domingo, 24 de outubro de 2010

Bolo de Cerveja

Domingo é tradicionalmente dia de bolos.
Hoje é Domingo logo, hoje é dia de bolos.

Cá em casa não são precisas desculpas para se fazerem bolos, apetece-me fazer um bolo e, tirando o tempo de escolha, 1 hora depois estamos a comer um bolo quentinho.
É tudo muito fácil e tal, excepto a parte da escolha do bolo. Não há Domingo que não fique mais que indecisa sobre o bolo que vou escolher.
A maioria parte das vezes, quando começo a atingir o desespero, pergunto ao K. que bolo quer ele comer. Só que esta liberdade de escolha termina 99% das vezes num bolo de côco…

Desta vez tinha visitas cá em casa e aproveitei as preferências das visitas para escolher o bolo. Ora se há coisa que estas nossas visitas gostam é de cerveja, por isso não foi muito difícil encontrar o bolo ideal :)

Já me tinha cruzado com a receita no Mesa para 4, mas “ignorei-a” por 2 razões: porque me soava muito estranho um bolo com cerveja e porque não gosto de cerveja. Mas como o bolo não era para mim decidi oferecer esta iguaria às visitas!

Foi muito engraçado dar-lhes o bolo a degustar e leva-los a adivinhar de que era feito. A primeira reacção foi “este cheiro é-me muito familiar mas não estou a ver o que é”. Eu e o K. muito nos rimos e quando partilhei com eles o ingrediente secreto foi a risota total!!!

Eu que não gosto de cerveja, gostei muito do bolo. É o típico bolo amanteigado, muito tradicional, óptimo para acompanhar um chá ou uma chávena de leite. Apenas tem um leve trago a cerveja mas muito disfarçado pela “pequena” quantidade de açúcar.
Além disso é um bolo muito simples e fácil de fazer, óptimo para quando nos apetece um bolinho caseiro mas a vontade de o fazer não abunda ;)

Vamos à receita?

Ingredientes:
400 g de Açúcar
200 g de Margarina
4 Ovos
150 ml de Cerveja Branca
350 g de Farinha com fermento

Preparação:
Amassar a margarina com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Adicionar os ovos uma a um, batendo sempre entre cada adição.
Juntar a cerveja e bater tudo durante cerca de 2 minutos.
Por fim adicionar a farinha previamente misturada com o fermento, envolvendo bem mas sem bater.

Levar a forno pré-aquecido a 180º em forma untada e enfarinhada, durante cerca de 45 minutos.

4 comentários:

ameixa seca disse...

Ainda não me atrevi a usar a cerveja nos bolos nem nos pães mas ando cada vez mais curiosa :)

moranguita disse...

eu tambem me soa estranho isto de cerveja num bolo
acho qu o moço la de casa tamebm ia gostar lol

Smsn-artes e ideias disse...

ficou com aspecto bem gostoso!!

passei para desejar um bom fim de semana:)

bjs

smsn.artes

Unknown disse...

E escolheste mto bem...
Bjs