quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bolo de iogurte e chocolate

Fui enganada, vergonhosamente enganada…uma coisa do pior.
E perguntam vocês: “Ai mulher, que te aconteceu??”
E eu respondo: “Fui enganada pela Danone”.
É triste mas é verdade…

Acho que já disse aqui várias vezes que eu, o leite e respectivos derivados não somos propriamente amigos.
Eu vou-me esforçando por tentar ingerir disfarçadamente (muito disfarçadamente) o leite e às vezes natas na comida, mas tem de ser muiiiiiiiiiiito disfarçadamente. Não gosto do cheiro, nem do sabor, nem da textura, dá-me literalmente vómitos.

A maneira mais eficaz de me obrigar a ingerir leite é através de iogurtes, mas até aqui há um problema. Tirando 2 iogurtes, leram bem, 2 míseros iogurtes, não gosto de mais nenhum.
Gosto do iogurte com aroma de morango do PD e dos iogurtes cremosos de stracciatella da Danone. E foi por causa destes últimos gajos que fui enganada…

Estava eu a passear pelos corredores de um supermercado quando me deparo com uma promoção “Leve 8 pague 6”dos ditos. E eu, toda gulosa, meto logo um pacote no carrinho. Os meus olhos leram apenas “Leve 8 pague 6” e “stracciatella”, esqueceram-se de ler o resto…ou seja…a produção incluía 4 iogurtes de stracciatellae e 4 iogurtes naturais açucarados...

Já devem estar a imaginar a minha cara quando vou toda lambona para comer um e reparo que não há pintinhas dentro do iogurte…ainda tentei desfazer uns “filipinos” lá para dentro mas aquilo é simplesmente intragável, parece que se está a comer natas puras… (se isto tivesse smiles agora levava aqui um a vomitar)

Fiquei com 3 “monos” no frigorifico, porque o K. também não é propriamente fã de iogurtes naturais. Vai daí lembrei-me de ver uma receita de bolo de iogurte no Blog da Alcina e de uma assentada livrei-me de 2. Só falta um que vou ver se uso para fazer um pãozito!

Inspirei-me na receita da Alcina, mas substituí o óleo por 1 iogurte e aumentei a dose de chocolate :) também omiti a parte do sumo de laranja porque me apetecia apenas chocolate!
Segui as “instruções de fabrico” da Alcina e obtive uma textura diferente do “normal” nos meus bolos de iogurte, mas igualmente muito bom. A versão AnaBenfica, de bater tudo ao molhos e fé em Deus, dá menos trabalho e uma adorável textura de queijadinha, a versão da Alcina, de bater primeiro muito bem os ovos com o açúcar, resulta num bolo mais esponjoso e fofo e que se aguenta muito bem (caso consigam resistir e não comer tudo em 2 dias).

Vamos à receita?

Esqueci-me de tirar fotos ao interior, imaginem uma fatia fofinha e num tom de leite com chocolate :)

Ingredientes:
4 ovos
2 iogurte natural
2 copos medida de açúcar
3 copos medida de farinha
5 colheres de sopa de chocolate

Preparação:
Bater os ovos inteiros com o açúcar, até dobrar o volume, juntar os iogurtes e continuar a bater.
Por ultimo envolver a farinha já misturada com o chocolate em pó.
Vai a cozer em forma untada e polvilhada de farinha em forno a 180º cerca de 45 min.

10 comentários:

PratosdaBela disse...

Hummmmmm
que bom aspecto, imagino o sabor...
deve ser mesmo muito bom...
Jinhos fofos

moranguita disse...

ana hehe eu tambem nao sou grande apreciadora de iogurtes naturais
resolveste muito bem a questao
beijinhos

Anónimo disse...

Apesa de tudo conseguiste dar volta à questão :D eheheheheheheh
Eu adoro iogurtes mas naturais naaaaaaa! eheheheheeh
Está delicioso esse bolo de chocolateeeeee :D
Beijinhos doces**

ameixa seca disse...

O que eu já me ri com o facto dos iogurtes não terem pintinhas he he Mas arranjaste maneira de os gastar. Belo bolinho :)

Maria Maia disse...

Olha eu iogurtes naturais tb não vu á bola, mas de resto marcha tudo, adoro leite, não sabia viver sem ele, agora tu és cá uma esquisitinha....hehehe.
O bolo ficou excelente.

P.S. Hoje falei com a Srªa do Kiko, está tudo em ordem.
bjsss

Lis disse...

Lol adoro leite, iogurtes mesmo naturais!De vez em quando adoro sentir o gostinho azedo hehehehehe. Os da marca continente salvo erro(olha a publicidade!)são muito bons também!Quanto ao bolo já marchava não?Bj :)

Cininha disse...

Ai que susto, quando vi o bolo na lateral do meu blog pensei será do meu a inspiração? e vim ver, quando vi a menina tão enganada até me assustei hehe
Ainda bem que foi só pelos iogurtes naturais açúcarados que eu por certo adoro :-)
Ainda bem que ajudei a resolver o problema e gostaram, cá em casa também ficamos fãs, vou anotar essa alteração do óleo, que eu detesto meter nos bolos :-)
bjs

Patrícia Nascimento disse...

Que rico bolo...essa combinação só pode ser óptima!
Bjinhos

Ana Rita disse...

Hum... tão bom ;)

Beijocas doces***

Anabela disse...

e como para tudo á solução resolveste bem a situaçao,ficou ai um bolinho bem fofo,bjs