A inauguração culinária deste blog tinha de ser com um bolo de chocolate. Mas não é um qualquer bolo de chocolate, é "O" bolo de chocolate. Supostamente chama-se “Bolo fofo de chocolate” mas ele vai muito para além do fofo: é delicioso, suave, aconchegante, com um forte trago a chocolate e uma textura tão macia que se desfaz na boca! Quem já o provou sabe do que falo.
Mas deixando a treta de lado, vamos ao que interessa. A receita vem no Krups Cook Book e é um bolo simples de fazer e que coze rápido.
Ingredientes:
250 grs de açúcar (costumo por apenas 200 grs)
250 grs de manteiga (uso parte dela para untar a forma)
250 grs de chocolate preto (uso Nestlé)
6 ovos
80 grs de farinha
1 pitada de sal
Preparação:
Partir o chocolate em pedaços e leva-lo a derreter em banho-maria juntamente com a manteiga.
Bater as claras em castelo, com a pitada de sal, e reservar.
Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Misturar suavemente o chocolate e a manteiga derretidos, adicionar a farinha e mexer suavemente. Por fim incorporar delicadamente as claras batidas em castelo.
Deitar a massa numa forma de 22 a 24 cm (aconselho vivamente uma forma de fundo amovível, porque é um bolo muiiito delicado!) untada e polvilhada e levar ao forno (180/200ºC) durante 20 a 25 min. Para verificar a cozedura espetar a lâmina de uma faca na borda da massa - a faca deverá sair seca, espetar de seguida a lâmina no centro do bolo e ela deverá sair húmida.
Como devem ter reparado o bolo leva “alguma” manteiga, por isso este pecado é para cometer de longe a longe (muiiiiiiito de longe a longe!) e de preferência a partilhar por muitos para assim cada um só comer uma fatia (eu e o K. lá teremos de fazer o sacrifício de o comer sozinhos…vida madrasta!)
Para o pecado ser completo eu costumo servir com uma bolinha de gelado de baunilha e uma calda de frutos vermelhos! Mas hoje, e como estamos na época dos meus amigos, acompanhei com morangos fresquinhos (mergulhados na massa ainda quente..hummmm)! Maravilhoso!!!
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Estou coladissima neste bolo.
Tem mesmo aquele ar húmido e fofo. Posso levar esta fatia comigo? :D
Este bolo parece delicioso!
Achas melhor comer acabadinho de fazer, ou também fica bom se for passado umas horas?
Estava a pensar fazê-lo para o jantar de amanhã com amigos...
beijinho
Quentinho e com uma bola de gelado :)
Fica um delicioso contraste entre o quente e o frio!!
Enviar um comentário