sábado, 18 de abril de 2009

Bolo de Laranja ensopado

E que tal um bolinho de laranja para o fim-de-semana?


Em casa da minha mãe todos os fins-de-semana havia um bolinho! Ela tem um fogão a lenha e era costume acende-lo aos fins-de-semana. Obviamente que se aproveitava sempre para fazer um bolo!

A minha mãe gosta tanto ou mais de doces que eu e cedo me passou a paixão pelo doçaria! Quando ainda era uma criança, mal ouvia o batedor de claras a funcionar (uma coisa muito arcaica…era basicamente uma mola com um cabo agarrado!) ia a correr para a cozinha para poder rapar o resto na massa! Cedo aprendi com ela a fazer os bolos e por volta dos 12 anos o meu padrinho deu-me a minha primeira batedeira!! Era uma Jocel, daquelas com suporte e tigela incorporada, um sonho na altura!! Muitos bolos fiz eu com aquela batedeira…infelizmente, como tudo na vida, um dia avariou e, tendo em conta o preço dos electrodomésticos, já não se justificava o arranjo e comprou-se uma nova.
Agora cá em casa tenho uma máquina de cozinha da Krups, é a menina dos meus olhos!! Além de ser uma óptima batedeira , tem ainda uma série de acessórios que a tornam uma grande ajuda na cozinha! Foi uma prenda da minha irmã E. que soube que eu a andava a namorar e decidiu oferecer-nos, obrigada E.

Mas deixando as histórias lamechas sobre as batedeiras da minha vida, vamos à receita.
Desta vez tirei da Cozinha do Nuno Miguel, apenas alterei a calda porque acho que o açúcar do bolo é mais que suficiente. Já fiz várias vezes o bolo porque é realmente muito bom, fica húmido, com a textura própria de um bolo amanteigado e com um acentuado sabor a laranja! Além disso é um bolo que dá pouquíssimo trabalho e é um sucesso garantido!

Ingredientes:
150 g de manteiga
300 g de açúcar
6 ovos
300 g de farinha de farinha com fermento
sumo e raspa de 1 laranja (para a massa)
sumo de 2 laranjas para a calda

Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme liso (eu deixei bater durante 8 min). Adicionar os ovos inteiros, um a um, mexendo bem entre cada adição. Envolver a farinha peneirada no preparado anterior e por fim acrescentar o sumo e raspa da laranja envolvendo bem.
Verter o preparado numa forma, untada e polvilhada com farinha, levar ao forno a 180 graus, mais ou menos 35 minutos (eu usei uma forma de buraco, se usarem uma forma sem buraco obviamente que demorará mais tempo).
Sem desenformar e com o bolo ainda quente verter o sumo das duas laranjas sobre a parte estalada do bolo (como o da foto). Caso ele não "estale" é necessário picar o bolo com um palito antes da "rega". Desenforme ainda morno.

Sem comentários: