quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bolo fácil de chocolate

Todos os dias me apetece comer chocolate. Todos os dias como chocolate (e não…não estou a exagerar). Cá em casa há sempre chocolates, bombons, Nutella e bolachas com chocolate, assim quando me dão desejos repentinos, tenho sempre com matar o vício.

Mas há dias em que não me apetece bolachas, nem bombons e a Nutella não me satisfaz completamente! Nesses dias tenho de comer outra coisa qualquer de chocolate, normalmente sai um bolo de chocolate ou então umas belíssimas panquecas bem regadas com molho de chocolate!!

Num destes dias apeteceu-me muito, mas mesmo muito, comer um bolo de chocolate, mas a vontade de o fazer não era lá muita, foi então que me lembrei de uma receita que vi aqui, no blog da Anabela!

Esta receita é maravilhosa porque junta-se tudo ao molho, bate-se (então se a batedeira bater por nós...melhor ainda), leva-se a cozer e sai um delicioso bolo de chocolate. É um bolo fofinho e relativamente húmido que se aguenta muito bem, não ficando seco de um dia para o outro. (não sei quantos dias aguenta porque cá em casa só viveu durante 2) . Para além de tudo isto não leva óleo! Eu tenho uma grave aversão a bolos com óleo…por incrível que pareça raramente como bolos de chocolate fora de casa porque das duas uma: ou são secos, ou então têm um aspecto todo bonitinho e tal e quando vou a comer está encharcado em óleo…

Vamos à receita?

Ingredientes:
1 chavena de chá de leite morno
4 ovos
4 a 5 colheres de manteiga derretida
2 chavenas de chá de açúcar
1 chavena de chá de chocolate em pó
2 chavenas de chá de farinha com fermento

Cobertura
1 tablete de chocolate culinária
1 pacote de natas
100 g de manteiga
nozes q.b.

Preparação:
Misturar tudo e levar a cozer, em forma untada e polvilhada, por 30 min a cerca de 180º (para saber se está cozido nada como o nosso amigo palito!)

Cobertura
Num tacho misturar todos os ingredientes e levar ao lume, mexendo sempre até derreter completamente o chocolate (façam no mínimo para não haver surpresas). Deixar arrefecer um pouco e cobrir o bolo. Enfeitar com nozes a gosto.

P.S. e agora vou ter de ir comer umas bolachas de chocolate...não há condições.

2 comentários:

Cininha disse...

Eu também não gosto muito de bolos com oleo e o marido se vê meter já nem come.
Esse tem um ar bem bonito e bem decorado com as nozinhas :-)

Anónimo disse...

qual o peso dos ingredientes