terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bolo de laranja ensopado.

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutacea. A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.
O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.
A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI, pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos .

(informação retirada da Wikipédia)

Agora que já cultivaram os neurónios, podem cultivar o paladar.

A receita já estava por aqui e foi retirada daqui.
Já me tinha esquecido como este bolo é bom...


Vamos à receita?

Ingredientes:
150 g de manteiga
300 g de açúcar
6 ovos
300 g de farinha de farinha com fermento
sumo e raspa de 1 laranja (para a massa)
sumo de 2 laranjas para regar

Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme liso (eu deixei bater durante 8 min). Adicionar os ovos inteiros, um a um, mexendo bem entre cada adição.
Envolver a farinha peneirada no preparado anterior e por fim acrescentar o sumo e raspa da laranja envolvendo bem.
Verter o preparado numa forma, untada e polvilhada com farinha, levar ao forno a 180 graus, mais ou menos 35 minutos (eu usei uma forma de buraco, se usarem uma forma sem buraco obviamente que demorará mais tempo).

Sem desenformar e com o bolo ainda quente verter o sumo das duas laranjas sobre a parte estalada do bolo (como o da foto).
Caso ele não "estale" é necessário picar o bolo com um palito antes da "rega". Desenforme ainda morno.

11 comentários:

Anónimo disse...

Que bolinho tão apetitoso!
Está com uma cor excelente.. adorei!
Beijinhos doces**

Marina disse...

Adoro bolos ensopados! Cá em casa não se comem bolos secos!
O teu ficou todo amarelinho!
Beijinhos.

Me disse...

Deve ficar divinal!!!

ameixa seca disse...

Eu a pensar que éramos a republica das bananas, afinal somos a das laranjas :)
Gosto muito de bolos de laranja!

Sylvie Luzio disse...

adorei

PratosdaBela disse...

Hummmmmmmmm
Amei esta postagem...
Muito delicioso
Jinhos fofos

moranguita disse...

o teu bolo ficou tao giro
eu ca estou babar-me
beijinhos

Tuquinha disse...

ficou optimo........
tens uns gatos muito bonitos.
eu tenho uma pituca...se quiseres ver podes ir ao meu blog
beijos

disse...

que bolo mais lindo!
a cor o sol por trás!
que delicia... quase que me cheira a fim de semana!
uauu

Unknown disse...

Tá lindo este bolinho...

Lis disse...

Nunca ouvi falar em bolo ensopado!Prometo que vou fazer esta receita parece deliciosa e fácil de fazer :)