quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bolo de Ananás

Ora cá está mais um bolito!

Este bolo apareceu em casa da minha mãe há poucos anos.

Na Páscoa uma senhora costumava oferecer sempre um à minha avó até que um dia a minha irmã M.(ou terá sido a E.???) arranjou uma receita e o bolito começou a ser feito por nós e aparecer lá por casa em várias ocasiões.

Gosto muito muito deste bolo, é massudo e consistente, mas também húmido e com um excelente sabor! Quando trabalhava no C. levava imensos bolos (tinha uma desculpa para os fazer, alguém com quem dividir as calorias e - umas gulosas de primeiras - muitos elogios para levantar o ego!), este era sem dúvida um dos favoritos.

É um bolo muito fácil de fazer (a parte mais trabalhosa é forrar a forma, mas se usarem caramelo de compra até isso simplifica!) e que fica com um excelente aspecto para levar à mesa (este ficou mais morenito porque queimei demais o caramelo).

Vamos à receita?

Ingredientes:
200 g de açúcar
200 g de margarina
300 g de farinha
4 ovos
2 dL de leite
1 lata de ananás em calda
caramelo para barrar a forma

Preparação:
Forre uma forma, sem buraco, com caramelo deixe arrefecer. Pincele com margarina e cubra o fundo e as paredes com rodelas de ananás (seque bem as rodelas de ananás antes de as colocar na forma).

Bata a manteiga amolecida com o açucar até obter um creme fofo. Junte os ovos 1 a 1 batendo bem entre cada adição.
Adicione alternadamente a farinha com o leite. Por fim adicione cerca de 50 mL da calda do ananás e misture bem.
Deite a massa na forma e leve a cozer a 180º cerca de 60 minutos. (é um bolo que demora algum tempo a cozer. Eu costumo cobrir com papel de alumínio para não queimar e muitas vezes ligo a ventoinha)

Este bolito é dedicado a todas a minhas coleguinhas do C., especialmente à E. e à M., por me terem ensinado tanta coisa, por serem umas excelentes profissionais e por ter construído com elas uma bela amizade!! Além disso elas são as fãs n.º1 deste bolo ;)

3 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

ficou excelente!!!
e com uma cor deliciosa.
qq dia experimento.

bjkas

ameixa seca disse...

Adoro bolo de ananás. Ficou bem lindo morenito :)

Marisa disse...

Hummmmmmmm
Mais uma receita a experimentar
Jinhus