Este pudim é presença obrigatória em casa da minha mãe! Desde que me lembro de ser gente que este pudim faz parte das mesas de festa e não só lá de casa. Este foi feito para o almoço de Páscoa na casa da família do K.
É um pudim muito fácil de fazer e muito saboroso (diz quem gosta) e, embora leve bastantes gemas, podemos sempre aproveitar as claras para fazer outra sobremesa deliciosa.
Chamam-lhe pudim francês, porquê? Não faço ideia. Este é bem português!!
A receita é da minha mãe :)
Ingredientes:
11 gemas
1 ovo
12 colheres de sopa de açucar
300 mL de leite
1 colher de sopa de farinha sem fermento
1 cálice de vinho de porto
Caramelo para barrar a forma
Preparação:
Bata as gemas e ovo com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Dissolva a farinha com um pouquinho de leite e junte ao creme das gemas. Adicione o restante leite e mexe até obter um creme liso. Por fim adicione o vinho do porto.
Forre uma forma de pudim com caramelo e verta o pudim. Levae a cozer em banho-maria cerca de 1h/1:30h (ou até verificar que está cozido).
Desenforme apenas quando estiver frio, sobre o prato fundo para não derramar o caramelo.
Eu faço sempre o caramelo em casa. Coloco numa panelinha 150 grs de açúcar e cubro com água (só a necessária para cobrir o açúcar), depois levo a fever até obter a cor desejada. Se optarem por fazer o caramelo tenham cuidado ao untar a forma para não se queimarem. Ah! E coloquem logo a panela em água para os restos di caramelo derreterem e não terem de andar a esfregar a panela!
terça-feira, 14 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Este maravilhástico pudim já está na minha "Lista a Confeccionar" :)
Delicioso, só pode!
Beijocas gulosas***
Este Pudim francês parece bem gostoso.
Edilia
Cá está o pudim francês, está muito bonito!
Eu caramelizo o açúcar mesmo dentro da forma, assim já não sujo a panela ;)
Enviar um comentário