domingo, 4 de outubro de 2009

4 de Outubro - Dia Mundial do Animal

(imagem retirada da net)
O Dia Mundial do Animal começou a ser celebrado em 1931, numa convenção de ecologistas em Florença - Itália e surgiu como forma de dar visibilidade ao problema das espécies em risco. Foi adoptado o dia 4 de Outubro, por ser um dia dedicado, no calendário religioso, a São Francisco de Assis, santo católico patrono dos animais.

Actualmente abrange todo e qualquer animal e é celebrado em diversos países! Este dia é uma oportunidade especial para todos os que gostam de animais. Celebramos a vida, o relacionamento entre o Homem e os animais e reconhecemos o maravilhoso papel que os animais têm na vida de todos nós!

Embora na nossa cultura ocidental o Dia Mundial do Animal esteja vocacionado para os animais de companhia, não nos podemos esquecer de todos os outros animais que tanto sofrem:
- os que nos servem de alimento e que vivem a sua curta existência em condições miseráveis, em espaços exíguos e sem a qualquer qualidade de vida;
- os que são usados em divertimentos bárbaros, como as touradas. Se tourada é cultura, canibalismo é gastronomia!;
- os que são usados no entretenimento, como nos circos, sujeitos a treinos violentos;
- os que são usados em dolorosas experiências científicas e comerciais, para as indústrias farmacêutica e de cosmética. Se os coelhos não usam rímel porque têm de ficar cegos nestas experiências?
- os que são criados para mais tarde serem usados na indústria das peles e acessórios e que são sujeitos a mortes violentíssimas para não estragar o pêlo.

Todos nós, no nosso dia-a-dia, podemos e devemos e lutar pelos direitos dos animais, basta para tal:
- exigir que sejam cumpridas as leis, denunciar abandonos e maus tratos;
- exigir a abolição de hábitos arcaicos e desnecessários;
- dizer NÃO a produtos testados em animais;
- evitar destruir os seus habitats naturais;


Com pequenos gestos todos podemos ajudar a melhorar a vida dos animais e tornar todos os dias, sem excepção, no DIA DO ANIMAL.

5 comentários:

Clau disse...

Temos muito que aprender ainda...e se cada um fizer sua parte já está ajudando muito.Só quem proteje,observa,cuida,sabe o quanto eles são especiais,todos sem exceção!Abraços e continue sempre com suas matérias ,elas são muito importantes.

ameixa seca disse...

Para mim, este dia é todos os dias Bela foto de família. Eu é mais gato, cão e pato he he

Maria Maia disse...

Pois espero que o teu dia tenha sido "produtivo".
Este dia é sempre "complicado" para mim.
Tenho foto nova do Rogério no meu Blog, para veres.
Tenho mais, depois mando-te.
bjsss

Natália Eleutério disse...

Adorei a foto, que fofinhos, bjs.

a Trofa tem cozinheira disse...

De facto a humanidade tem muito que aprender!!! Uma das coisas é que por vezes os animais "somos nós" nao eles!!!! ADORO ANIMAIS!