domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bolo de chocolate e nozes, ou será um engano culinário?

Eu até tenho vergonha de contar...é uma situação, tão mas tão patética que eu deveria ter vergonha de a postar aqui :p
Colocava simplesmente a receita, dizia que fui eu que a inventei e vocês nunca saberiam de nada ;)
Mas como tem tanto de patético como de engraçado (depois de ter obtido um bolo comestível) tinha mesmo de vos contar esta peripécia.

Por alturas do Carnaval decidi fazer um bolito para levar para casa dos pais do K. no Domingo Gordo. Como a mãe dele gosta muito de bolo de noz, e eu tenho uma tonelada de nozes sem destino, lá me decidi por um bolo de noz.
Peguei num livrinho que se chama Chocolate e que só tem receitas maravilhosas e lá escolhi um bolo.

Comecei por preparar as nozes. Aqui tudo bem.
Só que o livro é novo e ainda tem aquela tendência natural para se fechar. Enquanto eu preparava as nozes, o livro mudou de página sozinho e eu não dei conta. Comecei a fazer a receita como dizia na página "errada" e só quando me apareceu "adicione 3 colheres de sopa de sumo de laranja" é que reparei que estava a fazer o bolo errado...

Paciência. Já tinha as nozes picadas por isso fiz umas alterações na parte final da receita e obtive um belo bolo de nozes!!

Quando o levei para a mesa fiquei com receio que algo não batesse certo e o bolo não estivesse comestível. Mas depois da E. (que é uma esquisita com bolos) começar a comer e só dizia "é mesmo bom" lá esbocei um sorriso e decidi publicar esta receita para vocês :)


Vamos à receita?
(que é uma mistura do bolo de chocolate e nozes e do bolo de chocolate e laranja)

Ingredientes:
175 g de miolo de noz picado
175 g de açúcar
175 g de manteiga
3 ovos
175 g de farinha com fermento
2 colheres de chocolate de cacau em pó
5 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de vinho do porto
Açúcar em pó para decorar

Preparação:
Comece por picar grosseiramente as nozes (eu gosto de sentir os pedacinhos).
Bata o açúcar com a manteiga até obter uma consistência leve e fofa. Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
Incorpore a farinha e o cacau. Mexa bem e adicione o leite e o vinho do porto. Por fim adicione as nozes e mexa até obter uma massa uniforme.

Leve a cozer a 180º C, em forma untada e polvilhada, durante 30/35 min (ou até estar cozido).

As fotos estão fraquinhas porque foram tiradas com o telemóvel. Como não sabia se seria comestível ou não, nem me dei ao trabalho de tirar fotos em casa :)

Queria deixar aqui a minha solidariedade com o povo madeirense. Ontem quando vi as imagens nem queria acreditar. É simplesmente devastador...

13 comentários:

Maria Maia disse...

É destes enganos que nascem receitas maravilhosas na culinária.
Uma delicia de ingredientes.
bjss

Anabela disse...

e acabastepor descobrir u m delicioso bolo...,que optimo aspecto,bjs

Tuquinha disse...

para engano deixa que te diga que ficou com um belo aspecto...
beijinhos

Autora do Blog disse...

Ainda que seja resultado de uma receita enganada, o bolo ficou com óptimo aspecto.
A avaliar pelos ingredientes, deve ter ficado delicioso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Carolina Macedo disse...

Os acidentes acontecem mas desde que o resultado final seja bom é o que interessa!!
E ficou com óptimo aspecto!!
Beijocas*

moranguita disse...

hehe ja me aconteceu
mas o teu acidente ficou bem bonito e bom pelos vistos
beijinhos

Smsn-artes e ideias disse...

deixa lá!! a mim tb ja me aconteceu mas o resultado foi bom!!!

e ate ficou com bom aspecto!!

bjnhos

smsn.artes

PratosdaBela disse...

Belo Engano, ah?
Jinhos fofos

Paulinha disse...

De um engano saiu um bolo maravilhoso :) tenho lá umas quantas nozes que sobraram de ter feito os bilharacos, às tantas vou experimentar :) Brigada pela tua passagem no meu outro blog :) de facto o nosso destino de fds foi Guimarães :) ficamos em casa de um casal amigo 5* :) E como é obvio fomos passear ate Braga no sábado à tarde :) Visitamos o Sameiro e o Bom Jesus, fiquei pasma com a quantidade de escadas :) Para a proxima que lá for ando no elevador! Desta vez so andamos no telesférico até à Srª da Penha!! Ontem almoçamos em Guimarães no Clube Paraíso :)

Beijinhos

Paulinha disse...

Por estar muito frio e vento nao conseguimos ir lá acima mesmo à Igreja do Bom Jesus, fiquei com pena de nao ter conhecido mas como tambem ja era tarde não quis insistir. Mas certamente que será um motivo para voltar a Braga!!! Gostei imenso do Sameiro! Todo aquele envolvente muito giro mesmo! Mas pelo que eu percebi a escadaria do Bom Jesus parece infinita!!! Eu vi a igreja la em cima e nos cá em baixo, muito, a vermos o terminar da escadaria!! Fiquei espantada!!! A Sr.ª da Penha é tambem uma zona muito bonita e às custas de ter la ido estou agora com umas dores nos musculos das pernas :) Mas valeu a pena!! Gostei imenso!! O Norte de Portugal é lindissimo de facto

SoraiaSilva disse...

Ficou um 2 em 1 delicioso :p
Beijinhos*

ameixa seca disse...

Um engano que até correu muito bem :)
Nozes com laranja também combina!

Bombom disse...

Ai, Ana, o que eu já me ri com esta tua aventura de Bolo Trocado!!!Mas o que importa é que todos gostaram e fizeste sucesso! E para a próxima, logo se verá... Vou levar a receita pois parece-me muito boa! Bjs.Bombom