...ou neste caso uma tarte.
Deu-me a preguiça e fiz em forma de tarte. Grande erro. Esta receita deve ser efectivamente feita em tarteletes por causa do creme…senão é quase impossível de comer sem acontecer um desastre :p
Também não fiz a massa da receita…outro erro. Usei massa quebrada de compra, mas é demasiado fina para o creme (e 1000 vezes menos saborosa que a original!).
E estes erros ocorreram porquê? Por causa da preguicite aguda…não me apeteceu forrar as formas de tarteletes e não me apeteceu fazer a massa…
Felizmente acho que este estado de letargia que se apoderou de mim, começa a desaparecer!
Tenho-me proposto a diversas tarefas aos fins-de-semana e tenho conseguido atingir os meus objectivos! Já tratei do meu “quintal” e do meu “jardim”, tratei dos meus pacotes de açúcar que já se acumulavam há um ano, arrumei a despensa, tratei de papelada da associação e mais uma série de pequenas coisas que precisavam da minha atenção! Estou muito orgulhosa de mim :)
No meio de tanta arrumação e limpeza deparei-me com alguma falta de organização/desaproveitamento de espaço nos armários lá de casa. Por isso fiz um levantamento exaustivo das necessidades de organização e hoje rumo ao IKEA, munida de uma lista detalhada, para comprar uma série de prateleiras, caixas e caixinhas, ganhos e cabides para dar um ar mais arrumado aos armários lá de casa.
Haverá coisa pior do que abrir um armário e encontrar tudo ao monte, ou precisar de uma coisa que está por baixo de outras mil coisas? Ok…há coisas piores, mas esta também é má! Valha-nos o IKEA :)
Mas voltando à tarte que é mais interessante.
Faço esta tarte há alguns anos, lembro-me de ter visto a receita numa revista e de a ter passado para um papel.
É, sem qualquer sombra de dúvidas, a minha tarte favorita! Faço sempre em tarteletes (como manda a receita), desta vez não fiz e foi uma aventura tentar comer a tarte :)
Tem um sabor acentuado a limão que eu gosto tanto!! E depois aquela combinação maça/amêndoa, com um creme tão suave…hum…simplesmente deliciosa! Sei que vocês provavelmente salpicariam com um pouco de canela, mas eu não sou doida por canela e nesta tarte gosto do sentir o limão!!
Para quem gostar de geleias (que não é o meu caso) acho que ficaria bem pincelar as maças com geleia, para dar um ar mais lustroso =) eu gosto dela assim ao natural!
Se quiserem fazer esta receita, não usem massa quebrada de compra, é demasiado fina para “aguentar” o creme, quer fisicamente falando (para a coisa não se desfazer toda), quer a nível de paladar, porque é creme a mais para tão pouca massa.
E como o post já vai longo, vamos lá à receita?
Ingredientes:
Massa:250 g de farinha
120 g de açúcar
120 g de manteiga
1 ovo
Raspa de ½ limão
Recheio:5 dL de leite
casca de 1 limão
3 ovos
120 g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
Sumo ½ limão
Amêndoa filetada
4 maças
Preparação:Massa:Misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea.
Molde uma bola e reserve 20 minutos no frigorifico.
Estenda a massa e forre as tarteletes. Pique o fundo com um garfo e se gostar da massa mais estaladiça, leve a cozer 15 minutos, cobrindo a massa com papel vegetal e recheando com leguminosas, para evitar que empole. (eu não cozo previamente porque gosto de massas mal cozidas)
Recheio:Leve o leite a ferver com a casca do limão.
À parte misture o açúcar com os ovos e a farinha. Junte o leite quente em fio, a esta mistura, mexendo sempre. Leve ao lume brando até engrossar, nunca parando de mexer.
Retire e deixe arrefecer um pouco.
Corte as maças em cubos e regue com o sumo de limão e envolva as amêndoas.
Distribua o creme pelas tarteletes, coloque as maças com as amêndoas por cima do creme e leve ao forno 25 minutos.
Voltando as arrumações, alguém sabe onde posso encontrar suportes para chávenas, daqueles que se encaixam nas prateleiras interiores dos ármarios, sem ser em catálogos? Obrigada