duas misturas e adicionar o iogurte.
Levar ao microondas no pirex durante 5 minutos na potência máxima.

Querem uma fatia???

Temos pena...mas já não há :p

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá ;)))

Gosto imenso do seu blog , graças a ele vou fazendo algumas receitas uma bem ,outras uma desgraça . hehehe

Come chocolate ??? olhe nâo parece nada elegantèrrima !;)))

Beijocas

Ninhas disse...

eu também adoro chocolate.
Mas em casa nao posso fazer tartes de chocolate nem nada disso porque sou a unica viciada, o resto do pessoal nao gosta.
Por isso vingo-me como em tablete

Anabela disse...

eu quero uma fatia,tal como tu adoro chocolates,e a noite na cama leio sempre um livro agarrada a uma barra de chocolate snickers,bjs.Ja te mandei a encomenda

Maria Maia disse...

Pois é minha dependente, sei bem o que isso é...tens aqui outra, mas eu estou a pagar pela boca quando a minha mãe me chamou tantas vezes a atençaõ eu pensava, que quando tivesse um filho não ia chateá-lo...
pois, o meu filho até faz colecção na gaveta da mesa de cabeceira dos invólcrulos das tabletes e dos pacotes de leite com chocolate.
Adorei o teu bolo ou não fosse ele de chocolate
bjsssss

Anna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anna disse...

Todas as desculpas são boas para saborear um bolinho destes, assim com esta carinha deliciosa...
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Eu acho que na adolescência todas temos uma vontadinha de comer chocolate, quanto mais não seja naquelas alturas do mês :) Mas eu nunca fui muito de chocolate, passo meses sem comer chocolate... seja bolo, bolachas, gelado e etc. Nem me dá desejos de chocolate, esta semana deu-me deseja sabes de quê? Queijo... pois é, queijo. Cada viciado tem a sua droga de eleição :)
Ficou com um belo aspecto o bolo!

luarte disse...

Agradece ao metabolismo que tens, é mesmo muito teu amiguinho :)
Mas olha, hoje em dia há imensas clínicas de desintoxicação, se calhar até já existe para os viciados em chocolate :P
Um dia destes hei-de experimentar esse bolo. O aspecto é delicioso e o tempo de espera é milagroso. Na cozinha gosto de coisas assim, rápidas e hiper saborosas :)

Patanisca disse...

Também sou viciada em chocolate e não passo um dia sem comer um quadradinho. Não gosto de qualquer chocolate e o branco, para mim, não é chocolate. Quanto mais puro e negro melhor!
Curiosamente, os estudos cientíticos mostram que os viciados em chocolate são geralmente magros e com metabolismos rápidos. Felizmente também não fujo a esta regra :)))
Quando tenho muita vontade de comer chocolate também faço um bolo no microondas, gosto da parte central com textura de mousse e com um sabor forte a chocolate.
Ah, e também não me quero curar deste vício. Não tenho mais nenhum e gosto muito deste!