sábado, 30 de maio de 2009

Banana Frita com Gelado

Esta é uma das minha sobremesas favoritas e nem sequer leva chocolate!!


Quando vou ao "chinês" é certo e sabido que vou comer como sobremesa banana flita com gelado.
Há muitos muitos anos atrás, o casamento da A. foi no chinês. Uma coisa muito à frente para a época!! Eu tive a honra de ser a menina das alianças e fiquei admiradissima com a comida chinesa. Nunca tinha visto fruta frita e a própria comida metia-me alguma confusão. Nesse dia estava bem mais interessada no bolo de noiva do que na comida (era um livro tãooooooooo grande...ou então não...eu é que era pequena).
Durante muitos muitos anos, fruto desta minha experiência infantil, nunca quis comer comida chinesa e ainda hoje tenho gostos muitos limitados relativamente aos pratos deles excepto com a banana frita deles...gosto mesmo daquilo com uma bola de gelado de baunilha!! (Já agora...quem quiser comer a melhor comida chinesa do país tem de ir ao Chinês de São Vicente em Braga).

Mas voltando ao que interessa. Esta receita foi-me dada pela PR (olá PR!) e desde que a experimentei não quis outra coisa!
É fácil e rápida de fazer. Além disso é muito saborosa e óptima para dar um fim às baninhas lá de casa quando começam a ficar maduras demais. (e menos calórica que a sobremesa do chinês porque não leva polme)

Vamos à receita?

Ingredientes:
(para uma pessoa)

1 banana
25 grs (aproximadamente) de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
cachaça q.b.
gelado de baunilha

Preparação:

Numa frigideira anti-aderente coloque um pouco de manteiga e quando estiver derretida introzuda a banana cortada ao meio e deixe alourar dos 2 lados (na foto as minhas bananitas parecem mais bronzeadas do que aquilo que ficaram na realidade, mas isso fica ao gosto de cada um). Se necessário vá adicionando manteiga para não queimar.
Quando a banana estiver pronta adicione a restante manteiga e o açúcar, deixando-o derreter com a manteiga (apenas alguns segundos) e adicione a cachaça para não queimar o açúcar.
Deixe em lume brando até começar a formar uma especie de caramelo.

Deite as bananas com o caramelo num prato e acompanhe com gelado de baunilha!

P.S. Já fiz esta receita com vinho do porto mas ficou demasiado doce. Pessoalmente adoro o resultado com cachaça!!

5 comentários:

ameixa seca disse...

Cachaça, uiiii que alegria :) Eu não sou fã de banana mas gosto assim com o sabor disfarçado :)

Smsn-artes e ideias disse...

olá!!

deve ter ficado muito bom!!

bjho

e bom fim de semana!!

Abelha Maia disse...

Sabes que não sou fã de babana ao natural, mas assim deve ser uma delicia.
bjsss

Marisa disse...

Ai que vontade de experimentar hihihi
Jinhus

Rico disse...

Bananas fritas com gelado isso me despertou o interesse, lindo e saboroso, e uma combinação de textura e sabor intensa. lindoo. :) jinhos xx