quarta-feira, 29 de abril de 2009

Folhados de Maça

Maça é um daqueles frutos que toda a gente gosta. Além da imensa variedade de maças que existem no mercado, há 1001 sobremesas que se podem fazer com as ditas.
As minha preferidas para comer cruas são as Reineta, adoro maças Reineta...já o K. gosta de qualquer uma, de preferência bem verdes e duras. Neste aspecto somos o casal maravilha: eu gosto da fruta madura, ele gosta da fruta verde. Compro sempre a fruta incrivelmente verde e está "no ponto" para ele, entretanto eu vou comendo a ele não consegue comer e que vai amadurecendo na fruteira, digam lá se não funciona bem?

Mas voltando às maças e à sua versatilidade culinária.
Cá em casa usam-se tanto em pratos doces como salgados, por exemplo, adoro maça na salada. Já não me consigo lembrar de todas as sobremesas que já fiz com estas amigas e por norma adoro todas, mas tenho de admitir que no meu primeiríssimo lugar das sobremesas de maça está sem dúvida a tradicional e maravilhosa Maça Assada! Depois devem vir umas tarteletes de maça que simplesmente adoro...

Esta receita de folhados de maça remonta aos primórdios da existência da massa folhada fresca no frigorífico cá de casa. Quando descobri coisa tão maravilhosa nos supermercados, inventava desculpas (leia-se receitas) para poder usar a dita massa. Como sempre adorei "panikes" de maça, num desses dias decidi fazer uns em casa e adicionar-lhe um toque mais pessoal, daí surgiram os meus folhados se maça.

Vamos à receita?
Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada de compra (de preferência quadrada)
5 maças
100 grs de miolo de noz
açucar amarelo q.b.
canela q.b.
meio cálice de vinho do porto
sumo de 1 limão
1 ovo batido
Preparação:
Descasque as maças e corte-as aos cubos. Regue-as com o sumo de limão e deixe marinar um pouco.
Entretanto estenda a massa folhada e corte em rectângulos suficientemente grandes para conseguir dobrar e selar em envelope.
No centro de cada rectângulo coloque um pouco de maças, algumas nozes, polvilhe com açúcar e canela a gosto e salpique com um pouco de vinho do porto.
Feche bem cada "envelope" molhando a ponta dos dedos em água. Se não ficarem bem fechados depois podem abrir e verter o molho que se vai formar.
Pincele os folhadinhos com ovo e leve a cozer a 180º, durante +- 30 min. Se necessário cobrir com folha de alumínio para não queimar.
P.S. no dia seguinte já frios são do melhor!!

2 comentários:

Cininha disse...

Adoro folhados de maçã, lembram-me o apfelstrudel que adoro, os teus ficaram lindos e são bem simples de fazer :-)

Marisa disse...

Hummmmmm parecem óptimos.
Como é que eu ainda não tinha visto o teu blog???
Vou cuscar tudo e hoje vou fazer o bolo de cenoura com chocolate.
Jinhus