Mudança de emprego, uma gripe, o K. doente e as eleições roubaram-me o meu precioso tempo do fim-de-semana. Pronto, pronto, admito…ainda tive tempo de cuidar da minha quinta e do meu café (sim, estou viciada nestes 2 joguinhos estúpidos do Facebook e então???).
O sábado foi mesmo mau. De manhã ainda fui para a antiga empresa acabar umas coisitas, sabe Deus com que esforço depois de uma noite não dormida e quase sem nariz. De tarde ainda tentei dormir qualquer coisita mas tendo em conta a minha séria dificuldade em respirar achei por bem manter-me acordada.
É nestas alturas que sinto a falta da mãe, do chazinho quentinho, dos remédios prontinhos a tomar, da canjinha de galinha e de não ter de me preocupar com nada porque ela resolve. Para matar saudades decidi fazer o bolinho que mais vezes vi a minha mãe fazer e que simplesmente adoro! É um bolo simples, muito simples, mas é o bolo dela, o bolo dos Domingos cozido em forno de lenha , o bolo da minha infância! Às vezes fazia um bocadito deste bolo (com 1 ou 2 ovos!) e comia a massa crua..adorava deixar os pedaços de manteiga granditos ;) para os conseguir tricar!!

Vamos à receita?
Ingredientes:
5 ovos
100 g de manteiga
200 g de açúcar
200 g de farinha
50 g de chocolate em pó
Manteiga e farinha para polvilhar
Preparação:
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a manteiga e bata mais uns minutos. Junte a farinha e envolva bem.
Retire cerca de 1/3 da massa para um recipiente, adicione o chocolate em pó e mexa bem.
Verta a massa “amarela” para uma forma untada e polvilhada e por cima desta verta a massa de chocolate. Leve a cozer a 180º durante 35 minutos (faça o teste do palito).
Nota: é um bolo pequenito. Eu usei uma forma de buraco de 20 cm.


E para começar a semana nada melhor do que saber que a exibição de animais nos circos tem os dias contados com a publicação de uma lei que proíbe a compra de novos macacos, elefantes, leões ou tigres e que impede a reprodução dos animais já detidos pelos circos.
A portaria 1226/2009, publicada hoje e que entra em vigor na terça-feira, divulga uma lista de espécies consideradas perigosas, pelo seu porte ou por serem venenosas, que só podem ser detidas por parques zoológicos, empresas de produção animal autorizadas e centros de recuperação de espécies apreendidas.
Podem ver a notícia completa aqui.
É um passinho pequeninho, mas é o primeiro de muitos na longa caminhada na luta pelos direitos dos animais!! Hoje fiquei um bocadinho mais feliz :)
12 comentários:
Um belo bolinho fofo e convidativo...
E tu tens um coração do tamanho do mundo! :)
ficou com aspecto fofinho!!!
bjkas
Bolo de mãe e comida de mãe não tem igual. Adorei a tua bela história e adorei o teu lindo bolinho. Ficou verdadeiramente magnífico.
E a mommy já aí passou a dar um miminho???
Fiquei com uma vontade de bolo mármore...
Quanto a noticia dos animais tb ouvi ontem OBA OBA!!!!
Quanto as saudades da maezinha....as vezes tb sinto...fazia-me tudo...... quanto ao BOLO AMEI!!!! Esta P*E*R*F*E*I*T*O!
Já não era sem tempo a saída desta lei, viva os animais.
Já agora um viva as mães que fazem sempre comidinhas tão boas.
Beijinhos
Uma delicia de bolo, espero que estejas melhor.
Em relação é lei, é sim um passo em frente, vamos ver como corre.
bjsss
Espero que melhores rápido! Esse bolo tem um belo aspecto!
Sou contra circos e aplaudo a notícia :)
Que bolo tão bom! Adoro bolo mármore e nunca me canso de comer!!
Beijinhos*
É um passo pequeni que já vem com décadas e décadas de atraso, e que espero que não demore décadas a mostrar resultados.
Quero muito acreditar que vai resultar, e acabar com a vergonha da crueldade.
os bolos das mamas sao sempre os melhores.
eu concordo plenamente.
st um rico bolo.
e tambem dessa noticia quando ouvi.
beijinhos
Que delícia de bolo! Fiquei com vontade!
Enviar um comentário