terça-feira, 12 de maio de 2009

Migas de Bacalhau

2 post seguidos de comida a sério!! Estou admirada comigo mesma ;)

A receita que vos trago hoje é simples, rápida, fácil e saborosa!

Foi uma colega que me deu há algum tempo. É muito prática para aqueles dias em que não há muito tempo para cozinhar, mas nos apetece uma coisa saborosa.
Eu que até não sou nada fã de bacalhau (falha gravíssima como Bracarense orgulhosa que sou!), nem sequer gosto de leite, gosto de comer estas migas de vez em quando!

Vamos à receita?

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
2 postas de bacalhau
6 pães (os que usei eram pequenos, se forem granditos usam-se menos)
3 dentes de alho
Mistura de água+leite para cozer o bacalhau
1 folha de louro
1 molho de espinafres (ou outra verdura a gosto)
Azeite q.b.
Sal e pimenta para temperar
100 grs de queijo ralado

Preparação:
Cozer o bacalhau na mistura de água+leite. Quando estiver cozido, escorrer o bacalhau e reservar a água+leite.
Desfiar o bacalhau e demolhar o pão na água+leite de cozer o bacalhau.
Numa panela alourar o alho (picadinho) no azeite, sem deixar queimar adicionar o bacalhau desfiado e os espinafres e deixar cozinhar um pouco (se necessário acrescentar um pouco da água de cozer o bacalhau). Temperar com sal, pimenta e o louro. Adicionar o pão demolhado e escorrido e mexer bem, deixar cozinhar mais um pouco, em lume brando para não agarrar.
Colocar as migas num pirex, cobrir com queijo ralado e levar a gratinar (é nestas alturas que as patuscas dão jeito!).
Servir com uma saladinha fresca.

2 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

Migas de bacalhau são bem boas!! eu gosto muito de bacalhau, o marido é que não, dai eu pegar em receitas com bacalhau e fazer com atum, frango etc.
as tuas estão com muito bom aspecto!
eu aprecio os pratos de bacalhau, pois de onde sou natural onde o bacalhau é um prato muito apreciado, Bacalhau à Braga é o meu preferido!
ups acho que já me alonguei.. lol:)

bjkas

ameixa seca disse...

Leite eu não gosto mas bacalhau não dispenso :) Por mim era todos os dias!
Esta é uma deliciosa receita!