quarta-feira, 10 de março de 2010

Bolo de chocolate

Acordar com um sol radioso e os passarinhos a cantar, até dá vontade de sair a correr para ir trabalhar! Rima e é verdade :)

Hoje acordei particularmente bem-disposta, talvez seja do tempo, talvez seja das férias que se avizinham ;) ou então talvez seja do resultado de ontem (crucifiquem-me lá…oh pra mim muito incomodada).
Para celebrar a boa disposição matinal, deixei os sapatinhos de salto alto guardadinhos e as calças pipis no armário e voltei às origens! Calças largas, sapatinho raso e tãaaaao fofo (tão fofo que até tenho 3 pares iguais de cores diferentes) e a minha carteira P&B tão antiga!!! Entretanto voltei a ter 20 anos e sabe-me tão bem!

E agora que já espalhei a minha boa disposição deixo-vos um bolo de chocolate, que é tão bom como um dia de sol! E será que veio para ficar? A chuva já cansa um “bocadinho” e as minhas ervas e flores estão mesmo a precisar de um empurrão, por isso senhor sol, faça o favor de ficar por cá!


Este bolo é mais uma receita da Nestlé, daquelas que vêm com as tabletes de chocolate de culinária e foi uma agradável surpresa. Nem o tinha planeado fazer, mas como já estava com a mão na massa (sim, porque eu sou uma subordinada muito atenciosa e fiz um bolinho de aniversário para a S.) decidi fazer um para nós (nós = eu + K.).

Quando o estava a colocar na forma fiquei com o pé atrás porque a massa ficou muito consistente, quase como uma mousse já solidificada…comecei seriamente a pensar que sairia dali um belo tijolo depois de cozido. Mas não. Não saiu um tijolo, bem pelo contrário! Saiu um bolinho muito fofo enquanto quente e quando arrefeceu adquiriu uma consistência excelente! (não sei como explicar…depois de frio não ficou fofo tipo este, ficou consistente mas ao mesmo tempo muito leve…experimentei e depois vão ver do que estou a falar).

A receita é muito simples, fácil e rápida de fazer. Obtém-se um bolo pequenito (eu fiz na minha forma pequena de buraco), com um sabor acentuado a chocolate preto, ideal para os amantes do chocolate =)

Pode perfeitamente ser cozido numa forma sem buraco, barrado/coberto com um qualquer creme e transformar-se assim num belíssimo bolo de festa. Eu queria mesmo um bolo simples tipo daqueles para o chá :)

Vamos à receita?

Ingredientes:
1 tablete de chocolate de uso culinário (200 g)
150 g de açúcar
125 g de manteiga amolecida
4 ovos
100 g de farinha com fermento

Preparação:
Parta o chocolate em pedaços para uma tigela e leve a derreter em banho-maria. (eu derreti no microondas mexendo sempre de 15 em 15 segundos).
Ligue o forno a 150º C.
Barre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme liso. Adicione os ovos inteiros, 1 a 1, batendo bem entre cada adição.
Junte o chocolate derretido e mexa. Junte a farinha e bata bem.

Leve a cozer cerca de 1 hora (o meu não demorou tanto).

15 comentários:

Diário de receitas disse...

Este bolo ficou com uma côr linda.Tenho que experimentar.
Bjs.

Me disse...

Ena! Isso é que é boa disposição!!!

Bisouxxx

Tuquinha disse...

que bolito apetitoso.
beijos

Elisabete disse...

Que bolinho magnífico. Adorei o aspecto, parece bem delicioso.

L de Leão disse...

Haja alegria :)!! E que aspecto...agora ficou a apetecer-me fazer um bolo, ai ai!

Paulinha disse...

Sou fã incondicional de bolos de chocolate (e de chocolate em geral!) e este que preparaste deixou me com uma vontade muito grande de o experimentar. Acho que vou levar uma fatia :)
Beijinhos (deve ter ficado delicioso)

Unknown disse...

Percebe-se prefeitamente porque um da cheio de sol nos faz acordar mais em dispostas.
São as saudades, do sol, da primavera, dos passaritos a cantarolar...
E tudo isto acompanhado de uma fatia deste bolinho...
NHAMI...

Maria Vitamina disse...

Ora pois se tem chocolate é bom com certeza! Bjs

ameixa seca disse...

Bolo de chocolate transforma um dia bom, num dia perfeito :)

Miss Star Pink disse...

Já se comia uma fatia! Hmmmmm...

Beijoca

Misshiva disse...

Adoro bolos de chocolate :D

Ana Rita disse...

Isso é que é boa disposição :) e ainda bem, então com este dia de sol!!!! Tão bom....

O bolinho ficou óptimo!!!

beijocas***

Cininha disse...

É verdade depois de tanta chuva nada melhor para alegrar um dia é ver o solzinho, mas melhor ainda um bolinho de chocolate :-)
Mais uma das mil e uma receitas fabulosas :-)

Marina disse...

Eu gosto mais da cara deste!
=P
Beijinhos.

moranguita disse...

poius e este sol traz-nos outra alegria eu tambem acho.
eu entao como trabalho at as sete e uma alegria ser uase dia ainda ao sair do trabalho:-)
o bolo esta tao bom. tenho que fazer
beijinhos