quarta-feira, 6 de outubro de 2010

(mais uma) Tarte de Maça

Chega o Outono, aumenta a vontade de fazer bolos e de os comer, bem acompanhados de uma chávena de chá e do quentinho da lareira!

Eu adoro o Outono. Adoro as cores, os cheiros, os sabores, adoro a época das colheitas, o cheiro das castanhas…é sem sombra de dúvida a minha estação favorita.

E por falar em castanhas, como eu gosto de castanhas!! Dêem-me de castanhas e farão de mim um pessoa muito mais feliz!! Ok, admito, tenho um problema, chamem-lhe dependência, com as castanhas: enquanto houver castanhas na mesa eu como SEMPRE. Até posso ficar para morrer com tanta castanha no estômago…mas enquanto elas estiverem na mesa, contem comigo!
Felizmente não sou a única, encontrei um par à altura. Um colega de trabalho que fica comigo até ao fim. É ver 2 almas agarradas às castanhas como se o mundo fosse acabar se elas não forem todas comidas. E somos felizes assim.

Mas hoje não vamos falar de castanhas, vamos falar de maças.

Apesar de já ter sido mais aficionada de maças cruas, continuo a adorar cozinhá-las quer seja em bolos, tartes ou simplesmente cozinhas com um pouquinho de açúcar e uma pitada de canela.
Dos 2 lados da família temos abastecimento de maças caseiras e, embora este ano não tenha sido muito fértil, vão-se acumulando muitas maças na fruteira acabando parte delas por só serem comestíveis cozidas ou em bolos.

Num belo Domingo de Outono apeteceu-me comer um doce qualquer com maça. O mundo parecia que ia desabar lá fora, mas eu estava mais interessada em comer um coisa qualquer com maça. Passei a tarde toda (literalmente) à procura de uma receita que levasse maça.
Já tinha feito esta tarte, esta, esta, já as tinha embrulhado em massa folhada e já as tinha metido ao barulho num bolo. Mas a única receita que me enchia as mediadas, o bolo, mas o desgraçado leva nozes…e eu não tinha nozes e aquele bolo TEM de levar as nozes.

Foi então, já a noite tinha caído há muito, que encontrei esta receita num blog de uma Oliveirense que eu não conhecia mas gostei muito de conhecer!
Fiz apenas umas pequenas alterações e saiu uma magnífica tarte/bolo de maça. Fácil de fazer e extremamente delicioso. O cheirinho que saía do forno enquanto cozia é algo de maravilhoso!


Vamos à receita?

Ingredientes:
150 g de farinha com fermento
150 g de açúcar
125 g de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
3 colheres de sopa de leite
4 maçãs (usei reineta)
Canela a gosto
1 colher de sopa de Vinho do Porto
Sumo de 1 limão

Preparação:
Forno a aquecer a 180º.
Cortar as maças em gomos finos e regar com o sumo do limão e reservar.
Bater as claras em castelo e reservar.

Numa tigela, bater o açúcar com a manteiga e as gemas.
Adicionar o leite, a farinha e o vinho do porto (amantes da canela, podem juntar uma pitada à massa).
Por fim, juntar as claras batidas em castelo.

Verter a massa, para uma forma, untada com manteiga e polvilhada com farinha e dispor a maçã, em "caracol". Polvilhar a maçã com canela.
Levamos ao forno, por aproximadamente 35 minutos a 180º C.

6 comentários:

Paulinha disse...

Cá em casa as maçãs também abundam em grande quantidade! Amanhã será dia de buscar mais uma sacada a casa dos meus pais.
Uma óptima receita que aqui tens.

beijinhos

Unknown disse...

Que linda tarte.
Bjs

ameixa seca disse...

Adoro bolos de maçãs, são aromáticos e deliciosos :)

moranguita disse...

eu talk como tu adoro maça
e bem que hoje me apetece um bolinho
vamos la ver se meto maos a obra
beijinhos

Rico disse...

Que bonito e fofo ficou adorei ver essa deliciosa receita ... que rica sobremesa.

Jinhos doces xxx Rico-Receitas Testadas e Experimentadas

Anónimo disse...

Cá em casa também se gosta muito de castanhas, cozidas, assadas ou em alguns pratos de carne. Estamos quase quase no tempo delas! :) Ultimamente enho andado à procura de uma receita de doce de castanha ou mesmo licor, mas ainda não encontrei nada... Tens alguma que possas partilhar?

bijnhos

Lilla