sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rolinhos de Beringela (quase) Vegetarianos

Ora cá está a primeira (de muitas) receitas com Beringela. E porque os olhos também comem, depois de ver esta receita da Marina decidi que tinha ser a primeira! Aproveito também para agradecer a todas as cozinheiras que partilharam receitas, há beringelas para todas elas!!



Inspirei-me na receita da Marina, embora não a tenha seguido à risca, e uma das principais alterações foi a troca da carne pela soja. Ao contrário do que ela diz, não acho que seja uma receita complicada nem trabalhosa e para quem achar que é, vale bem a pena!

Ultimamente nunca me apetece comer carne (e ainda bem!) vai escapando a carne de frango. Nós já somos muito limitados nas carnes que comemos, cá em casa só entra frango, vaca, peru e porco (e neste caso muito pouco porque não sou grande apreciadora…) e com esta minha falta de vontade ainda se come menos.

Quando vi a receita, automaticamente a imaginei com soja e acho que resultou muito bem. Ainda não é uma receita 100% vegetariana porque coloquei um pouco de bacon só para dar aquele sabor típico dos fumados. Eu sei que há alternativas vegetarianas mas não sei onde encontrar, se conhecerem algum sítio onde comprar na zona de Aveiro e OAz avisem!

Mas então vamos lá tentar explicar como se faz esta iguaria :)

Vamos à receita?
As quantidades são aproximadas, porque fiz a olhómetro, mas vou dar o meu melhor na quantificação! Fiz para 2 pessoas.

Ingredientes
Recheio:
3 mãos cheias de soja granulada e demolhada (gostaram da quantificação??)
Pedacinhos de bacon q.b. (ponho mesmo pouco, apenas para dar sabor)
¼ pimento amarelo picado finamente
½ tomate picado finamente
1 cenoura ralada
½ copo de vinho branco
Cebola, alho e azeite q.b. para o refogado
Sal, piri-piri, tomilho e louro q.b. para temperar
3 ou 4 colheres de sopa de polpa de tomate

Rolinhos:
1 Beringela
½ tomate cortado em cubos
100 mL de molho Bechamel (200 para os mais gulosos)
Queijo ralado para gratinar (usei uma mistura de 3 queijos)
Azeite q.b. para “fritar” as fatias de beringela.

Preparação
(Antes de começar a cozinhar é necessário demolhar a soja durante 30 minutos. Para facilitar os cozinhados no dia-a-dia, quando compro um pacote de soja demolho tudo junto, depois guardo em quantidades “individuais” e congelo. Quando preciso é só ir buscar ao congelador e está prontinha a usar!!).

Comece por fazer o refogado com a cebola e o alho. Quando estiver no ponto (e aqui há quem goste mais lourinho e há quem goste do refogado mas branquinho), adicione o tomate cortado finamente, o pimento também finamente cortado, o bacon e a cenoura ralada, deixe apurar um pouco e adicione a soja. Tempere com sal, piri-piri, tomilho e louro. À medida que for necessário vá adicionando o vinho branco. Deixe cozinhar e no final adicione a polpa de tomate (a soja granulada fica pronta em 10/15 minutos, às vezes deixo mais tempo para apurar melhor!).
(a Marina adicionou maizena para engrossar, mas com a soja não foi necessário).

Entretanto, cortam-se em fatias, as mais finas possíveis, pelo seu comprimento.“Unta-se” uma frigideira com um pouco de azeite e fritam-se rapidamente as fatias de beringela até “amolecerem” (convém colocar, depois de fritas, sobre papel absorvente porque as beringelas absorvem muitas gordura, é também por isso que apenas untei a frigideira)

Estendem-se as fatias de beringela numa tábua, recheiam-se com o preparado de soja e enrolam-se tipo canelones. Colocam-se os rolinhos cuidadosamente num tabuleiro que possa ir ao forno.
Corta-se o tomate aos cubos, dispõe-se por cima dos rolinhos e rega-se com o molho bechamel. Polvilha-se com queijo ralado e vai a forno a gratinar!


Ficamos com um belíssimo prato leve e saboroso!! A repetir :)

Há 3 dias que bebo religiosamente a cena de beringela e limão. Basicamente sabe a limonada sem açúcar. Uns dias mais ácida, outros menos, tudo depende dos limões. Pessoalmente gosto dela menos ácida, porque não me arranha na língua e custa muito menos a beber! Quando completar 15 dias vou fazer novas análises. Vou ficar muito orgulhosa quando passar abaixo dos 200 mg/L!!

10 comentários:

Unknown disse...

Parece-me deliciosa esta receitinha.
Vou levar para a minha cozinha para experimentar qualquer dia :)

Jitos

Queen of Hearts disse...

Ana,
Gostei e vou experimentar! Mas olha uma coisa: tu descascas as beringelas? Não se pode/deve comer a casca? Eu ainda ontem fiz beringelas recheadas e só retirei o "talo", de resto apenas parti a meio no sentido longitudinal e retirei a polpa... :S Será que devia ter descascado?

anabenfica disse...

Olá Queen,

Eu não descasquei, mas supostamente a receita da Marina diz para descascar. Eu preparo a beringela antes de ir dormir, pois tem de ficar a marinar, nem me lembrei de descascar, já foi bom ter-me lembrado de a cortar às fatias em vez de a cortar aos cubos!

Como eu nunca tinha cozinhado beringela, decidi manter a parte de descascar da receita original...

Marina disse...

Que bom que gostáste! Fiquei contente por te "estreares" com esta!

A foto do meu post foi no dia de anos da minha filhota e cozinhei quase o triplo das quantidades que apresentas... e estava um calor horrível, passei muito tempo no fogão a fazer outras coisas mais... daí eu dizer que foi um pouco complicado e a ajuda da minha mãe foi preciosa para fritarmos e enrolarmos as beringelas em três tempos!

Quanto ao descascar, já repeti a receita e também já não descasco. Não merece a pena! Além do que a casca deve ter muitas coisas boas.

Gostei da tua sugestão com soja granulada. Comprei um pacote e vou experimentar.
A dica de demolhar e congelar vai ser útil.

Vou ficar a torcer para uns bons resultados nas próximas análises.

Beijinhos.
=)

anabenfica disse...

Marina,
Assim já tens desculpa! Realmente para 2 pessoas (e não estava calor) faz-se num instantinho!

Vou então retirar a parte do descascar!

Queen of Hearts disse...

Obrigada pelos esclarecimentos, meninas! Eu gostei assim, com casca, mas nunca se sabe. :)

Bom fim de semana!

luarte disse...

Pois é Ana, eu também sofro do mesmo mal que tu e também não sou gorda.
Os meus últimos valores foram de 201 há coisa de 1 mês, mas eu quero descer isto (eu sou de oscilações também). Nunca cheguei a fazer mesinhas mas quem sabe se um dia não tenho mesmo de recorrer a elas.
Pela tua explicação parece-me que é com facilidade que medes o teu colestrol. Eu desleixo-me um bocado nisso porque implica ir à médica e pedir a requisição de análises e depois ir fazê-las. Será que já há alguma forma mais simples e rápida que eu não sei?
Beijinhos

anabenfica disse...

Olá Luarte,

Podes fazer um acompanhamento nas farmácias. É um teste semelhante ao da glicose, uma simples picada e já está. Claro que não tem a fiabilidade de uma análise completa ao sangue mas serve para teres uma noção dos valores. Eu confio nos resultados porque uma vez fiz uma análise de farmácia e logo a seguir uma de laboratório e a da farmácia errou por 4 ou 5 mg/L (por norma os testes de farmácia dão sempre ligeiramente abaixo da realidade).

Ah...e só te dá o colesterol total, mas eu já sei, através do meu historial, que tenho o meu colesterol mau alto e tenho de tomar medidas!

luarte disse...

Obrigada pela explicação :)
Beijocas

ameixa seca disse...

A única coisa que me impede de virar vegetariana é o bacon e os enchidos em geral :) Esta beringela ficou maravilhosa!