domingo, 17 de maio de 2009

Bolonhesa Vegetariana

(ou nem por isso :p)

A I. lá do canil, deu-me um pacote de soja granulada para me apresentar ao mundo da comida vegetariana e para começar fiz uma bolonhesa de soja.

Há alguns anos atrás eu tentei entrar (erradamente) sozinha pelo mundo da cozinha vegetaria. A experiência correu mal (muito mal) e durante muito tempo desisti da ideia.
Eu gostava de ser vegetariana, de não me alimentar com a morte de animais, mas por comodismo e levada por todos os que me rodeiam, nunca tomei a grande decisão de acabar com a carne e com o peixe cá em casa.

Quanto aos ovos e lacticínios tenho uma opinião diferente. Nunca compro ovos, a minha mãe tem ovos caseiros de galinhas que vivem e morrem de forma natural, por isso não penso que isto lhes cause sofrimento ou angústia. Se tivesse de comprar ovos, faria questão de comprar ovos caseiros ou de origens “controladas” onde soubesse que as galinhas não estavam a ser “forçadas” a pôr ovos, nem viviam em condições miseráveis.
Quanto aos lacticínios, embora não seja nada nada nada amiga do leite e derivados, uso leite, natas e iogurtes na cozinha. Durante muito tempo pensei que todas as vacas viviam nas pastagens delas e diariamente eram conduzidas às ordenhas para tirar o leite. Recentemente descobri que por este Portugal fora milhares de vacas vivem fechadas o dia todo, não têm liberdade para pastar e só saem à rua para ir à ordenha. Mas aqui quero começar a fazer um esforço por comprar marcas que sejam mais amigas das vacas (ouvi dizer maravilhas das vacas açorianas!)

Voltando à comida vegetariana, tenho de começar por algum lado, acho que a soja granulada numa bela bolonhesa foi um bom começo!
Inspirei-me na minha bolonhesa de carne e saiu uma belíssima massa!

Vamos à receita?
(fiz as coisas um pouco a olho, mas vou tentar quantificar)

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
2 mãos cheias de soja granulada (bela medida digam lá :p)
½ cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
200 mL de polpa de tomate (se tiverem tomates fresco ainda melhor)
2 rodelas de chouriço (daí o quase vegetariana, mas era completamente dispensável, da próxima não ponho)
½ caldo knorr (também dispensável...e mais um a contribuir para o quase vegetariana…)
½ embalagem de cogumelos frescos
½ copo de vinho branco
Azeite q.b.
Sal e piri-piri q.b.
Orégãos a gost0
100 g de queijo (usei flamengo)

Preparação:
Comece por demolhar a soja em água morna durante 10/15 minutos.
Refogue a cebola e o alho picadinhos e sem deixar alourar o alho coloque a cenoura ralada e um pouco de polpa de tomate. Refresque com o vinho e introduza a soja (bem escorrida), o caldo knorr, a chouriça e os cogumelos cortados. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Tempere com o sal, o piri-piri e os orégãos a gosto.
Adicione mais um pouco de polpa e quando começar a ferver coloque o queijo ralado e mexe bem para derreter o queijo. Desligue o fogão, adicione a restante polpa, mexa e tape até à hora de servir.

Acompanhe com massa cozida da sua preferência!

8 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

comida vegetariana nunca experimentei mas que tem sempre muito bom aspecto lá isso tem!!
e a tua bolonhesa também :)!!!

bjka

ameixa seca disse...

Leite e natas não é muito comigo mas... manteiga, iogurtes e queijo eu adoro!! Infelizmente fica muito caro comprar produtos biológicos e de origem controlada... não é para todos. Como sabes gosto muito de animais e adoro comida vegetariana, esta bolonhesa está o máximo :)

Ana disse...

Olá Ana. Adoro o teu sitio!! :)
é verdade, as vacas açorianas são umas sortudas em comparação com as restantes colegas portuguesas... Vivem todos os dias, todo o ano, faça chuva ou faça sol, cá fora, em campos verdinhos e quase soltas (presas mas com imensa liberdade), sempre limpinhas (a chuva leva tudo) e muito calminhas! ficam rapidamente habituadas às pessoas que passam por elas (até nas rotundas há vacas, imagina! mesmo perto de minha casa, numa rua que dá para o hospital! lol) e os trabalhadores é que vêm até elas apra as ordenhar!! hÁ boa vida!!! :)
Por isso é que eu só compro leite Nova açores ou outra marca açoriana. Compro o uqe é protugues mas de qualidade e que sei ser amigo dos animais!!
beijocas
Ana

Cininha disse...

Olá Ana
Pois é voltei e as ferias foram boas :-)
Boa mesmo parece-me esta bolonhesa, vegetariana :-)
bjs

Mary disse...

Olá,Ana,
Esse teu prato deve estar muito bom.
Eu cá em casa a soja granulada, só a posso fazer assim disfarcada senão ninguém a come:) mas assim fica muito boa.



bjs

Clara disse...

Ana, tens um miminho no meu blog!
Bjokas!

L de Leão disse...

Deixei um desafio para ti no meu blog ;)!

Bjinho

Pseudo Jardineira disse...

Olá!
Costumo fazer bolonhesa vegetariana, mas mais básica. Um prato que cozinho quando não estou com paciência de picar e cortar muito eheheh. Por isso é bem mais básica que a tua.
Faço refogado com alho e cebola e junto polpa de tomate e soja. Os temperos são os que me vêm à cabeça no momento, mas gosto muito do magericão em pratos com polpa de tomate.
Logo, logo experimento a tua receita, mas sem o knorr (que não tenho em casa) e o chouriço. Podes usar chouriço vegetariano se preferires. Eu neste momento não estou abastecida de enchidos em casa.