sábado, 25 de abril de 2009

Tarteletes de Morango

Na minha hierarquia culinária os morangos ocupam o 2º lugar logo a seguir ao chocolate!
Gosto tanto deles que até escolhemos a data do casório de modo a calhar na época dos morangos! (É triste mas é verdade…)

Eu estava em falha comigo e com eles (os morangos) por ainda não ter postado aqui uma receita em que eles são os reis! Aqui há uns tempos a cenourita publicou esta receita e eu fiquei logo de olho nela, achei que era ideal para a abertura oficial dos morangos.

Ontem a família do K. veio cá jantar e achei que era a oportunidade ideal para por as mãos na massa, mas o tempo não era muito e a receita tinha rápida, fácil e apelativa! (se vos disser que de quinta para sexta-feira fartei-me de sonhar com a maneira mais rápida de conseguir fazer e apresentar uma tarte em 1:30h, acreditam?? Até tive pesadelos com bases de bolo prontas a usar…) A receita da cenourinha era apelativa mas demorava demasiado tempo a ficar comestível…foi então que se fez luz na minha cabeça e saíram as tarteletes! Bastaram 3 coisas simples para fazer uma sobremesa bonita e deliciosa: massa quebrada de compra, creme de pasteleiro e morangos.
A base deu para 9 tarteletes mas o creme de pasteleiro sobrou (congelei e um dia destes faço profiteroles). Embora goste de massa quebrada de compra acho que ficou um pouco “seca” nas tarteletes da próxima faço a “minha” massa de tarteletes.

Vamos então à receita!
(a receita do creme de pasteleiro foi retirada do livro “As melhores receitas com Chocolate”)

Ingredientes:
1 base de massa quebrada de compra
2 embalagens de morangos

Para o creme de pasteleiro
4 ovos2 colheres sopa de farinha.
1 colher sopa de manteiga derretida
175 g de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
1/2 L de leite

Preparação:
Forrar as forminhas com a massa quebrada, picar o fundo com um garfo e levar ao forno por 15 minutos até a massa ficar dourada. Quando estiver pronta, retirar das forminhas e reservar.

Ferver o leite com a baunilha. Entretanto misturar bem os ovos inteiros com o açúcar, a manteiga e a farinha. Quando o leite estiver fervido verter em fio sobre esta mistura mexendo sempre. Levar tudo novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar (sem deixar ferver). Deixar arrefecer um pouco e encher a massa já cozida com estes creme.
Quando as tarteletes estiverem completamente frias, decorar com morangos e levar ao frigorífico até à hora de servir!

P.S. Como fiz isto em 1:30? Cozi a massa e pus à janela para arrefecer! Depois de fazer o creme de pasteleiro coloquei-o numa travessa grande e deixei na janela a arrefecer! Numa hora (inclui a parte da confecção!) estava frio, pronto a decorar e a ir para o frigorífico!

2 comentários:

Unknown disse...

Isto é uma honra!!! Servir de inspiração para umas tarteletes deliciosas... Sobrou uma cá para a Tasca?
Hoje só não fiz uma receita tua porque me alteraram os planos quando estava já com os ingredientes todos a jeito em cima da bancada da cozinha, mas está destinada para um destes dias.

Beijocas***

Marisa disse...

Vou experimentar, mas sou capaz de lhe acrescentar umas natinhas ou chantily.... babo-me toda lol