segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um aniversário e 2 tartes!

Não podia deixar passar em branco o aniversário do meu K.! Queria ter deixado um post no dia 20, mas com o casamento do T. e da C. e com a malta toda a ficar lá em casa em Braga, aproveitei para desfrutar dos amigos da mais bela cidade de Portugal e arredores! Como passamos todo o fim-de-semana em Braga não houve propriamente tempo para andar a navegar pela net!

Não é segredo para ninguém que sou orgulhosamente Bracarense, que adoro Braga, que me faz bem o simples facto de lá estar. Soube-me pela vida “respirar” o São João, o movimento, as decorações, as luzes, as barraquinhas, as pessoas…que saudades… É verdade que não troco a minha vida com o K. por coisa nenhuma, mas também é verdade que sinto falta de Braga e todos os momentos que passo agora lá valem ouro!
Na sexta estivemos simplesmente na treta, sentados na esplanada do Vianna a beber sangria até sermos delicadamente convidados a sair porque queriam fechar. Digam-me lá, haverá melhor coisa que uma boa conversa com os nossos amigos numa magnifica esplanada (ok…pronto…para mim é um local muito especial, para eles estava-se apenas muito bem :p) , numa bela noite de verão?


Mas voltando ao aniversário e às tartes. Lá na empresa do K. é obrigatório levar bolo pelo aniversário. Mesmo que calhe ao fim-de-semana eles têm de levar. Ontem quando chegamos a casa ainda tive de ir “a correr” fazer 2 bolos quando a única coisa que me apetecia era esticar-me no sofá. Decidi então fazer 2 tartes porque são rápidas de fazer e fazem sempre sucesso.
Optei por fazer a Tarte de Côco e uma Tarte de Limão Merengada que os coleguinhas dele exigem todos os anos (faço sempre esta tarte e mais qualquer coisita).

Já vi em vários blogues muitas tartes de limão merengadas parecidas. Esta faço-a há muitos anos, já não sei de onde tirei a receita.
Além de ser muito fácil e rápida de fazer é uma tarte deliciosa que desaparece num instante. Quantas vezes em jantares de amigos me perguntavam se ainda dava tempo para fazer a tarte de limão…e eu lá a fazia num instantinho :) era e é um sucesso garantido.

Vou-me deixar de conversas e colocar a receita…senão já ninguém tem paciência para a ler! (não há fotos do interior porque a tarte foi inteira para empresa dele. Se sobrar um bocadito ainda venho cá postar para verem como é giro o creme amarelo!)

TARTE DE LIMÃO MERENGADA
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 pacote de bolacha Maria
200 grs de manteiga
3 ovos
Raspa e sumo de 1 limão.
3 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
Rale a bolacha no pass-vite ou na picadora. (quando estou bem disposta ralo logo 4 pacotes, divido em saquinhos e quando preciso está pronta a usar!)
Derreta a manteiga e adicione à bolacha triturada. Misture bem e forre uma tarteira com massa de bolacha.
Bata as gemas com o leite condensado, adicione a raspa e sumo de limão e mexa bem. Verta a mistura sobre a massa e leve ao forno 10 minutos até o creme “endurecer”.
Bata as claras em castelo e quando estiverem quase prontas adicione o açúcar e continue a batar até obter um castelo firme. Coloque este merengue sobre o creme “amarelo” já cozido e leve novamente ao forno até alourar.
Deixe arrefecer e sirva!

P.S. Quando estiveres a celebrar os 80 anos, estarei do teu lado para te fazer um docinho. Provavelmente não será esta tarte porque o merengue agarra-se aos dentes e ainda te salta a dentadura, mas faço-te uma mousse ;) (tudo isto para te dizer que quero continuar a celebrar o teu aniversário contigo por muitos e muitos anos!!)

10 comentários:

Maria Maia disse...

Parabens.
Deliciosa tarte.
bjs

Smsn-artes e ideias disse...

parabéns!!

L de Leão disse...

Parabéns ao K. e ao vosso amor! Parece deliciosa, apesar de não gostar mt de bolos com limão. Quando experimentar digo se aprovo!!

ELISABETH disse...

Isto é ke se chama de AMOR com letra grande...e kuanto a tarte de certeza mais uma delicia (isto pk.eu adoro leite condensado):))))
bjokas com sabor a limao .

Daniela disse...

Xiii eu estive msm msm ao lado...no astoria lol :) também sou orgulhosamente bracarense :D

ameixa seca disse...

Tão bonito! É assim mesmo, demonstrar o amor através da culinária :)

Marisa disse...

uiiii que isto por estas bandas está mais doce que a tarte :P
Não digo que vou experimentar, pq tenho cá um feeling que o merengue me vai sair mal. eu e o merengue só nos damos bem na pista de dança :P

Coitado do k. achas mesmo que aos 80 anos eles não tem dentes dele?? :P
Jinhus

AD disse...

Identificadinha agora ta benhe :)

sa disse...

Esta receita é muito boa.

Mas eu tenho um problema, quando faço esta tarte, ou sair do forno o merengue baixa de volume,pode ajudar-me?

anabenfica disse...

O merengue deve ficar bem firme. Há alguns truques que podem ajudar:

1º Bater sempre as claras à temperatura ambiente (eu retiro sempre os ovos do frigorifico umas horas antes)

2º colocar uma pitada de sal antes de começar a bater.

3º Bater as claras em castelo e quando elas começarem a ficar firmes adicionar o açucar e bater mais um pouco à velocidade máxima.

Espero que ajude ;)