Finalmente é sexta-feira.
Esta semana foi terrível, andei adoentada, desanimada e muito cansada. Acho que não consegui dormir direito uma única noite...
O que mais me aborreceu foi sem dúvida a falta de motivação para fazer fosse o que fosse (no Trabalho e em Casa). Não tive vontade de cozinhar, nem de bordar, nem de pintar...nada. Absolutamente nada.
Felizmente amanhã é sábado, vou fazer a minha terapia de fim-de-semana (canil) logo pela manhã e depois fico com o dia livre para não fazer nadica de nada (ok...pronto...tenho de limpar a cozinha, mas também não me custa muito e até gosto de ver o resultado final. Ontem, nem sei bem como, lá consegui ganhar coragem para fazer alguma coisinha e só ficou a cozinha!).
Em princípio vamos fazer um piquenique com os amigos para
aqui!
Além de precisar desesperadamente de descansar preciso de sair, de me distrair, ganhar um novo folgo para as tarefas do dia-a-dia.
Para afogar as mágoas fiz este belo bacalhau!

Eu não sou, nem de perto nem de longe, daquelas pessoas que come bacalhau a torto e a direito (uma vergonha para uma Bracarense como eu). Para mim o bacalhau é como o Porco, tem de vir bem acompanhado/temperado senão não como.
Há 2 pratos de bacalhau que me reconfortam o estômago e a alma! Um deles é o bacalhau escondido da minha mãe (um dia tenho de fazer para vocês) o outro é este bacalhau que quase podia ser um bacalhau à Zé do Pipo.
O que têm em comum? O puré!! Dêem-me puré e fazem-me feliz, então se for no forno...upa upa!!
Chamei-lhe bacalhau de Abril por 2 razões: porque tem cores primaveris e porque é uma imitação do delicioso, típico e muito muito saboroso prato de bacalhau que foi servido lá para os lados da Quinta do Pinheiro, no belo dia 19 de Abril de 2008 ;)
Vamos à receita?
Ingredientes:
(mais uma vez a olhómetro para 3 pessoas)
Bacalhau3 postas de bacalhau
Mistura de água e leite para cozer o bacalhau
Sal (se necessário)
Pimenta q.b.
1 cebola média
½ pimento verde (pequeno)
½ pimento amarelo (pequeno)
½ pimento vermelho (pequeno)
3 dentes de alho
Azeite q.b.
1/2 copo de vinho branco
Maionese q.b.
Azeitonas
Para o puré8 batatas grandes
100 mL de leite
50 g de manteiga
2 gemas de ovos
Sal q.b.
Noz moscada q.b.
Preparação
Coza o bacalhau na mistura de água e leite, temperada de sal e pimenta.
Entretanto coloque numa frigideira larga o azeite, a cebola partida em rodelas finas, o alho laminado e os pimentos cortados às rodelas. Deixe refogar sem nunca deixar queimar. Vá refrescando com o vinho branco.
Num pirex faça uma cama com o preparado de pimentos e cebola, coloque por cima as postas de bacalhau e leve ao forno (cerca de 160ºC) enquanto prepara o puré (para ganhar o gosto dos pimentos).
Coza as batatas e tempere com sal. Depois de cozidas passe-as pelo passvite.
Misture a manteiga, mexendo bem até derreter. Junte o leite (pode ser mais ou menos quantidade consoante goste dele mais ou menos liquido), envolva muito bem e por fim adicione vigorosamente as gemas batidas (tem de se envolver rápido e bem para evitar que a gema coza instantaneamente e forme fios). Tempere com noz moscada ou outras especiarias a gosto
Montagem final
Retire o pirex com o bacalhau do forno e distribua o puré em volta do mesmo. Cubra as postas com maioneses e leve novamente ao forno para gratinar (5/10 minutos). Na hora de servir decore com azeitonas.