sexta-feira, 26 de junho de 2009

Leite Creme

Acho que todas as crianças gostam de leite creme e ficam histéricas quando sabem que o vão comer. Todas não...eu não gostava de leite creme. Já o K. adora.

Como nunca foi, nem de perto nem de longe, algo que me tentasse nunca me dei ao trabalho de fazer, ou tentar saber como se faz. Mas como esposa dedicada que sou lá me decidi aventurar pelos caminhos do leite creme.

Encontrei esta receita que "adoptei" pelo aspecto e pelos ingredientes (se calhar todas as receitas são assim...). Como é obvio fiz a pensar no K. mas não resisti e decidi experimentar e não é que gostei??

Tinha uma ideia totalmente errada do sabor do leite creme (se calhar porque o que comi na minha infância e que tanto me traumatizou era praticamente leite e maizena??) este é saboroso, com o sabor a limão bem marcado e praticamente não se "sente" o leite. Além de saber mesmo bem tem uma textura aveludada e eu estava traumatizada com o leite creme todo cheio de farinha.

Vamos à receita?

(as quantidades apresentadas dão para 4 tacinhas)

Ingredientes:
1/2 Litro de Leite
5 colheres (sopa) de Açúcar
colher bem cheia de Maizena
Casca de 1 limão (ou ½ limão se for muito grande)
1 Pau de Canela
5 Gemas

Preparação:
Num tacho, coloque todos os ingredientes (não se esqueça de dissolver a Maizena em um pouco de leite). Leve ao lume brando ,mexendo sempre até engrossar. Verta para uma travessa ou prato onde vai servir.
Deixe arrefecer.

Depois é só queimá-lo (para mim) ou se quiser polvilhe-o apenas com canela (para o K.).
Para queimar basta polvilhar com bastante açúcar (já depois de frio) e queimar com ferro eléctrico ou “manual”.

Já tinha feito esta receita anteriormente mas na altura não tinha ferro de queimar e andei a improvisar com coisas que não lembram nem ao diabo! Mas no outro dia comprei um eléctrico (sim...porque as placas de vitrocerâmica não são lá muito jeitosas para os ferros tradicionais) e fiquei maravilhada com a rapidez e resultado...só ainda não descobrir como se limpa aqui, alguém sabe um truque maravilhoso?

8 comentários:

Marisa disse...

Não vou muito com o creme queimado, nem com canela, gosto simples e kente lool Jinhus

Missy disse...

eu adoro leite creme, mas confesso, nunca fiz !!!!!!!

Então como vai o Rogério ?

bjka e bom fim de semana

ELISABETH disse...

hummmmmmm! ke delicia:p) bjokas bom fds e as melhoras para o Rogério.

Marta Cunha disse...

Uma sobremesa muito apreciada pelo meu marido! Mas eu confesso, não faço, porque acho que também não aprecio... também não tenho ferro para queimar o açúcar... mas pode ser que qualquer dia venha a experimentar esta receita, para ver se mudo de ideias. Beijocas e bom fim-de-semana. As melhoras para o Rogério.

Maria Maia disse...

Nós cá em casa gostamos muito de leite creme, o teu está bem delicioso.
bjss

ameixa seca disse...

Eu adoro leite creme, sempre gostei. Para mim pode vir com canela ou queimado, como tudo na mesma :)

Smsn-artes e ideias disse...

ca em casa também é um docinho bem apreciado!!! eu também faço como tu e fica delicioso e se ficar com o sabor de limão mais acentuado fica melhor ainda.
Eu ja fiz,mas na altura ainda não tinha blog e por isso não tirei foto:(
o teu ficou bem apetitoso!!!

bjss e bom fim de semana

bio_geo_esds@ disse...

Eu quando passei para a placa vitrocerâmica também tive que comprar a resistência eléctrica (em espiral). No fim de queimar deixava ligado durante uns minutos, poisado no lava-loiças, no ar, sem tocar em nada, para que o açúcar queimasse por completo. No fim de uns minutos, desligava e só restava cinza, que no fim de frio sacudia ou escovava, muito fácil.
Agora tenho usado o maçarico.