terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tarte de 3 chocolates

Deixem-me lá ver se eu ainda sei colocar mensagens novas nos blog…

Oh pá, estes últimos tempos têm sido loucos, ando sem tempo para absolutamente nada…não estão a ser tempos maus, estão a ser simplesmente muito preenchidos! Entre acções de Team Building da empresa, casamentos, aniversários, trabalhinho e preparação da lojinha de Natal da Associação, pouco tempo sobra para cozinhar e muito menos para conseguir postar alguma coisa! De vez em quando lá vou passando nos vossos blogs…mas nem isso tenho conseguido manter actualizado.

Hoje decidi tirar 5 minutos para postar esta receita, não só por ser a receita que é, mas também como “homenagem” a uma grande senhora da blogosfera.



Quem conhece a Abelha Maia sabe que ela é uma Mulher com M gigante, daquelas que já é difícil de encontrar. Tem um coração do tamanho do mundo, uma dedicação à família exemplar e uma boa disposição contagiante. Embora já a “conhecesse” da blogosfera foi um menino chamado Rogério (de quem é Madrinha :p) que nos aproximou e que permitiu que nos conhecêssemos pessoalmente e tudo aquilo que transparece através do seu blog é aquilo que ela é :)
Foi graças a ela que conheci a famosíssima cuajada e fiz esta belíssima tarte! Além de ser uma sobremesa giríssima, não é nada complicada de fazer e é um sucesso garantido. Eu admito que fiquei um pouco desapontada com a tarte porque não gosto de leite e, como podem ver pelos ingredientes, é uma tarte que leva muito leite e muitas natas. No entanto, e como não sou exemplo para ninguém, posso-vos dizer que toda a gente que provou simplesmente adorou!!
Obrigada Abelha por seres como és e por me teres apresentado a Cuajada ;) Beijinho grande para ti!

Esta receita vai direitinha para o livro das receitas boas porque é concerteza um sucesso em qualquer evento que compareça :)

Vamos à receita?
(embora esteja em muitos blogs, eu segui a da Patanisca)

Ingredientes:
150 g de chocolate negro + 1 colher de sopa de cacau magro em pó
150 g de chocolate de leite (usei 100 g)
150 g de chocolate branco (usei 100 g)
2 pacotes de natas + 350 ml de leite (mistura de natas: misture tudo e divida em 3 partes de 250ml)
750 ml. de leite (dividida em 3 partes de 250ml)
3 pacotes de cuajda
2 pacotes de chipmix chocolate+100g de chocolate negro+1 colher de sopa de manteiga (usei bolacha Maria)

Preparação:
Comece por fazer a base. Pique as bolachas e derreta o chocolate com a manteiga. Misture tudo e faça a base, colocando a mistura numa forma de fundo amovível e apertando bem.

Numa panela, misture o chocolate negro, o cacau, 250ml da mistura de natas, 250 ml do leite e 1 pacote de cuajada. Mexa até engrossar, deixe arrefecer um pouco e coloque por cima da base.

Quando a primeira mistura estiver completamente arrefecida, na mesma panela, faça a camada castanha (chocolate de leite+250ml mistura de natas+250ml leite+1 pacote cuajada).

Faça a camada branca utilizando o mesmo procedimento das camadas anteriores.

Leve ao frigorífico e desenforme no dia seginte.

A camada de bolacha descola-se mais facilmente da base se aquecer um pouco a forma antes de partir as fatias.

19 comentários:

Elisabete disse...

Esta tarte é simpelsmente divina. Eu não usei a cuajada e a receita que fiz é ligeiramente diferente mas acredito que o sabor seja quase igual (porque fiz com gelatina.É apreciada por todos quantos a provam.
A tua tarte ficou simpelsmente magnífica, linda, linda.
A Abelhinha é um espectáculo de pessoas e, eu nem a conheço pessoalmente como tu, mas do que se dá a conhecer...ninguém tem dúvidas da pessoa fantástica que é.

L de Leão disse...

Faço esta tarte mesmo muitas vezes e é sempre sucesso garantido! É deliciosa e todos adoram...

Maria Maia disse...

Opá, assim fico sem palavras, e tb têm muito a ver com a pessoa que está ai desse lado, uma menina como tu que ajuda tanto os animais que mais gosto, só podia provocar em mim tanto carinho.
Em relação á tarte,acredita foi o primeiro doce que fiz com a cuajada, eu adoro, pois adoro leite e natas.
P.s. O nosso menino está lindo,alto, elegante, um charme de cão.
beijocas

Smsn-artes e ideias disse...

fantastico!!

smsn.artes

Me disse...

Tenho muita pena de não gostar de chocolate, por inúmeros motivos... e agora fico com mais pena, é que esta tarde é tão tão gira que até dá raiva não gostar de chocolate!

analuciana disse...

obrigada pela visita!
estou ansiosa para experimentar esta tarte!

Ana Rita disse...

Que saboroso :) Sabia bem agora :)

beijocas grandes

a Trofa tem cozinheira disse...

sim sem duvida que a receita é de uma menina fantastica!!! tb axo!!!! a tua sobremesa esta lindissima mesmo!!! fiquei tentada a fazer!!! ADOReI!

Patanisca disse...

ADORO essa tarte de 3 chocolates. A minha versão (igual à receita que fizeste) é diferente da original, pois tem menos natas e menos açúcar. Mesmo assim, acho que fica deliciosa e menos calórica, claro :)
A tua ficou tão perfeitinha!!! Parabéns!!

ameixa seca disse...

Ainda bem que a ausência é por bons motivos :)
Ando para fazer uma sobremesa deste género há séculos. Tenho os chocolates guardados para esse fim. Com sorte, acho que vai ser uma das sobremesas de Natal :)

L de Leão disse...

Só um aparte: quando puderes coloca a tua receita das panquecas pf! É que a que usei e pus no blog foi uma que encontrei por acaso. Eu gostei mt do resultado mas gosto de experimentar diferentes ;)

Marina disse...

Aqui está uma receita para eu experimentar a cuajada e com um visual todo xpto! lol

Aproveito para agradecer o link para a Associação que não conhecia. Acho que estão a fazer um bom trabalho! É bom saber que associações como este funcionam e dão os seus frutos.

Beijinhos.

PratosdaBela disse...

Uma fatia por favor....
Jnihos fofos

Unknown disse...

Ai q camadinhas optimas :)

Bjs

disse...

sempre que vejo esta tarte fico a babar!
está linda!

moranguita disse...

que bonita que ficou ana.
esta um espectaculo.
podes mandar um cadito para mim.
bom fim de semana
beijocas

Cininha disse...

Também eu ando meia reformada da cozinha e do blog, agora é mais letras numeros e ditongos hehe
Essa tarte ficou com um ar divino :-)
bjs

Marta Cunha disse...

Olá Ana! A tua tarte ficou um mimo!
Por aqui não encontro a dita cuajada, mas pode ser que um dia chegue cá. Beijocas e tudo de bom.

meninaluaprimavera disse...

olá!
já sigo o blog há algum tempo e adoro!
em relação a esta receita tenho uma dúvida e espero que me ajude.
quando se refere aos pacotes de cuajada refere-se a 4 embalagens ou a 4 saquetas? é que cada embalagem de cuajada traz 4 saquetas...
fiquei na duvida.
pf responda o quanto antes pois tenho intenção em fazer este bolo para a Páscoa
obrigada