quinta-feira, 25 de junho de 2009

E não é que o tijolo virou um belo pão comestível?!?!

A pedido de várias famílias é com muito orgulho que vos apresento o meu primeiro pão!!!
Digam lá se até não está bonitinho??


Ontem como foi feriado, aproveitamos o dia para passear e resolver algumas coisitas, entre elas comprar a famosíssima máquina de fazer pão! Era garantido que ontem a minha cozinha iria adquirir uma nova habitante!

Passamos em várias lojas: na primeira só tinha Tefal (que eu até gosto bastante mas o preço...) e uma kenwood que não inspirava qualquer tipo de confiança. Depois passamos no Intermarché e demos de caras com uma máquina muito idêntica à Clatronic e 5 € mais barata, mas só tinha um senão: todas as instruções estavam em alemão...ora, nestas coisas sou muito patriota, se a máquina está à venda em Portugal é inadmissível que todas as inscrições da maquineta estejam em alemão (era o que mais faltava, tinha de andar com um dicionário atrás de mim para saber trabalhar com a dita).
Por fim lá fomos à Worten e lá estava a Clatronic à minha esperinha. Vou eu toda contente para comprar a maquineta e dou de caras com metade das legendas em Português e metade em Alemão...mas a máquina que estava exposta estava toda em Português. Posto isto "oh faz favor, eu queria AQUELA máquina de fazer pão mas COM TODAS as legendas em Português" e lá foi o senhor muito simpático ao armazém em busca de uma máquina 100% em Português.
Lá está, se estamos em Portugal porque raio vêm as legendas noutras línguas?? Não falo só por uma questão de facilidade no uso da máquina, falo também por uma questão de segurança. Será que não há uma lei que obrigue a tal coisa???

Mas vamos lá ao que interessa, a nossa primeira aventura com o pão!
Mal chegamos a casa o K. leu de fio a pavio o manual de instruções enquanto eu andava de blog em blog à procura da luz. Por todos os blogs que passava pude constatar que as primeiras experiências com as MFP não tinham sido as melhores o que por momentos me deixou reticente em experimentar logo logo a máquina. Aliás, disse mesmo ao K. que amanhã (hoje) faríamos o 1º pão depois de eu ler com olhos de ler, todas as dicas que encontrei nos blogs.

Só que a curiosidade foi mais forte e não resisti :)!!
Procurei uma receita simples e com poucos ingredientes (para no caso de correr mal não deitar muita coisa fora) e encontrei este “Pão básico do Jamie Oliver” no blog da Abelha Maia.

Tudo correu lindamente com excepção de um pequeno pormenor…o entusiasmo era tanto que nos esquecemos que o pão demoraria cerca de 3 horas a ficar pronto e já eram 10 da noite quando começou o “fabrico”. Resumindo e concluindo, era 1 da manhã e estavam estes 2 cromos a ver o Family Guy à espera que a máquina fizesse o tão ansiado “PIIIIIII”. Mas valeu bem a espera!! Saiu um pão fofinho e acima de tudo comestível…não sei se foi da alegria da “vitória” ou se o pão estava mesmo bom, mas a primeira fatia quentinha barrada com planta estava uma delícia!


É obvio que há aspectos a melhorar (por exemplo a quantidade de fermento, acho que pus demais) e receitas mais interessantes a fazer, mas ninguém nasce ensinado e para primeiro pão estou muito contente!!

11 comentários:

Marta Cunha disse...

Para o primeiro, ficou muito bom! Agora com o tempo, vais conseguir aperfeiçoar todas as técnicas. Muitos parabéns pela aquisição... quem sabe se um dia não me vou virar para aí também. Agora estou mais preocupada em comprar uma máquina de café!
Beijocas e tudo de bom.

Smsn-artes e ideias disse...

olá

sim senhora!! estás aprovada!! és padeira lol :))))))))))))))
eh eh eh eh eh eh

agora fiquei em pulgas para ser eu a experimentar!!:)))))) vá a minha que está prometida ja vem a caminho yyyyuuupiiiii!! mas andava a adiar por ter receio de fazer tijolos:))))mas agora com a tua excelente experiência acho que me vou aventurar

o teu pão ficou mesmo com muito bom aspecto!!

bjss

smsnartes

Clara disse...

Hum... que aspecto delicioso. O meu marido tb já fez pão na máquineta dos meus pais e ficou delicioso! Parabéns, conseguiste!!!

Já quanto às legendas em alemão... há sim uma lei que obriga as mesmas escritas em português! Esse caso era digno de uma reclamação no livrinho... e uma participação à DECO (eles andam sempre em cima das instruções dos equipamentos e dos alimentos)!

Aguardo as receitas de outro tipo de pães! (hum... com chouriço...)

Pseudo Jardineira disse...

Também tenho uma máquina de fazer pão. Faço lá pão de vários feitios e massa para pizza. Um espetáculo :)

Diário de receitas disse...

Parabéns pelo teu blog, estive a cuscar as tuas receitas e até já tirei algumas, adorei.Já sou tua seguidora.Convid-te a passares pelo meu cantinho, espero que gostes.
Bjs.

Maria Maia disse...

Ana que fixe, ao menos fico feliz pelo pão, porque pelo resto...
Ainda bem que saiu melhor que a encomenda...vais ver que com o tempo vais adorar fazer experiencias com o pão e com outras coisas que a máquina faz, se precisares apita, terei todo o gosto em ajudar com as minhas humildes experiências.
bjsssssssss

Rico disse...

Sim vê-se que esse pão ficou mesmo bem bom. que delicia e fofo. boa. bem apresentado e fotografado. jinhos doces :) xx

Marisa disse...

Tem muito bom aspecto, sim senhora :)
Se o 1º saiu assim... eheh Jinhus

Patanisca disse...

Este foi o ponto de partida, vais ver que agora a tua casa vai transformar-se numa padaria... com um cheirinho tão bom!!!! Bjs.

anabenfica disse...

Obrigada a todas e a "todo". Quando fizer a minha proxima experiencia venho a correr contar!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Tomara eu que o meu primeiro pão tivesse saído assim he he
Que beleza! Agora bora lá fazer mais pão :)