quinta-feira, 30 de abril de 2009

Peitos de frango com laranja

Para não dizerem que nós cá em casa só comemos doces, aqui fica uma bela receita de peitos de frango.

O frango está para as carnes, como o bacalhau está para os peixes. Dá para fazer série de receitas diferentes e sempre saborosas. Se há coisa que gosto sempre de ter é frango e bacalhau no congelador, mais que não seja para fazer um frango/bacalhau à Brás, umas pataniscas ou um franguinho salteado com legumes.

É um prato simples, rápido e muito saboroso. Não é nada doce (ao contrário do que eu pensei) e come-se muito bem! Esta receita vi no blog da Manuela, um blog que gosto muito de visitar e de “copiar”, porque tem muitas receitas boas e práticas para o dia-a-dia. Fiz apenas algumas alterações porque não tinha alguns dos ingredientes usados por ela e reduzi a receita para metade..

Vamos à receita?

Ingredientes:
2 peitos de frango
1 dl de vinho branco
sumo de 1/2 laranja
sal q.b
piri-piri q.b. (a Manuela usou massa de malagueta)
2 dentes de alho (a Manuela usou pasta de alho)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colheres (sopa) de mel
½ laranja cortada às rodelas

Preparação:
Deixe o frango marinar com o vinho, o sumo da laranja, sal, piri-piri e o alho durante 3 horas.
´
Passado este tempo leve o frango ao lume e dê-lhe uma ligeira cozedura com o líquido da marinada e um pouco de água.
Escorra-o e coloque-o numa frigideira com 2 colheres de manteiga e frite de ambos os lados. Retire o frango e reserve numa travessa.
Adicione mais 2 colheres de manteiga à frigideira, o mel e as rodelas de laranja e deixe cozer um bocadinho a laranja de ambos os lados. Verta o molho por cima do frango e decore com as laranjas.

Acompanhe com arroz primavera.

P.S. olhem só o que encontrei hoje!! CROQUETES!! Estes não me escapam. Vou fazer tantos, mas tantos que vou ter de esvaziar uma gaveta do congelador só para eles! Um dia conto-vos a minha história com os croquetes...

2 comentários:

Marisa disse...

Que bom aspecto que tem esse franguinho, até me babo LOL
Olha eu sou doida varrida por croquetes... Experimenta e depois diz se são bons, que eu depois faço também :)

ameixa seca disse...

Oláaaa :)
Vim conhecer o teu blog e deparo-me com coisas que me interessam muito! A comiga, os animais e os livros! Belo franguinho este, ainda por cima adoro agridoce. Os teus gatos e as descrições deles são fabulosas :) Lindos, lindos. Quanto aos livros, convido-te a participar da Academia dos Livros e a fazer uma publicação acerca do livro do Suskind que é um dos meus autores favoritos, mas ainda não li "A História do Senhor Sommer". Que dizes? Mais valia eu não ter vindo cá, não? he he
Qualquer coisa envia-me um mail, ok?
Bom fim de semana!