
Na Páscoa uma senhora costumava oferecer sempre um à minha avó até que um dia a minha irmã M.(ou terá sido a E.???) arranjou uma receita e o bolito começou a ser feito por nós e aparecer lá por casa em várias ocasiões.
Gosto muito muito deste bolo, é massudo e consistente, mas também húmido e com um excelente sabor! Quando trabalhava no C. levava imensos bolos (tinha uma desculpa para os fazer, alguém com quem dividir as calorias e - umas gulosas de primeiras - muitos elogios para levantar o ego!), este era sem dúvida um dos favoritos.
É um bolo muito fácil de fazer (a parte mais trabalhosa é forrar a forma, mas se usarem caramelo de compra até isso simplifica!) e que fica com um excelente aspecto para levar à mesa (este ficou mais morenito porque queimei demais o caramelo).
Vamos à receita?
Ingredientes:
200 g de açúcar
200 g de margarina
300 g de farinha
4 ovos
2 dL de leite
1 lata de ananás em calda
caramelo para barrar a forma
Preparação:
Forre uma forma, sem buraco, com caramelo deixe arrefecer. Pincele com margarina e cubra o fundo e as paredes com rodelas de ananás (seque bem as rodelas de ananás antes de as colocar na forma).
Bata a manteiga amolecida com o açucar até obter um creme fofo. Junte os ovos 1 a 1 batendo bem entre cada adição.
Adicione alternadamente a farinha com o leite. Por fim adicione cerca de 50 mL da calda do ananás e misture bem.
Deite a massa na forma e leve a cozer a 180º cerca de 60 minutos. (é um bolo que demora algum tempo a cozer. Eu costumo cobrir com papel de alumínio para não queimar e muitas vezes ligo a ventoinha)
Este bolito é dedicado a todas a minhas coleguinhas do C., especialmente à E. e à M., por me terem ensinado tanta coisa, por serem umas excelentes profissionais e por ter construído com elas uma bela amizade!! Além disso elas são as fãs n.º1 deste bolo ;)
3 comentários:
ficou excelente!!!
e com uma cor deliciosa.
qq dia experimento.
bjkas
Adoro bolo de ananás. Ficou bem lindo morenito :)
Hummmmmmmm
Mais uma receita a experimentar
Jinhus
Enviar um comentário