segunda-feira, 15 de março de 2010

Souflé de bacalhau e camarão

Pára tudo!!
4 meses e 2 dias depois aparece uma receita salgada neste blogue! (pronto, pronto…eu sei que parece um bolo…)

Por estranho que possa parecer nós cá em casa também comemos refeições normais :)
Sem querer menosprezar a comida “normal”, o que me dá mesmo gozo fazer são os doces. Cozinhar para o dia-a-dia faço-o mais por obrigação que por devoção e raramente sai alguma coisa elaborada ou diferente que justifique um post no blog.
Mas este pratinho achei que merecia esta honra!


Não sei se vos acontece mas às vezes perco um pouco a noção da idade das coisas que estão no congelador (eu sei que se puser data nas coisas isso não aconteceria).
Umas vezes porque não sei há quanto tempo lá estão, outras porque ficam escondidas debaixo de outras coisas e nunca mais me lembro delas.
Para evitar que as coisas se estraguem de vez em quando faço uma limpeza ao congelador e simplesmente não compro nada até acabar com tudo o que tenho em casa.

As carnes estão quase quase a acabar…mas o peixe ainda tem um longo caminho pela frente.
No Natal a minha mãe deu-nos um bacalhau gigantesco que lhe tinha saído num cabaz.
O bacalhau era enorme e encheu-me uma gaveta do congelador…Se eu fosse fã de bacalhau tudo seria muito mais fácil, mas não sou.
Ainda por cima a maioria das receitas casam-no com a amiga cebola, o colega alho e companheiro azeite…três ingredientes que dispenso bem :s
Farta de comer o bacalhau sempre da mesma maneira, lembrei-me de fazer um souflé!!
E que boa ideia que eu tive!Inspirei-me neste soufflé de peixe da Tertúlia de Sabores, fiz umas pequenas adaptações e voilá…um belo soufflé!

Não abateu (não me perguntem o truque…calhou) e descobri uma bela receita para fazer quando tiver um jantarinho mais requintado!

Vamos à receita?

Ingredientes:
2 postas de bacalhau (granditas)
200 g de miolo de camarão
50 g de margarina
50 g de farinha
5 dL de leite+água para cozer o bacalhau (2,5 dL serão usados para fazer o soufflé)
4 ovos
Louro q.b.
Pimenta e noz moscada q.b.
Preparação:
Coza o balhacau no leite+água, temperado com pimenta e a folha de louro. Depois de cozido desfie em lascas grandes e retire todas as espinhas.
Coza o miolo de camarão e reserve
Bata as claras em castelo firme e reserve.
À parte derreta a vaqueiro num tacho, polvilhe com a farinha e deixe cozer um minuto sem ganhar cor. Junte 2,5 dL da mistura leite+água com que cozeu o bacalhau, previamente arrefecida, e mexa para não criar grumos, deixe engrossar e retire do lume.
Junte o bacalhau e o camarão, tempere com o sal (se necessário) e noz moscada, junte as gemas e misture.
Adicione delicadamente as claras.
Deite num pirex alto, untado com margarina e leve ao forno previamente aquecido a cerca de 200º.
Deixe cozer cerca de 25 a 30 minutos e sirva de imediato.
Acompanha bem com uma salada verde.

Nota Muito Importante
Ao sair do forno, o souflé não pode apanhar correntes de ar senão encolhe tudo o que cresceu no forno.

9 comentários:

Anabela disse...

que delicioso souflé...,ao contratrio de ti adoro bacalhau e ca em casa dura pouco...
Eu agoro tenho uma lista no meu congelador com o que tenho la dentro,vou riscando ou acrescentando conforma o caso,não me esqueci mais de nenhum,pois tinha o mesmo problema que tu,bjs

Tuquinha disse...

óptimo...óptimo....belissímo aspecto
beijinhos

Sónia Meirinho disse...

só pelos ingredientes sei que tem de ser optimo!!! adorei.beijos

ameixa seca disse...

Essa do congelador fez-me lembrar a Idade do Gelo he he Podes mandar bacalhau, azeite e alho cá para este lado que é das coisinhas que mais gosto. Para ser perfeito... só uns grelos cozidos a acompanhar :) Souflé nem me atrevo a fazer primeiro porque não tenho fôrma e depois porque a minha casa não é isolada... é correntes de ar por todo o lado he he
Ficou um belo souflé sim senhora!

Paulinha disse...

Souflé foi algo que nunca fiz, mas ao contrário de ti adoro tudo o que leve bacalhau :)
Fiquei tentada em experimentar mas acho que não vou ter tanta sorte como tu. Ficou um prato verdadeiramente delicioso!!! Beijinhos e boa semana

moranguita disse...

eu adoro bacalhau por isso comer esse bacalhau gigante nao seria nenhum problema la em casa. gosto dele de quase todas as maneiras imaginaveis. em soufle por estranho que parça ainda nao comi.
esta excelente os meus baixam sempre:-)
beijinhos e boa semana

Carolina Macedo disse...

O soufle ficou lindo!! Eu não adoro bacalhau, mas como bem com natas ou à brás! =)
Beijos*

Paulinha disse...

Claro que publico!!! Pelo que vi ontem, assim de relance, tem imensas receitas e o bom é que são receitas que podemos fazer a qualquer momento e nada de muito elaborado!!
Qualquer dia trago o livro e fazer scanner das receitas que mais gosto e envio para partilhar contigo :)

luarte disse...

Passei para te dizer que ontem fiz a tua receita do Souflé. Ficou bem bom :)
É engraçado porque somos mesmo o oposto uma da outra. O que eu gosto mesmo é fazer cozinhados e dispenso os doces e gosto muito de pratos de bacalhau e adoro o alho, a cebola e o azeite, entre outros condimentos.
Beijinhos