sexta-feira, 8 de maio de 2009

Panquecas

A maioria das pessoas prefere os crepes às panquecas. Eu não…gosto muiiiiito de crepes (então os do Colheradas...upa upa!!), mas prefiro de longe as panquecas.

Eu adoro pão e tudo o que se assemelhe. Ao contrário do comum dos mortais eu gosto das coisas com pouco recheio e com muito pão. Por exemplo, adoro as bordas das pizzas (o que é positivo porque ninguém as quer eu posso sempre ficar com elas!!), gosto dos lanches com mais massa que recheio, gosto da bola com muito pão e pouca carne, gosto dos croissants recheados com muito massa e por aí fora.
É por isso que adoro panquecas, porque são massudas e consistentes!! Além disso são fáceis de fazer e quando me dá ataques súbitos de comer uma coisa boa e doce as panquecas são sempre uma boa opção (embora a massa tenha de repousar, dá perfeitamente para o fazer enquanto se cozinha o jantar).

Há 1001 receitas de panquecas, esta tirei-a não sei de onde há muito tempo. Como a massa fica boa e até relativamente húmida, nunca senti necessidade de experimentar outras receitas. Esta dá para cerca de 6 panquecas.

O acompanhamento fica ao gosto de cada um, para mim não nada que saber: é com molho de chocolate e bem regadas! O K. vai variando, às vezes como com chocolate, outras vezes com doce de ovos e canela mas normalmente come com banana regada com mel e canela.
O molho de chocolate tirei do Gastronomias (a receita está claro, porque infelizmente ainda não dá para descarregar os pratinhos prontos a comer).


Vamos às receitas?

Panquecas
Ingredientes:
250 g de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
2 dL de leite
60 g de manteiga

Preparação:
Peneirar a farinha, formar uma cavidade e deitar aí o açúcar.
À parte misturar os ovos com o leite e juntar a manteiga derretida. Adicionar esta mistura *a farinha e mexer bem para obter uma massa lisa e sem grumos.
Deixar repousar 30 minutos.
Deitar pequenas porções de massa numa frigideira anti-aderente e deixar cozer dos 2 lados (ou então nessa maravilha dos utensílios de culinária: o pancakemaker). Acompanhar a gosto.

Molho de chocolate
Ingredientes:
100 g de chocolate de culinária
1 dL de água
1 colher de sobremesa de manteiga
30 g de açúcar em pó
1 dL de natas (eu não ponho tanto)

Preparação:
Partir o chocolate em pedaços. Juntar a água e o açúcar e levar a ferver em lume brando cerca de 8 minutos (convém mexer para ajudar o chocolate a derreter).
Retirar do lume e adicionar a manteiga e as natas mexendo muito bem com a colher de pau.

Este molho além de servir, e muito bem, para regar panquecas é maravilhoso para acompanhar peras cozidas!!

Acompanhamento Banana
1 banana
Mel e canela a gosto

Cortar a banana às rodelas e regar com mel e povilhar com canela a gosto.

O K. ofereceu-me no Natal um pancake maker. Acho desde os primórdios do nosso namoro que lhe andava a pedir um. Eu era daquelas miúdas que colava a ver a Televendas e achava que tudo o que vendiam lá era maravilhoso e indispensável em qualquer cozinha que se preze. Eu e as minhas irmãs chegamos a mandar vir um conjunto de canapés para a minha avó e foi a partir daí que mudei radicalmente a minha opinião sobre os produtos vendidos na Televendas (o conjunto era muito inferior ao que faziam ver na TV...quem diria).
No entanto nunca perdi a esperança de ter um pancake maker e o meu esposo dedicado finalmente realizou este meu sonho :p . Em verdade verdadinha, aquilo não é mais que duas frigideiras anti-aderentes agarradas uma à outra, mas que dá jeito lá isso dá!!
E tenho de admitir que me divirto imenso a despejar as panquecas com o dispensador de panquecas, é giro!!

Ah…e o pancake maker dá também um jeitaço para fazer omoletes e tortilhas!

4 comentários:

ameixa seca disse...

Eu também prefiro as panquecas até porque os crepes também são mais "chatos" de fazer! Tenho é que resistir à tentação senão era panquecas ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar :) Eu gosto de comer simples ou com açúcar e canela!

Marisa disse...

Ai que maravilha.... agora apetecia-me :S

Mary disse...

que belas, panquecas.
descobrir por acaso o teu blog gostei e do vi e vou voltar.
tb tenho um cantinho visita!!!


bjs

AD disse...

Ana, adoro crepes....com nutella entao...aiiiiiiiiii como até não haver mais ou crepes, ou nutella lol

Mas vou experimentar as panquecas...deram-me uma frigideira própria, só faltava era a receita!