terça-feira, 21 de abril de 2009

Bife de vaca com cogumelos e castanhas

Depois de passar o dia a apreciar a mais recente e majestosa obra dos Depeche Mode, nada como um jantarinho rápido e delicioso para terminar o dia.

Este prato reúne 3 coisas que eu adoro: tomilho, castanhas e cogumelos!
Admito que nunca tinha provado (conscientemente) tomilho até o ter semeado. Quando ele ficou pronto a usar fui logo pesquisar uma receita para saborear esta nova erva que tinha entrado na minha vida. A partir do momento que a provei não quis outra coisa! Adoro o sabor que dá à comida, especialmente nas carnes e agora está sempre presente. Tenho utilizado sempre o tomilho fresco, mas já semeei mais e quando estiver “utilizável” vou secá-lo. Recomendo vivamente!!



Este prato é, como já disse, uma combinação de coisas boas que eu gosto muito de comer. A receita dos bifes já não me recordo de onde a tirei e fiz as minhas adaptações. A receita dos cogumelos tirei do site http://www.gastronomias.com/, costumo fazer muitas vezes como entrada, mas desta vez achei que eram uma boa companhia para os bifes!

Vamos lá então às receitas.
Para os bifes
Ingredientes (para 2 pessoas)
1 costeletão do cachaço
3 dentes de alho
1 raminho de tomilho
2 folhas de louro
50 grs de manteiga
1 copo de vinho branco
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Temperar o costeletão com sal, pimenta, tomilho e louro 1 a 2 horas antes de cozinhar.
Numa frigideira grande colocar metade da manteiga e levar os alhos, o tomilho e o louro (os que estavam a temperar a carne) a alourar. Quando o alho estiver a começar a dourar retirá-lo juntamente com as ervas e reservar. Na mesma frigideira alourar o costeletão em lume brando deixando cozinhar a gosto (eu prefiro mal passado).
Quando a carne estiver pronta retirar da frigideira, adicionar a restante manteiga, os alhos e as ervas que tinha reservado e o vinho branco. Deixar reduzir um pouco até ficar com um molho cremoso.
Verter este molho sobre o costeletão e servir.



Para os cogumelos
Ingredientes (para 2 pessoas)
1 embalagem de cogumelos frescos Paris (os branquinhos)
3 dentes de alho
1 raminho de salsa
1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de vinho tinto
½ pimento vermelho
Piri-piri e sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Numa frigideira colocar o azeite e o alho picado. Quando o alho começar a estalar, colocar os cogumelos (se forem pequenos coloco inteiros senão corto em metade) e o pimento às fatias. Deitar a colher de água, temperar com sal e piri-piri e deixar cozinhar em lume brando.
Quando os cogumelos começarem a “amolecer” regar com o vinho tinto e deixar acabar de cozer sempre em lume brando.
No final polvilhar com salsa picada.

(se optarem por fazer estes cogumelos para uma entrada, podem servir com tostinhas…é delicioso!)

As castanhas são das ultra congeladas e foram simplesmente assadas: deliciosas!

Bom apetite!

1 comentário:

Cininha disse...

Olá Ana
Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário, não conhecia o teu, porque há uma infinidade de blogs, mas vou juntar aos meus favoritos para ir seguindo.
Gostei do que vi por aqui, estes bifinhos estão com optimo aspecto e um bolinho de chocolate huuummm.
bjs