terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pão de Farelo de Trigo com Iogurte

Continuo maravilhada com a minha MFP! Foi o nosso melhor investimento dos últimos tempos, continuo a usar "diariamente" (não é diariamente, mas sim de 2 em 2 dias) e já não me lembro da última vez que comprei pão na padaria.

Além da imensa variedade de pães que posso fazer, adoro o pequeno pormenor de ter o pãozinho acabado de fazer logo pela manhã. Haverá coisa melhor do que abrir a porta do quarto e chegar até nós um maravilhoso cheirinho a pão quente?? (ok...há! Abrir a porta do quarto e ter 3 bolas de pêlo lindas e fofas à espera da dose matinal de mimos!!) É óbvio que o pão de padaria será sempre diferente e quando vou a Braga não resisto a trazer uma maravilhosa rosca :) (ainda por cima não aqui em OAz não se usam as roscas ao Domingo...)

Durante a semana faço pães simples e de sucesso garantido porque, a última coisa que quero é acordar com um tijolo ou algo não comestível. Continuo a usar as farinhas da Nacional (gosto tanto que ainda não quis experimentar as do Continente e no Lidl cá da terra ainda não vi as famosas misturas deles) mas misturo com farinha T55 senão a padaria leva-me à falência (e no caso da farinha Vitale o pão fica mais fofo e saboroso se misturar as farinhas)!

Aos fins-de-semana aproveito para fazer pãezitos mais elaborados :) e aproveitar ao máximo as potencialidades da MFP!
Desde que comprei a MFP que queria fazer esta receita da Filipa mas faltava sempre qualquer coisa, ou era o farelo, ou o iogurte natural até que um dia lá comprei tudo e pus mãos à obra!

Ficou um pão delicioso, diferente e muito agradável. Se calhar um pouco "forte" para comer diariamente mas muito bom para variar! Como apreciadora de pão que sou (eu sou daquelas que come as bordas das pizzas em vem da parte do meio com recheio...como as "minhas" bordas e as dos outros), fiquei fã :) gosto de experimentar pães diferentes e este ficou aprovadíssimo!!

Vamos à receita?


Ingredientes:
185ml de água
200ml de iogurte natural (1 copo)
1 c. e 1/2 de sopa de óleo
2 c. de sopa de mel
250g de farinha de trigo
200g de farinha integral
50g de farelo de trigo
1 c. de chá de sal
1 c. de chá de fermento em pó
1 c. de sobremesa de sementes de girassol
1 c. de sobremesa de sementes de sésamo
Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão pela ordem indicada e programe a máquina para o ciclo normal.
No fim de pronto, desenforme e deixe arrefecer. Corte às fatias apenas depois de frio.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá minha linda! Depois desta descrição até parece que há um cheirinho a pão quente! Bem, ontem fui ao modelo e vi lá o famoso fermento da Ramazzotti que procuravas há algum tempo! Também tem montes de farinhas Continente: normal, de mistura, .... Quando puderes passa por lá!
Bjs e boas criações!
AnaIsa

Patanisca disse...

Vou guardar essa receitinha, adoro pão com farelo de trigo!!
Agora que já dominas a técnica do pão, só falta mesmo ires deixando aos poucos as misturas pré-preparadas. Eu no início adorava, mas agora vejo que os pacotinhos da Nacional e do Lidl ficam guardados no fundo da prateleira à espera de serem usados.
As misturas feitas por nós ficam muitooooo melhores e, claro, mais baratas.
Vais ver que brevemente vais conseguir fazer as tuas próprias misturas sem problemas :)
Beijinhos.

amartins disse...

Oh Ana eu também como o rebordo da pizza!
Descobri a pizza bianca e não quero outra coisa: é só a massa muito fininha que vai ao forno e assim que sai é regada com um fiozinho de azeite e polvilhada com sal (raramente, mas às vezes com um pouco de rosmarino)
É deliciosa!!!

ameixa seca disse...

Tens que te atrever a usar só a farinha e o fermento. Fica mais barato do que essas farinhas preparadas :) É só apanhar o jeito!
Ficou grandão, bem bom. Adoro usar o iogurte nos pães :)

Smsn-artes e ideias disse...

ficou com uma textura apetitosa!!!

smsn.artes

Patanisca disse...

Olá. Tenho um desafio para ti no meu blog :)) Ah, e já fiz a tua receita, já podes ir lá espreitar!!Beijinhos.