quinta-feira, 16 de abril de 2009

Coquinhos

Continuando na onda Pascal, deixo-vos hoje a receita de coquinhos que fiz a pedido especial da E..
Nunca tinha feito coquinhos e quando a E. me pediu admito que fiquei com algum receio...é que ela colocou uma fasquia muito alta: pediu-me para fazer uns coquinhos como os da Jamor (uma pastelaria no Porto). Os coquinhos da Jamor são simplesmente os melhores coquinhos que alguma vez comi, são húmidos, saborosos, desfazem-se na boca...

Por breves momentos disse-lhe que não, que nunca tinha feito e que muito dificilmente faria uns coquinhos semelhantes aos da Jamor. Mas depois pensei: "já vi em tantos blogs e aquilo não parece nada complicado...". Optei por uma receita da Sara do Água na Boca, acrescentei apenas sumo de limão!
Ficaram óptimos, mas ainda longe dos da Jamor ;), com o "rabinho" húmido!
Para a próxima faço numas "forminhas" maiores, mas como foi tudo a correr tive de fazer no que tinha em casa!


Vamos à receita?

Ingredientes:
4 ovos
2 colheres sopa de manteiga derretida
200 g de açúcar
200 g de côco
Sumo de ½ limão

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado (bati durante cerca de 5 min na velocidade máxima). Adicionar o côco e mexer. Por fim adicionar a manteiga derretida e sumo de limão.
Com a ajuda do saco de pasteleiro encher as forminhas (podem encher bem que eles não crescem) e levar a cozer a 180ºC cerca de 10 min.

Para garantir que não secavam coloquei no forno 2 chávenas de café cheias de água. Fui verificando a cozedura e quando começaram a queimar retirei um para verificar o estado do “rabinho”. O coquinho quando está ainda quente deve ficar bastante mole, apenas com o topo tostado. Assim garantem-se uns coquinhos húmidos e deliciosos!

2 comentários:

Edilia disse...

Que lindos doces,eu adoro tudo que é doce,mas gosto de salgado também.
Edilia

Isabel Salvador disse...

que lindos coquinhos amiga,jinhos grandes