segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bolo de Mármore e um passinho na luta pelos direitos dos animais!

I’m back!

Mudança de emprego, uma gripe, o K. doente e as eleições roubaram-me o meu precioso tempo do fim-de-semana. Pronto, pronto, admito…ainda tive tempo de cuidar da minha quinta e do meu café (sim, estou viciada nestes 2 joguinhos estúpidos do Facebook e então???).

O sábado foi mesmo mau. De manhã ainda fui para a antiga empresa acabar umas coisitas, sabe Deus com que esforço depois de uma noite não dormida e quase sem nariz. De tarde ainda tentei dormir qualquer coisita mas tendo em conta a minha séria dificuldade em respirar achei por bem manter-me acordada.

É nestas alturas que sinto a falta da mãe, do chazinho quentinho, dos remédios prontinhos a tomar, da canjinha de galinha e de não ter de me preocupar com nada porque ela resolve. Para matar saudades decidi fazer o bolinho que mais vezes vi a minha mãe fazer e que simplesmente adoro! É um bolo simples, muito simples, mas é o bolo dela, o bolo dos Domingos cozido em forno de lenha , o bolo da minha infância! Às vezes fazia um bocadito deste bolo (com 1 ou 2 ovos!) e comia a massa crua..adorava deixar os pedaços de manteiga granditos ;) para os conseguir tricar!!

Todas conhecemos várias receitas de bolo de mármore, eu já fiz várias receitas, mas nenhuma me satisfaz como esta! Pode não ser o melhor bolo de mármore do mundo (para vocês claro está!) mas é o bolo da minha mãe e só por isso é, para mim, o melhor bolo de mármore do mundo!

Vamos à receita?

Ingredientes:
5 ovos
100 g de manteiga
200 g de açúcar
200 g de farinha
50 g de chocolate em pó
Manteiga e farinha para polvilhar

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a manteiga e bata mais uns minutos. Junte a farinha e envolva bem.
Retire cerca de 1/3 da massa para um recipiente, adicione o chocolate em pó e mexa bem.
Verta a massa “amarela” para uma forma untada e polvilhada e por cima desta verta a massa de chocolate. Leve a cozer a 180º durante 35 minutos (faça o teste do palito).
Nota: é um bolo pequenito. Eu usei uma forma de buraco de 20 cm.




E para começar a semana nada melhor do que saber que a exibição de animais nos circos tem os dias contados com a publicação de uma lei que proíbe a compra de novos macacos, elefantes, leões ou tigres e que impede a reprodução dos animais já detidos pelos circos.
A portaria 1226/2009, publicada hoje e que entra em vigor na terça-feira, divulga uma lista de espécies consideradas perigosas, pelo seu porte ou por serem venenosas, que só podem ser detidas por parques zoológicos, empresas de produção animal autorizadas e centros de recuperação de espécies apreendidas.

Podem ver a notícia completa aqui.

É um passinho pequeninho, mas é o primeiro de muitos na longa caminhada na luta pelos direitos dos animais!! Hoje fiquei um bocadinho mais feliz :)

12 comentários:

Anónimo disse...

Um belo bolinho fofo e convidativo...
E tu tens um coração do tamanho do mundo! :)

Smsn-artes e ideias disse...

ficou com aspecto fofinho!!!

bjkas

Elisabete disse...

Bolo de mãe e comida de mãe não tem igual. Adorei a tua bela história e adorei o teu lindo bolinho. Ficou verdadeiramente magnífico.

Me disse...

E a mommy já aí passou a dar um miminho???

Fiquei com uma vontade de bolo mármore...

a Trofa tem cozinheira disse...

Quanto a noticia dos animais tb ouvi ontem OBA OBA!!!!

Quanto as saudades da maezinha....as vezes tb sinto...fazia-me tudo...... quanto ao BOLO AMEI!!!! Esta P*E*R*F*E*I*T*O!

sushibaby disse...

Já não era sem tempo a saída desta lei, viva os animais.
Já agora um viva as mães que fazem sempre comidinhas tão boas.
Beijinhos

Maria Maia disse...

Uma delicia de bolo, espero que estejas melhor.
Em relação é lei, é sim um passo em frente, vamos ver como corre.
bjsss

ameixa seca disse...

Espero que melhores rápido! Esse bolo tem um belo aspecto!
Sou contra circos e aplaudo a notícia :)

Carolina Macedo disse...

Que bolo tão bom! Adoro bolo mármore e nunca me canso de comer!!
Beijinhos*

analuciana disse...

É um passo pequeni que já vem com décadas e décadas de atraso, e que espero que não demore décadas a mostrar resultados.
Quero muito acreditar que vai resultar, e acabar com a vergonha da crueldade.

moranguita disse...

os bolos das mamas sao sempre os melhores.
eu concordo plenamente.
st um rico bolo.
e tambem dessa noticia quando ouvi.
beijinhos

Talita disse...

Que delícia de bolo! Fiquei com vontade!