sábado, 11 de abril de 2009

Quiche de Atum

Desde que descobri as massas frescas que no frigorifico cá de casa há sempre massa folhada e massa quebrada para satisfazer possíveis desejos repentinos, daqueles muito fortes que aparecem sem avisar!
Há dias em que nos apetece uma coisa boa, rápida e simples de fazer e estas massas são um elemento fundamental! Quando nos apetece uma coisa dessas normalmente sai uma quiche! As quiches são simples e permitem-nos dar azo à imaginação! Além disso uma quiche raramente sai mal !!

A “minha” quiche nasceu num belo sábado em que era demasiado tarde para fazer comida “a sério”. Olhei para o frigorifico e vi a massa folhada a olhar para mim como quem diz “come-me…sou tão boa…”, pensei logo numa quiche, mas por norma as ditas sofrem de um grande mal: natas! Eu e as natas não somos propriamente as melhores amigas do mundo. Foi então que um frasco de maionese me disse: “oh pá, se me juntares aí com 1 ou 2 daqueles ovos jeitosos do andar de cima, somos capazes de fazer o serviço das natas. (isto está mesmo mal…até já falo com a massa folhada e com a maionese…).

Depois desta bela conversa foi só juntar o que me pareceu bem e dai surgiu esta bela quiche! Vamos então à receita:

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada de compra
2 cenouras raladas
milho q.b. (uso congelado e coloco a “olhómetro”)
camarões a gosto
delícias do mar a gosto
2 latas de atum escorrido
3 colheres de sopa bem cheias de maionese
2 ovos

Preparação:
Forre uma tarteira com massa folhada e pique o fundo com um grafo (ou com um picador de massa…sim, isso existe e eu tenho um…quando me ofereceram ainda olhei várias vezes para ele tentando perceber para que serviria aquele pequeno instrumento.)
Distribua a cenoura ralada, o milho, os camarões e as delicias cortadas em rodelas. Cubra tudo com o atum.
Por último, bata os ovos com a maionese e “regue” uniformemente a quiche.
Leva ao forno, cerca de 200º, por 30 min (ou até a massa estar cozida).

P.S. o molho de maionese+ovos torna a quiche muito mais leve, menos agressiva e muito mais saborosa. Além disso é menos calórica (digo eu…).

2 comentários:

Anónimo disse...

olá

tem um aspecto delicioso!!!! :)

vou "copiar" a receita e experimentar, posso??

Sms.n

Talita disse...

Hummm, a sua quiche está de dar água na boca! Nunca experimentei com atum. Também vou copiar sua receita.