terça-feira, 13 de julho de 2010

Receitas com Beringela

Na semana passada lá me decidi a fazer uma coisa que há muito já deveria ter feito...medir o colesterol.

E porque andava eu a adiar? Porque já sabia que a maquineta não me ia dar uma resposta muito boa.

Desta vez diz-me ela que o meu estimado colesterol está de óptima saúde e cada vez mais perto da barreira dos 240. Já vai nos 232 mg/L... (é conveniente não ultrapassar os 180 mg/L)

Pelo menos desde os 15 anos que tenho o colesterol alto. E não...não está directamente relacionado com a minha alimentação, é óbvio que influencia, mas há outros factores "internos" que ajudam ao crescimento do meu amigo colesterol.
Acho piada quando se viram para mim e dizem "não tens nada colesterol...não podes ter és magra". Como se uma coisa tivesse alguma coisa a ver com a outra...é isso e dizerem que as magras não têm celulite...
Uma vez ouvi um ex-obeso dizer que com 164 kg não tinha nenhum problema com o colesterol. Dizia ele que a gordura se acumulava toda na barrinha e não tinha tempo e andar a passear no sangue :)

Aqui há uns tempos, quando ele andava nos 239 mg/L, comecei a tomar aqueles mini iogurtes para reduzir o colesterol e consegui chegar aos 169 mg/L. Mas eu detestava aquilo, eu não gosto de leite nem de iogurtes líquidos e só Deus sabe o que me custava beber aquilo pela manhã.
Desta vez decidi experimentar uma coisa mais natural, a famosa "mezinha" de beringela e sumo de limão e assim sendo vou ficar com toneladas de beringela lá em casa. É que tenho de usar 1 por dia, como tenho de fazer isto durante 30 dias vou ficar com 30 beringelas cortadas aos pedaços sem destino certo.

Nunca tive o hábito de ter/comer beringelas em casa, por isso não faço ideia do que fazer com elas. Já sei que posso congelar os cubos, mas acho que não tenho espaço no congelador para 30 beringelas, por isso, estimadas amigas cozinheiras, é favor começarem a enviar receitas boas e saborosas que levem muiiiita beringela!!


imagem retirada da internet

Obrigada! Eu agradeço e o meu congelador também!

8 comentários:

Clara disse...

Olá Ana,
Eu costumo fazer beringelas recheadas com carne picada ou com atum (tens no meu blog a receita na versão "courgete"); todos os dias como sopa ao jantar e é sempre feita com beringela e courgete em substituição da batata. Há alguns dias tb vi um bolo feito com beringela (tenho de procurar a receita) e podes fazer assados com uma cama de legumes onde a beringela pode estar presente.

Tuquinha disse...

junta-te ao clube......248 tenho eu e não me considero groda (57Kg)no entanto fumo...ai,ai,ai e não consigo baixá-lo...
não sabia que a beringela era boa para isso....experimenta lá e dá lá depois a receita ok?
beijocas

anabenfica disse...

Clara,
Beringela recheada não dá, porque "estrago" as beringelas ao partir em pedaços. Se encontrares a receita do bolo, avisa!


Tukinha,
Eu tenho 232 para 48 kg de gente :|

Depois venho cá contar como correu :)

Marina disse...

Ana, espero que essa situação se componha!
Fica aqui o meu contributo:

http://cabecasdealhochocho.blogspot.com/search/label/Beringela

Nas receitas podes substituir as carnes vermelhas por carnes brancas...

Beijinhos.

Smas disse...

Já agora deixo o meu contributo: http://experienciasnacozinha.blogspot.com/search/label/Beringela

Anónimo disse...

Não queria desanimar... mas tomei sumo de beringela durante 6 meses seguidos com limão ficava de um dia para o outro num litro de água em jarro de vidro... e qd fui medir o colesterol..... este aumentou.....
Acho melhor pensar no Benecol é pequenino e dá resultado.

Sara

Catarina disse...

Eu não tenho problemas com o colesterol mas tenho amigas da minha idade (na casa dos 20 e poucos) que têm! É uma chatice! Convém não esquecer que não basta a dieta mas também fazer exercício físico, usar azeite e cortar nas gorduras saturadas, comer peixe gordo (por causa do ómega 3), por aí!

Aqui vai o meu contributo: beringelas recheadas (http://restaurante4patas.blogspot.com/2010/05/beringelas-recheadas-com-frutos-do-mar.html) e Salmão com ratatouille com MEGA ómega 3 (http://restaurante4patas.blogspot.com/2010/04/salmao-ao-vapor-com-ratatouille.html)!

Beijinho e boa sorte!

marcia disse...

ola, eu tenho 17 anos para 45kg e tenho o colestrol elevado (230) tambem ja a uns aninhos, e tambem nao se deve ao facto de uma ma alimentaçao... o meu medico receitou me uns comprimidos para o colestrol, ao inicio dava resultado, mas agora ja nao acho que o meu colestrol ja se abituou aos comprimidos...ja ouvi montes de coisas que dizem que ajudam a baixar o colestrol, mas quando o colestrol nao se deve a uma ma alimentaçao, mas sim e produzido pelo o organismo e muito mais dificil resultar essas coisas...eu aconselho te a teres cuidado com a gema do ovo, porque tem muito colestrol, comer alho ( se retirarmos o olhinho que tem dentro do alho ja nao ficamos com aquele mal alito a alho)e apanhar sol porque ao apanhar sol,claro sem apnhar um escaldao, estamos a ajudar o sangue a ficar mais fluido... bem resta me desejar te boa sorte com o sumo de beringela, eu ja esperimentei essa receita e digo te que me ia vomitando toda:/
bjs