terça-feira, 2 de março de 2010

Tarteletes de maça

...ou neste caso uma tarte.

Deu-me a preguiça e fiz em forma de tarte. Grande erro. Esta receita deve ser efectivamente feita em tarteletes por causa do creme…senão é quase impossível de comer sem acontecer um desastre :p
Também não fiz a massa da receita…outro erro. Usei massa quebrada de compra, mas é demasiado fina para o creme (e 1000 vezes menos saborosa que a original!).

E estes erros ocorreram porquê? Por causa da preguicite aguda…não me apeteceu forrar as formas de tarteletes e não me apeteceu fazer a massa…
Felizmente acho que este estado de letargia que se apoderou de mim, começa a desaparecer!

Tenho-me proposto a diversas tarefas aos fins-de-semana e tenho conseguido atingir os meus objectivos! Já tratei do meu “quintal” e do meu “jardim”, tratei dos meus pacotes de açúcar que já se acumulavam há um ano, arrumei a despensa, tratei de papelada da associação e mais uma série de pequenas coisas que precisavam da minha atenção! Estou muito orgulhosa de mim :)

No meio de tanta arrumação e limpeza deparei-me com alguma falta de organização/desaproveitamento de espaço nos armários lá de casa. Por isso fiz um levantamento exaustivo das necessidades de organização e hoje rumo ao IKEA, munida de uma lista detalhada, para comprar uma série de prateleiras, caixas e caixinhas, ganhos e cabides para dar um ar mais arrumado aos armários lá de casa.
Haverá coisa pior do que abrir um armário e encontrar tudo ao monte, ou precisar de uma coisa que está por baixo de outras mil coisas? Ok…há coisas piores, mas esta também é má! Valha-nos o IKEA :)

Mas voltando à tarte que é mais interessante.
Faço esta tarte há alguns anos, lembro-me de ter visto a receita numa revista e de a ter passado para um papel.
É, sem qualquer sombra de dúvidas, a minha tarte favorita! Faço sempre em tarteletes (como manda a receita), desta vez não fiz e foi uma aventura tentar comer a tarte :)

Tem um sabor acentuado a limão que eu gosto tanto!! E depois aquela combinação maça/amêndoa, com um creme tão suave…hum…simplesmente deliciosa! Sei que vocês provavelmente salpicariam com um pouco de canela, mas eu não sou doida por canela e nesta tarte gosto do sentir o limão!!
Para quem gostar de geleias (que não é o meu caso) acho que ficaria bem pincelar as maças com geleia, para dar um ar mais lustroso =) eu gosto dela assim ao natural!

Se quiserem fazer esta receita, não usem massa quebrada de compra, é demasiado fina para “aguentar” o creme, quer fisicamente falando (para a coisa não se desfazer toda), quer a nível de paladar, porque é creme a mais para tão pouca massa.

E como o post já vai longo, vamos lá à receita?


Ingredientes:
Massa:
250 g de farinha
120 g de açúcar
120 g de manteiga
1 ovo
Raspa de ½ limão

Recheio:
5 dL de leite
casca de 1 limão
3 ovos
120 g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
Sumo ½ limão
Amêndoa filetada
4 maças

Preparação:
Massa:
Misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea.
Molde uma bola e reserve 20 minutos no frigorifico.
Estenda a massa e forre as tarteletes. Pique o fundo com um garfo e se gostar da massa mais estaladiça, leve a cozer 15 minutos, cobrindo a massa com papel vegetal e recheando com leguminosas, para evitar que empole. (eu não cozo previamente porque gosto de massas mal cozidas)

Recheio:
Leve o leite a ferver com a casca do limão.
À parte misture o açúcar com os ovos e a farinha. Junte o leite quente em fio, a esta mistura, mexendo sempre. Leve ao lume brando até engrossar, nunca parando de mexer.
Retire e deixe arrefecer um pouco.
Corte as maças em cubos e regue com o sumo de limão e envolva as amêndoas.
Distribua o creme pelas tarteletes, coloque as maças com as amêndoas por cima do creme e leve ao forno 25 minutos.


Voltando as arrumações, alguém sabe onde posso encontrar suportes para chávenas, daqueles que se encaixam nas prateleiras interiores dos ármarios, sem ser em catálogos? Obrigada

15 comentários:

Anabela disse...

Ola,em braga arranjas na casa martins na rua do caires,bjs

moranguita disse...

ficou bem boinita
e adorei a mistura de sabores
beijinhos

Paulinha disse...

Erros à parte, o importante é que a Tarte ficou com um aspecto delicioso e com um sabor ainda melhor pelo que explicas :) ;)
Beijinhos

luarte disse...

Óptimo aspecto :D
E o sabor deve ser mesmo bom pela descrição.
Bjs

PratosdaBela disse...

que aspecto guloso...
deve ser mesmo muito boa...
Jinhos fofos

Diário de receitas disse...

Com erros ou sem erros o certo é que ficou linda, e deve ter ficado mais saborosa ainda.
Bjs.

Anónimo disse...

Se é só para colocar chávenas porque não usas camarões?? Eu tenho e é prático...

anabenfica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anabenfica disse...

Anabela:
Acho que amanhã vou ter tempo de dar um saltinho logo de manhã à casa martins!!

Anónimo:
É uma sugestão, caso não encontre o suporte. Mas prefiro o suporte porque posso mudá-lo de sitio sem estar a "furar" as prateleiras ;)

ameixa seca disse...

Eu sou das que gosta de maçã, limão e canela :) Não ia resistir em salpicar de canela a tarte he he Mesmo com todos os "erros" a tarte ficou bem bonita :)

Anónimo disse...

Eu não gosto muito de maçã, dá para retirar?

Se der será necessário aumentar a quantidade de recheio?

Obrigada.

Esses artigos encontram-se normalmente em lojas de utensilios para casa.

anabenfica disse...

Eu já retirei uma vez e aumentei na quantidade de amêndoas :)

Não é necessário mais creme, porque já é suficiente!

Quanto aos suportes, já comprei, obrigada!

Lis disse...

Lá que tem bom aspecto tem!:) Bjs

Maria Vitamina disse...

Gosto muito de usar frutas em sobremesas e a maçã é das minhas favoritas. Estas tartes devem ser optimas, bela sugestão.
Bjs

Ana Rita disse...

Que bom aspecto, deve ter ficado óptima :)

kiss**