quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Profiteroles

Em OAz há um restaurante muito simpático, o Saladine, que tem a melhor sobremesa de todos os tempos, profiteroles em mousse de chocolate preto! É qualquer coisa de divinal!! Basicamente são profiteroles recheados com creme de baunilha e enfiados dentro de uma espessa mousse de chocolate preto.
Além desta maravilha dos deuses têm uma outra delícia com profiteroles: um bolo de chocolate húmido, coberto com profiteroles e doce de ovos…é também qualquer coisa de fenomenal!

Isto tudo para dizer que gosto muito de profiteroles! Mas nunca me tinha aventurado a fazer em casa porque achava que era uma coisa complicadíssima e muito trabalhosa. Um dia destes, depois de me ter cruzado com uma receita de profiteroles no blog da Patanisca, decidi que não passaria do fim-de-semana a minha experiência com os profiteroles!!

Sábado lá me enchi de coragem e meti mãos à obra. Acabei por seguir a receita que vem no livro As Melhores Receitas com Chocolate que é muito semelhante à receita da Patanisca. Optei por seguir a receita do livro por uma simples razão: estou decidida a dar uso aos livros de culinária que moram lá em casa! Alguns têm anos e nunca foram usados!!

A receita é, numa palavra, MARAVILHOSA!! Comi uns “ao natural”, sem recheio e sem chocolate e mesmo assim eram deliciosos!!!

A minha receita rendeu cerca de 16 profiteroles médios, para a próxima vou dobrar a receita e depois congelo a massa já com o recheio de gelado e quando me der uma daquelas vontades incontroláveis de comer coisas boas, já tenho profiteroles prontinhos a comer! É só regar com molho de chocolate quente e deliciar-me… =)


Vamos à receita?
(para 16 profiteroles médios)

Massa de choux:
Ingredientes:
200 mL de água
80g de manteiga
120g de farinha
3 ovos
Casca de ½ limão
10g de açúcar (acrescentei)

Preparação:
Numa panela coloque o leite, a casca de limão e a manteiga. Deixe ferver, mexendo sempre para derreter a manteiga e, quando tiver fervido, retire a casca do limão e adicione a farinha. Mexa sempre até a farinha começar a despegar do fundo da panela.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Adicione os ovos, um a um, batendo muito bem entre cada adição.

Com a ajuda de um saco de pasteleiro, forme pequenas bolas sobre tabuleiro untado e polvilhado ou sobre uma forma de papel vegetal.
Deixe um espaço razoável entre cada bolinha para não se colarem quando crescerem.
Leve ao forno durante 25/30 minutos a 180º C.
Depois de cozidos, abra a porta do forno e deixe-os arrefecer ainda lá dentro.

Molho de chocolate:
(o meu molho de chocolate que já apareceu aqui na companhia das panquecas)
Ingredientes:
100 g de chocolate de culinária
1 dL de água
1 colher de sobremesa de manteiga
30 g de açúcar em pó
1 dL de natas (eu não ponho tanto)

Preparação:
Partir o chocolate em pedaços. Juntar a água e o açúcar e levar a ferver em lume brando cerca de 8 minutos (convém mexer para ajudar o chocolate a derreter).
Retirar do lume e adicionar a manteiga e as natas mexendo muito bem com a colher de pau.

Montagem final:
Abra os profiteroles ao meio e recheie, com ajuda de uma colher de chá, com gelado de baunilha (os meus abriram muito facilmente e estavam ocos por dentro, havendo muito espaço para o gelado!).
Regue com o molho de chocolate ainda quente e sirva de imediato!

16 comentários:

Ana disse...

No intermarché ao pé da casa da minha irmã também há esse bolo húmido de chocolate com profiteroles por cima.. é delicioso, não consigo mesmo resistir! :)

Autora do Blog disse...

Que tentadores!!!!!!
Adoro profiteroles.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Paulinha disse...

Ja há imenso tempo que não vou ao saladine! Em tempos de escola adorava ir lá com os amigos comer uma deliciosa baguete de atum!!
Profiteroles é algo que gosto imenso e sempre que vou ao Dom Pipas como! Tal como tu nunca me atrevi a experimentar faze-los em casa, pela ideia de que seriam trabalhosos demais...
Mas ao ver a tua deliciosa foto, fiquei tentada!

Beijinhos

Anónimo disse...

Oh minha amiga tu conheces o Saladine??
Ehehehehhehehehe
Costumo ir lá frequentemente, sou de uma aldiola de O.Azeméis!
Conheço perfeitamente o restaurante como tenho confiança c a dona, filha, empregados! ehehehehehehheh
Realmente existem lá coisas maravilhosas! ehehehehhe
O tua experiencia correu bem amiga, tem cá um aspecto!
Beijinhos doces**

SoraiaSilva disse...

Que pecado é este??
Adoro profiteroles e já estou aqui a babar o teclado ... :D
Beijinhos*

Carolina Macedo disse...

Que maravilha!!!! Fiquei a olhar e a babar... Que verdadeira delícia!!!
Beijinhos grandes*

ameixa seca disse...

Já tentei fazer massa de choux mas o meu forno não me ajuda nessa tarefa. Ficaram bem bonitos os teus :)

PratosdaBela disse...

amei e babei-me acredita...
Jnihosfofos

Elisabete disse...

Profiteroles, palavra mágica que me faz erguer os ouvidos e me faz esbugalhar os olhos para ver a minha sobremesa predilecta.
Sabes aquele doce que te tira do sério, que te deixa faminta mesmo quando estás de barriga cheia? é assim que me sinto quando vejo profiteroles.
Não os faço pq se os fizer vou come-los todos e não é exagero, gosto mesmo muito.
Não preciso dizer que os teus me deixaram a salivar e me vão dificultar muito o resto da tarde de trabalho que tenho. Vou ficar a pensar neles e engordar só de me lembrar desta foto maravilhosa.
Lindos, maravilhosos, que calda lustrosa...tudo de bom.

moranguita disse...

um bolod e profiteroles faz -me lembrar um casamento em que o bolo da noiva era assim mesmo e que os convidados começarama comer sem dar conta lol
estao deliciosos eu adoro e com recheio salgado tambem sao muito bons
beijinhos

Unknown disse...

Uma dose pr aki se faz favori :)
lindos...

Cininha disse...

Pois eu também adoro profiteroles e antigamente fazia muito, herdei esta mania da minha mãe fazer sempre o mesmo até fartar, agora já não faço há tempos mas ando com vontade também :-)
os teus ficaram bem bonitos.
bjs

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Os teus ficaram lindos.. e deviam estar óptimos!
Eu também quando lá vou não consigo resistir a esse bolinho :D:D
É uma delicia mesmo!
beijinhos (*.*)

Ana Rita disse...

Tão bom...

Bjs***

Miss Star Pink disse...

Vai ser a minha próxima aventura culinária! Que aspecto delicioso e tal como tu tb adoro prof...

Bjinho

Sónia Meirinho disse...

oioi!! vim conhecer o blog!!!! esta delicioso :)
estes profiteroles entao!! nhami! eu adoro!!! beijinhos e ja estou a seguir!!