domingo, 4 de julho de 2010

Colchão de Noiva (revisitado)

Eu sei...eu sei...já devia ter explicado o bolo de aniversário do K. Mas tenho uma boa desculpa: não tinha comigo o cartão da máquina onde estavam as fotos! (não é lá uma grande desculpa pois não?)



Então, respondendo às perguntas que me colocaram:
- Sim, o bolo foi feito por mim.
- A receita é o famosíssimo colchão de noiva. Por isso quem estava à espera de uma grande novidade, leva apenas com conhecido, mas maravilhoso bolo. Quem já o fez sabe do que estou a falar :)

Desde que o me apresentaram esta receita que se tornou uma visita assídua nos aniversários. É que o raio do bolo é bom, mesmo mesmo mesmo bom.
Porque é que só faço nos aniversários? Perguntem ao Queiroz (pronto...pronto...fui mazinha). Não tenho nenhuma razão para o fazer só nos aniversários, mas acho que é um bolo tão bom e requintado que merece ocasiões especiais (se bem que posso alegar que todas as ocasiões em que como bolo são especiais...)

Mas vamos então lá revisitar a receita que já andava por aqui.

Como o K. fez anos num Domingo, aproveitamos para reunir as 2 famílias, por isso precisava de um bolo grandito. Foi um dia muito bem passado, com todos aqueles de quem gosto presentes (só faltou a minha irmã E. que teve de trabalhar e a Avó M.), num belo Domingo de sol, com muita conversa, comida da boa e muita alegria!
A família é o melhor que temos e não deve haver tristeza maior do que não se conseguir conviver em harmonia com todos aqueles que amamos.
Isto tudo para dizer que tive de duplicar a receita para chegar para todos. Optei por fazer 2 bolos separados (até porque só tenho um tabuleiro) e depois juntar.

Vamos à receita?

Bolo
Ingredientes:
(para cada bolo)
6 ovos
250 g de açúcar
100 g de fécula de batata
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento
sumo de meio limão

Preparação:
Batem-se as claras em castelo.
Depois, sem bater, mistura-se o açúcar e a farinha. Quando bem mexido juntam-se as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão.
Vai ao forno em forma bem untada e polvilhada, durante 35 a 40 min, a 180ºC. Façam o teste do palito para confirmar.

Creme
(preparei o creme enquanto de cozia o primeiro bolo)
Ingredientes;
6 gemas
150g de açúcar
3 colheres de sopa de maizena
1 colher de chá de essência de baunilha
1L de leite

Preparação:
Coloca-se o leite ao lume com a farinha maizena e deita-se o açúcar. Mexe-se bem e quando o creme começar a ficar espesso, deitam-se as gemas e a essência de baunilha, mexendo sempre.

Montagem do bolo
Vamos precisar de:
2 bolos
Creme
1 pacote grande de maltesers
3 pacotes de palitos de chocolate (comprei estes)
morangos q.b.

Desenforme o primeiro bolo, barre generosamente a parte de cima com o creme. Desenforme cuidadosamente o segundo bolo sobre o creme.
Depois de alinhados barre todo o bolo (parte de cima e laterais) com o creme. Cubra todas as laterais do bolo com os palitos de chocolate (eles aderem muito facilmente ao creme e mantêm-se no lugar)
No topo do bolo espalhe aleatoriamente os maltesers deixando um espaço para a flor de morango.

Para fazer a flor de morango, basta cortar os morangos ao meio, para formar a base. A camada intermédia fiz com fatias finas de morango e o centro é apenas um morango cortado em 4!

10 comentários:

Abelha Maia disse...

Parabéns atrasados, o bolo está lindo, perfeito.
bjsss

Unknown disse...

Que rico bolo sim sra!
Parabéns ao aniversariante!

Beijocas***

Paulinha disse...

Tal como referi no post anterior, o bolo ficou lindissima.
Uma verdadeira obra de arte.
O K. e toda a família deve ter elogiado imenso.

Beijinhos

ameixa seca disse...

Estou como tu, só faço esse bolo em ocasiões especiais porque o raio do bolo é mesmo muito bom. Ficou fantástico decorado por ti :)

Marta Cunha disse...

Muitos Parabéns!
Principalmente para quem confeccionou o bolo que ficou lindíssimo! Beijocas e bom fim de semana.

Agridoce disse...

Tenho de o experimentar :)

Maria disse...

Para o creme tambem dobrou a receita ou fez só uma?

Não há uma fotografia do inteior?

Obrigada

anabenfica disse...

Olá Maria,

Para o creme fiz as quantidades indicadas na receita acima. No caso do bolo, em vez de 1 fiz 2 :)

Quanto ao interior ainda tirei foto mas ficou muito desfocada...no entanto pode espreitar aqui uma foto do interior
http://tricas-e-nicas.blogspot.com/2009/05/um-colchao-para-as-maes.html embora não parece tem uma camada de creme no meio!!

disse...

Olá! segui esta sugestão que me foi dada pela agridoce e fiz o bolo que estava genial!!! beijinhos

Smsn-artes e ideias disse...

sempre que te visito, mesmo sem comentar venho sempre dar a este post!!

ficou fantástico!!