Nunca tinha comido pastéis de feijão, nunca me tinha apetecido comer pastéis de feijão, nunca olhei para os doces com feijão como algo comestível (doceiramente falando é claro).
Para mim os feijões são para comer na sopa, com carne, no arroz, em saladas e não em doces. Mas o K. gosta de pastéis de feijão, o Padrinho gosta de pastéis de feijão, muita gente gosta de pastéis de feijão e se são presença constante em todas as pastelarias é porque realmente devem ser comestíveis.
Tinha a receita guardada há algum tempo, mais pela curiosidade de fazer um doce com feijão do que pela vontade de comer. Finalmente lá me decidi e meti mãos à obra!
Saiu uma coisa diferente do que estava à espera: muito húmidos, bastante doces (e eu reduzi a quantidade de açúcar) e com uma textura/sabor que me fez lembrar as queijadas de Sintra (o que para mim não é necessariamente bom, admito não ser fã das ditas). O K. adorou! Como se costuma dizer, lambeu-se todo e, tendo em conta a minha comparação, diz que são bem melhores que as queijadas típicas dessa bela vila portuguesa.
Por isso se gostam das ditas queijadas, vão gostar destes pastéis :)
Se gostam de doces “doces”, com ovos e canela, vão adorar estes pastéis.
Eu que supostamente não fiquei deslumbrada com o resultado….já perdi a conta aos que comi! Admito…viciam!!
A receita tirei do suplemento “O melhor da cozinha portuguesa” de uma revista generalista qualquer (não sei o nome porque só guardei o suplemento, mas deve ter sido de algo tipo Nova Gente, TV 7 dias ou coisa assim).
Fiz a receita “integral” e rendeu 12 queques e 6 tarteletes (não tinha formas para mais e não me apeteceu esperar…). Para a próxima faço metade da receita porque é demais para 2 pessoas. Embora leve uma carrada de coisas é simples de fazer, o que dá mais trabalho é mesmo forrar e encher as formas.
Vamos à receita?
Ingredientes:
300 g de massa folhada congelada (usei 2 embalagens de massa folhada fresca, de 230 g cada, mas gastei apenas 1 embalagem e meia).
500 g de açúcar (usei 400 g)
2 dL de água
2 ovos
6 gemas
Casca de 1 limão
1 colher de sopa de farinha
1 lata pequena de feijão branco cozido (280 g)
2 colheres de sopa de côco ralado
1 colher de sobremesa de canela em pó
Açúcar em pó q.b. para polvilhar (não polvilhei)
Manteiga q.b. (para untar as formas, mas aconselho a polvilharem também com farinha…)
Preparação:
Forre as formas, previamente untadas e polvilhadas, com a massa folhada e reserve.
Reduza o feijão branco a puré.
Leve o açúcar com a água e a casca de limão ao lume e ferva 2 minutos. Misture os ovos com as gemas e a farinha. Verta a calda do açúcar sobre o preparado, seguida do puré. Junte o côco e a canela e deixe em repouso 15 minutos. Ligue o forno a 180º. Mexa p creme e distribua pelas formas. Polvilhe com açúcar em pó e leve a cozer 35 minutos. Desenforme quando mornas e polvilhe com mais um pouco de açúcar em pó.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Pastéis de feijão são os meus pastéis favoritos, os de grão também são muito bons :) Pode até parecer estranho o uso das leguminosas nos doces, mas são mesmo deliciosos :)
Enviar um comentário