sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pastéis de feijão

Nunca tinha comido pastéis de feijão, nunca me tinha apetecido comer pastéis de feijão, nunca olhei para os doces com feijão como algo comestível (doceiramente falando é claro).
Para mim os feijões são para comer na sopa, com carne, no arroz, em saladas e não em doces. Mas o K. gosta de pastéis de feijão, o Padrinho gosta de pastéis de feijão, muita gente gosta de pastéis de feijão e se são presença constante em todas as pastelarias é porque realmente devem ser comestíveis.

Tinha a receita guardada há algum tempo, mais pela curiosidade de fazer um doce com feijão do que pela vontade de comer. Finalmente lá me decidi e meti mãos à obra!
Saiu uma coisa diferente do que estava à espera: muito húmidos, bastante doces (e eu reduzi a quantidade de açúcar) e com uma textura/sabor que me fez lembrar as queijadas de Sintra (o que para mim não é necessariamente bom, admito não ser fã das ditas). O K. adorou! Como se costuma dizer, lambeu-se todo e, tendo em conta a minha comparação, diz que são bem melhores que as queijadas típicas dessa bela vila portuguesa.

Por isso se gostam das ditas queijadas, vão gostar destes pastéis :)
Se gostam de doces “doces”, com ovos e canela, vão adorar estes pastéis.
Eu que supostamente não fiquei deslumbrada com o resultado….já perdi a conta aos que comi! Admito…viciam!!

A receita tirei do suplemento “O melhor da cozinha portuguesa” de uma revista generalista qualquer (não sei o nome porque só guardei o suplemento, mas deve ter sido de algo tipo Nova Gente, TV 7 dias ou coisa assim).
Fiz a receita “integral” e rendeu 12 queques e 6 tarteletes (não tinha formas para mais e não me apeteceu esperar…). Para a próxima faço metade da receita porque é demais para 2 pessoas. Embora leve uma carrada de coisas é simples de fazer, o que dá mais trabalho é mesmo forrar e encher as formas.

Vamos à receita?

Ingredientes:
300 g de massa folhada congelada (usei 2 embalagens de massa folhada fresca, de 230 g cada, mas gastei apenas 1 embalagem e meia).
500 g de açúcar (usei 400 g)
2 dL de água
2 ovos
6 gemas
Casca de 1 limão
1 colher de sopa de farinha
1 lata pequena de feijão branco cozido (280 g)
2 colheres de sopa de côco ralado
1 colher de sobremesa de canela em pó
Açúcar em pó q.b. para polvilhar (não polvilhei)
Manteiga q.b. (para untar as formas, mas aconselho a polvilharem também com farinha…)

Preparação:
Forre as formas, previamente untadas e polvilhadas, com a massa folhada e reserve.
Reduza o feijão branco a puré.
Leve o açúcar com a água e a casca de limão ao lume e ferva 2 minutos. Misture os ovos com as gemas e a farinha. Verta a calda do açúcar sobre o preparado, seguida do puré. Junte o côco e a canela e deixe em repouso 15 minutos. Ligue o forno a 180º. Mexa p creme e distribua pelas formas. Polvilhe com açúcar em pó e leve a cozer 35 minutos. Desenforme quando mornas e polvilhe com mais um pouco de açúcar em pó.

1 comentário:

ameixa seca disse...

Pastéis de feijão são os meus pastéis favoritos, os de grão também são muito bons :) Pode até parecer estranho o uso das leguminosas nos doces, mas são mesmo deliciosos :)