terça-feira, 5 de maio de 2009

Bolo de cenoura e chocolate

Mais um bolo feito a pensar no K. A par do côco, tudo o que leve cenoura está bom para ele.


Na sua infância o K. adorava comer uns queques de cenoura que havia numa pastelaria aqui da zona e eu, como esposa dedicada, tentei várias receitas até conseguir chegar perto dos tais queques.
Foi então que nessa minha busca encontrei este bolo de cenoura com cobertura de 2 chocolates do Beto. Segundo o K. não são os queques que ele comia mas são igualmente deliciosos! (a verdade é que eu nem era grande fã de bolos de cenoura e gosto bastante deste!!).

Já fiz várias vezes esta receita, com cobertura, sem cobertura, só com cenoura e cenoura com chocolate, são todas maravilhosas! Quando faço em bolo dobro a receita, quando faço queques sigo a original. Apenas acrescento sempre sumo de laranja.

Desta vez, e para variar, decidi juntar chocolate e adorei!! É um bolo consistente, húmido, mas ao mesmo tempo leve. É muito muito bom! Aconselho vivamente.

Vamos à receita?
(com as minhas adaptações)

Ingredientes:
500 g de cenouras
340 g de açúcar peneirado
380 g de farinha (com fermento)
5 ovos
sumo 2 laranjas
80 g de manteiga derretida
75 g de chocolate em pó

Preparação:
Passe as cenouras pela máquina de fazer sumos e reserve o sumo e a polpa. (eu ate descobrir esta técnica cozia sempre as cenouras e depois fazia puré, mas desde que comecei a usar a maquina de sumos a diferença é estrondosa! Como a cenoura não é cozida, não perde sabor para a água e o bolo fica muito mais laranjinha e saboroso. Se não tiverem maquina, ralem a cenoura)
Bata as claras em castelo e reserve. Na mesma vasilha da batedeira, sem lavar, coloque as gemas, o açúcar e a manteiga derretida. Bata em velocidade média até que todos os ingredientes fiquem bem misturados e o creme fique esbranquiçado.
Adicione o sumo de cenoura e o sumo de laranja ao creme e depois a polpa e bata por mais alguns instantes em velocidade média.
Adicione a farinha e misture os ingredientes em velocidade baixa.Envolva as claras em castelo delicadamente e sem bater.
Retire cerca de 1/3 da massa e adicione o chocolate, envolvendo em movimentos suaves.
Deite primeiro a massa de cenoura na forma (untada e polvilhada) e depois a de chocolate.
Leve a cozer a 200º, por 45 minutos. Para saber se o bolo está bom faça o teste do palito.


Vou-vos contar um segredo: eu gosto dos bolos mal cozidos. Gosto quando eles ficam "assapados" no fundo, com mostra a foto :)

3 comentários:

ameixa seca disse...

Eu adoro bolos de cenoura, mas os meus preferidos são sem chocolate e com canela :) O efeito bicolor ficou giro!

Pseudo Jardineira disse...

Devo dizer que adorei o teu blog e vou seguir :D
Só não o volto a ler é quando estou de barriguita vazia que fiquei com água na boca.
Fico à espera é de comidinha vegetariana para eu copiar ;)

Anónimo disse...

Para quem não tem essa máquina, a cenoura é crua?