segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bôla de Carne

Este fim-de-semana aventurei-me por coisas nunca vistas na cozinha cá de casa, entre elas esteve esta bôla de carne!


Como o K. gosta muito de salgados, e porque eu já andava com muita vontade de experimentar há muito tempo, decidi fazer uma bôla de carne. Estive quase quase para fazer a receita da Patanisca mas não tinhas os ingredientes necessários para fazer. Depois de uma procura na net, e da aprovação do K., decidi fazer esta receita da Kini.

Ao contrário do que esperava, não é complicado e não demora muito tempo!
A minha bôla ficou bastante alta porque eu despedi a minha forma rectangular (despedimento com justa causa…) e tive de fazer numa redonda. Fica bom na mesma, levou apenas mais tempo a cozer porque ficou bastante alta!
É uma experiência a repetir!!

Vamos à receita?

Ingredientes:
6 Ovos
600 g de farinha
120 g Fermento de Padeiro (usei 40 g de fermento fresco)
1 Chávena de Leite Morno (xícara ± 240 ml)
1 Chávena de Óleo (usei ¾ de chávena de azeite)
Sal q.b.
Carnes Variadas (usei bacon, mortadela com azeitonas, paio e fiambre. Na receita original ela usou também febras)
Manteiga e pão ralado q.b. para untar a forma

Preparação:
Misture a farinha com o sal (sal fino) e os ovos. Adicione o azeite e envolva tudo.Desfaça o fermento de padeiro no leite morno e junte ao preparado anterior, misturando tudo muito bem.
Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com pão ralado.
Espalhe um pouco de massa, distribua metade das carnes, ponha mais um pouco de massa, o resto da carne e termine com a restante massa.Deixe levedar a massa cerca de 20/30 minutos (como tinha o forno morno aproveitei e coloquei lá para levedar). Leve ao forno a cozer. Verifique com um palito, mas geralmente leva ± 1/2 hora em forno médio.

8 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro bôlas mas ainda não me atrevi a fazer em casa. Tenho que comprar as carnes porque nem o fiambre se usa cá em casa :) E eu espetava-lhe com queijo pelo meio também ;)

Marisa disse...

vou experimentar, gosto muito de bolas eheheh

Natália Eleutério disse...

Ficou com óptimo aspecto, faço muitas vezes,;)

anabenfica disse...

Ameixa - Tb tive de comprar as carnes porque não é costume haver disso cá em casa! Quanto ao queijo...esqueci-me!! Cheguei mesmo a tirar o queijo do frigorifico mas depois com o entusiasmo passou-m!

Marisa - Experimenta que nao te arrependo!

Nani - espero começar a fazer muitas vezes a partir de agora

L de Leão disse...

Olá!

Bem, th a dizer que é uma delícia visitar-te por cá, sp coisas apetitosíssimas!!

Continua com essa inspiração que é uma preciosa ajuda.

Bjinho e visita o meu novo blog!

Smsn-artes e ideias disse...

Excelente aspecto!! Só de ver ate apetece comer! nham nham

Também gosto muito de bôla, embora nunca tenha feito cá em casa, qualquer dia experimento e depois digo o resultado ;)

bjka

Patanisca disse...

Tem um óptimo aspecto a tua bôla. Agora fico à espera que também faças a minha :)))))))) beijinhos.

Marisa disse...

Fiz hoje 2 ficaram óptimas :)
Fofinhassssssssss hehehe