terça-feira, 16 de junho de 2009

Bolo de Leite da Tia Emília

Para regressar à culinária nada melhor que este delicioso e fofo bolo de leite que a minha tia Emília me ensinou há muitos muitos anos!


Este bolo é daqueles que nos reconforta a alma, é um típico bolo das nossas avós, das nossas infâncias! Faço-o há muitos muitos anos, ainda era uma criança quando ela me deu a receita, e durante muito muitos anos o meu Padrinho ou a minha mãe me pediram para o fazer no velhinho forno a lenha.

Para além de tudo isto associo este bolo à minha Tia Emília que sei que já não estará entre nós por muito tempo mas que deixou esta herança de que muito me orgulho e que farei questão de passar à minha geração futura e continuarei a chamar-lhe o "Bolo de Leite da Tia Emília". Será a minha homenagem a uma mulher a quem a vida nunca sorriu mas que nunca se deixou ir abaixo, que nunca deixou de trabalhar e que só no final da sua vida foi vencida pela doença.

Mas voltando ao bolo...como já disse é fofo e delicioso, com uma maravilhosa mistura de limão e canela óptimo para acompanhar um chá ou uma chávena de leite. É, como lhe costumo chamar, um bolo rústico!!
Aviso também que é um bolo grande, que precisa de uma forma grande ou então de 2 formas. Embora tenha este tamanho todo é um bolo que até coze rápido.

Vamos à Receita?

Ingredientes:
8 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
raspa e sumo de limão
canela a gosto (uso normalmente uma colher de chá bem cheia)
1 chávena de chá de leite
3 chávenas de chá de farinha
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó

Preparação:
Bata as claras em castelo e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione a raspa e sumo do limão e misture. Adicione o leite e a canela e mexa bem.
Adicione alternadamente a farinha (misturada com o fermento) com as claras em castelo.
Leve ao forno em forma untada e polvilhada com manteiga, durante 40 min a 180ºC. Para verificar a cozedura faça o teste do palito.

Não tenho fotos do interior porque levei o bolo para a feirinha e já não deu para tirar fotos!

Aproveito também para colocar um selinho que a Smns do Smsn-Artes e Ideias me mandou me mandou :) Obrigada

6 comentários:

Abelha Maia disse...

E bolo maravilhoso, sabes adoro este tipo de bolos sem cremes e bem fofos.
bjsss

Smsn-artes e ideias disse...

Que rico bolo!!!! grande!!é de comer com os olhos!!! manda duas fatias para o nosso pequeno almoço cá em casa amanhã, pode ser???:))))

bjsssssssssssssssssss

moranguita disse...

mas que grande que ficou o teu bolo.
vou levar a recita da tua avo que agora e tua para a minha cozinha.
beijinhos

ameixa seca disse...

Lamento muito pela tia Emília! Fica o sabor e a recordação dela neste delicioso bolo :)

colher-de-pau disse...

Não há nada como estes bolos cheios de memórias e recordações.

Rico disse...

ke bolo adorável e saboroso, gostei imenso de o ver aparenta ser bem delicioso, e fofinho. brigado pela partilha. jinhos doces :) xx