Acordei cedo (para quem tinha chegado de Lisboa às 3 da manhã, acordar às 10 é cedo, ainda para mais a um Domingo! :p) com um misto de alegria e tristeza…acho que ainda não me tinha mentalizado que o Rogério já não está em casa dos pais do K. (e acho que quando lá for ainda vou estar a contar ver aquele maluco a correr em direcção a nós…) e ainda não acreditava que tinha ido ver o Benfica à Luz!!
Foi uma noite mágica, adorei cada minutinho (que passaram a correr) daquele jogo, o ambiente, os sons, os golos…foi qualquer coisa de indescritível!! Quero muito voltar lá, mas mesmo muito!! Quero viver tudo outra vez!
Mal acordei tinha uma mensagem da Abelha a dizer que a M. tinha ligado e o Rogério estava óptimo! Assim que cheguei ao blog da Associação tinha também uma mensagem e um e-mail da M. Fiquei tão feliz, e descansada, por saber que ele se estava a adaptar e por saber que a M. tinha tanta preocupação em dar notícias. À noite não resisti e liguei-lhe só para confirmar que estava tudo bem :) O nosso menino adora as manas e já gosta muito da M.
Entretanto a Abelha, que é uma Madrinha como deve ser (OBRIGADA!!), já esteve com o Rogério e confirmou que ele está óptimo!
Entretanto fomos cumprir o nosso dever cívico (nem vou comentar os resultados para não ficar maldisposta) e quando voltamos deu-me, para variar, uma daquelas vontades inexplicáveis de fazer um bolo. Recentemente deram-me a conhecer o site “Sabor Intenso” e devo-vos dizer que gostei bastante! Acho um piadão aos vídeos da Neuza e ainda por cima são no nosso Português de Portugal! Fiquei logo de olho em várias receitas e decidi fazer o Brigadeirão.
É que o nosso povo irmão usa termos bem diferentes dos nossos e muitas vezes tenho de ir à net descodificar ;)
Em Braga há uma pastelaria (A Caravela) que tem uma torta de chocolate tipo brigadeirão DIVINAL!! Com esperança que fosse esta receita meti mãos à obra! Não é a “minha” torta mas é maravilhoso na mesma :)
O meu saiu quase um Brigadeirão puro…mas como não tinha pepitas de chocolate usei côco e aldrabei o recheio porque estava com pouca paciência e achei que 2 latas de leite condensado eram calorias a mais!
Podem ver o vídeo do Brigadeirão da Neuza AQUI.
Vamos à receita?
Ingredientes:
5 ovos
250g de açúcar
200g de chocolate em tablete para culinária
100g de manteiga
200g de farinha
2 dl de leite
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal fino
Margarina para untar e farinha para polvilhar
Recheio
2 latas de leite condensado (só usei 1)
125 de chocolate em pó (usei 80 g)
2 colher de sopa de manteiga (só usei 1)
2 latas de leite (só usei 1)
Pepitas de chocolate q.b.
(1 colher bem cheia de maizena - adicionei eu)
Preparação:
Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe-a com farinha.
Leve as 100g de manteiga e a tablete de chocolate partido em pedacinhos a derreter em banho-maria.
Bata as claras em castelo e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Adicone o chocolate derretido e misture bem. Junte aos poucos enquanto bate, o leite alternadamente com a farinha e o fermento.
Envolva delicadamente as claras no preparado anterior, sem bater.
Verta a massa do bolo na forma e leve ao forno pré-aquecido nos 170º entre 50 minutos a 1 hora (faça o teste do palito para verificar a cozedura).
Passado 1 hora retire o bolo do forno e desenforme-o. Com uma faca de serrilha e com cuidado, abra o bolo ao meio e deixe arrefecer as duas metades.
Entretanto prepare o recheio.
Num tacho anti-aderente, coloque o as 2 latas de leite condensado e junte o chocolate em pó, misture tudo muito bem. Junte as duas latas de leite e por fim, junte as duas colheres de sopa de manteiga. Coloque em lume brando e mexa sempre até engrossar. Quando o molho estiver bem grosso está pronto. Apague o lume e deixe arrefecer. Depois de tudo frio, recheie o bolo com metade do creme e cubra com a outra metade do bolo. Polvilhe o bolo com as pepitas de chocolate.
(eu juntei a lata de leite condensado com a lata de leite normal, o chocolate e manteiga. Mexi tudo muito bem e depois aldrabei e dissolvi uma colher bem cheia de maizena num pouco desta mistura e juntei à restante. Mexi bem até engrossar. Este creme deu para barrar e rechear bem o bolo e ficou igualmente delicioso!)
Digam lá se o aspecto não é muito, mas muito tentador?? O K. não gostou da combinação da cobertura com o côco, eu gostei :) mas é óbvio que as pepitas de chocolate devem ficar bem melhor aqui!